Olá pessoal meu nome é Ricardo Strapasson Torques! Sou graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado em Direito Processual.
Estou envolvido com concurso público há 07 anos aproximadamente, quando ainda na faculdade. Trabalhei no Ministério da Fazenda, no cargo de ATA. Fui aprovado para o cargo Fiscal de Tributos na Prefeitura de São José dos Pinhais/PR e para os cargos de Técnico Administrativo e Analista Judiciário nos TRT 4ª, 1º e 9º Regiões. Atualmente, resido em Cascavel/PR, onde exerço o cargo de Assessor Jurídico no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Por convite do Prof. Mário Pinheiro tive a oportunidade de integrar a seleta equipe de professores do Estratégia Concursos para lecionar Direitos Humanos.
Trata-se de disciplina ainda pouco conhecida dos “concurseiros”, haja vista que a matéria não era frequente em editais de concurso público. Entretanto, o cenário mudou, especialmente após a Emenda Constitucional nº 45/2005 e a implementação de polícias públicas atentas à temática dos Direitos Humanos (notadamente, os Programas Nacionais de Direitos Humanos).
Em razão disso, não tardou para que os editais passassem a prever a disciplina. Hoje, são frequentes questões da matéria em concursos na área policial, para defensorias públicas e em concursos da magistratura e Ministério Público.
Em 2013, seguindo essa tendência, e devido à natureza do cargo, a disciplina foi exigida no concurso para Auditor Fiscal do Trabalho. Neste concurso em específico, Direitos Humanos representou 10% de toda a prova objetiva, bem como uma das questões discursivas, ressaltando a importância conferida pelo examinador.
Em razão disso, é importante uma preparação específica, focada e objetiva. Com esse espírito lançamos, em parceria com o Estratégia Concursos, o Curso de Direitos Humanos para AFT. Serão 15 aulas (fora a aula demonstrativa), em que analisaremos de forma minuciosa, porém objetiva, clara e voltada para gabaritar questões de concurso público, os assuntos de Direitos Humanos, sem que o candidato precise estudar por outros materiais complementares. Assim, sempre que necessário à preparação, a legislação pertinente, a jurisprudência correlata e as divergências doutrinárias importantes serão citados e referenciados no material, de modo sistematizado e objetivo. O aluno, nem sequer, precisará procurar, por exemplo, o texto de Tratados e Convenções Internacionais importantes para a prova.
A cada aula, além da parte teórica, que será permeada de gráficos e esquemas didáticos, apresentaremos diversas questões de concursos anteriores, todas comentadas analiticamente, de modo que o aluno terá oportunidade de desenvolver uma preparação completa da disciplina.
Ademais, usaremos dos canais de comunicação disponíveis (fórum, e-mails, Facebook) para mantermos um contato próximo com o aluno, com atenção às dúvidas que surgirem ao longo dos estudos, bem como para orientações pertinentes à matéria.
Caso tenha se interessado, o Curso está disponível no link abaixo:
https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/direitos-humanos-p-aft-prof-ricardo-torques-5383/.
Se houver alguma dúvida ou esclarecimento, por favor, entre em contato:
ricardotorques@estrategiaconcursos.com.br
https://www.facebook.com/ricardo.s.torques
Um forte abraço e bons estudos a todos!
Ricardo Torques
Professor de Direitos Humanos
Novo edital do concurso Guarda de Saquarema RJ contará com 100 vagas de nível médio…
Novo edital do concurso Saquarema Saúde contará com 217 vagas de nível médio! Vem aí…
Após as eleições municipais, realizadas ano passado, novos concursos públicos para Prefeituras devem ser anunciados…
Cadernos de Questões para o concurso Sefaz SP: resolva questões sobre as disciplinas do edital do…
Os melhores concursos públicos abertos e previstos na área Contábil A especialidade de contabilidade é…
A Prefeitura de Turilândia, cidade no Maranhão, está com inscrições reabertas para o seu novo…