Categorias: Concursos Públicos

Alunos iniciantes, os primeiros quatorze dias são os piores por quê?

É muito comum de vermos muitos alunos “iniciantes” para concursos públicos começando a estudar e cometendo vários erros. Eu mesmo cometi muitos, na verdade acho que quase todos hahahahaha, mas o problema não é cometê-los, e sim não corrigi-los e consequentemente descobrir que o rendimento nos estudos está lonnnnnnnnnnnnnnge do necessário à aprovação!

Um dos principais erros cometidos pelos iniciantes que os levam a desmotivá-los nos primeiros dias, costuma ser o “ambiente de estudos”, o ambiente deve ser iluminado, confortável, silencioso e arejado de forma adequada, de maneira que não esteja nem calor, nem frio. Segundo um estudo, a produtividade é mais alta numa faixa de temperatura entre os 22°C e os 25°C, aumentando a variação deste intervalo a absorção do conteúdo é gravemente prejudicada!

Os famosos “ladrões de Tempo”: como redes sociais, instagram, whatsapp, filmes, séries e o convívio com “amigos não concurseiros” acabam por diminuir muito a produtividade nos estudos. –Mas como assim, Felipe? -Não poderei mais ver meus amigos(as) que não estudam para concursos? – A palavra nunca é muito forte, meu amigo(a), porém para termos uma produtividade nos estudos o convívio certamente não poderá ser o mesmo, infelizmente é necessário uma mudança de hábitos para que possamos atingir nosso objetivo, lograr êxito no certame. Esse “amadurecimento do concurseiro”, dificilmente acontece nos primeiros dias, aliás muitos desses estudantes iniciantes acham que podem continuar tendo uma vida social normal, ou seja, fazendo tudo que sempre faziam e ainda pior: com a mesma frequência que sempre fizeram, acho que a palavra chave seria abdicação!

Outro fator muito importante que está presente na maioria destes alunos é a “desorganização”, como: o não saber o que estudar, quando estudar, não ter uma “estratégia” definida, um “planejamento de estudo, incluindo uma área a se focar: Concursos nos quais as disciplinas a serem estudadas serão cobradas em praticamente todos os concursos que serão realizados e além do mais abordadas  com uma mesma linha de pensamento. É preciso definir uma área a se estudar! Se você vai focar em concursos da área de tribunais, fiscal, policial, magistratura, isso vai influenciar no planejamento a ser seguido, além da escolha do material com qualidade para ser estudado. Muitos são atraídos por apostilas de bancas de jornal, que na maioria das vezes possuem aquela capa bem linda, o preço bem acessível, mas que o conteúdo, ahhhhhhhhhhhhh o conteúdo! Desculpe-me a franqueza das palavras, meu amigo(a), mas no geral o conteúdo é uma “bosta”!

Com apenas um desses erros somados a uma rotina ainda não consolidada ou com a ansiedade de pelo avanço no conteúdo teórico rapidamente e resolução de questões a níveis de prova o resultado muitas vezes é a desmotivação do aluno, por isso essas duas primeiras semanas de estudos costumam ser as piores, pois os estudantes estão cercados de incertezas, e se deparam com uma situação nunca vivenciada, que pode se chegar até a escolha mais fácil: Simplesmente desistir!

 Eu gosto muito de usar exemplos fictícios para a galera compreender melhor, então vamos lá! Peço a você que tente me imaginar, isso mesmo! eu euzinho aqui, todo descoordenado, derrubando uma árvore, detalhe que eu nunca arranquei nenhuma muda de planta alguma, Kkkkkkkk, enfim, que eu, sem experiência nenhuma, pegasse um facão todo enferrujado guardado há vários anos nos num quartinho dos fundos da minha casa e desse numa árvore, sem nenhuma técnica, até ela cair, na verdade com o objetivo de derrubá-la, que dependendo da árvore que você imaginou eu nunca consiga, Dê-me uma colher de chá! Uma árvore mais fina, por favor!!! KKKkkkkkk!

Agora tente imaginar um lenhador experiente, que possui o machado ideal, e mesmo assim amola a lâmina deste até atingir a perfeição, e só depois disso, ele começa a golpear a árvore com o intuito de derrubá-la, veja bem, até o ângulo a golpear a árvore para que caia na direção desejada ele já sabe, utiliza as ferramentas da maneira correta e até mesmo a vestimenta adequada!

Olha que diferença entre mim e o experiente lenhador! É muito destoante, rssssss!

Seja um concurseiro como o lenhador! Amole o seu machado, organize-se e dentro de alguns meses certamente estará preparado para o concurso dos seus sonhos!

Lembre-se de uma coisa:

Os planos de Deus em nossas vidas são muito maiores que nossos próprios planos!  

Um forte abraço a todos, coloco-me a disposição nas redes sociais para toda a ajuda possível!

https://www.instagram.com/felipesilveira512/

Felipe Silveira

Posts recentes

Irredutibilidade dos adicionais de servidores públicos

Olá, tudo bem? Hoje falaremos sobre a aplicação da regra da irredutibilidade de vencimentos e…

2 horas atrás

Câmara Superior e Câmaras Julgadoras do TIT para SEFAZ/SP

Oi, como vão as coisas?!! Para este texto do Estratégia Concursos pretendemos analisar um assunto muito importante para a prova de Auditor Fiscal de São Paulo: Câmara…

2 horas atrás

Simulado Especial PC SC – Agente e Escrivão

O concurso público PC SC (Polícia Civil do Estado de Santa Catarina) oferece 300 vagas para os cargos de Agente…

3 horas atrás

Simulado Especial AL MS – Técnico e Analista Legislativo

O concurso público AL MS (Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso do Sul) oferece 80…

3 horas atrás

Simulado Especial TCE RN 2026 – Auditor e Técnico!

Uma das principais ferramentas na preparação para concursos é o Simulado Especial, elaborado pelo nosso…

3 horas atrás

Simulado Final ALERJ – Especialista Legislativo: participe

O concurso público ALERJ (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) oferece 101 vagas imediatas e…

3 horas atrás