Hands of business lady writing schedule for the upcoming week
Olá, concurseiro! Hoje iremos abordar um assunto muito importante e que tira o sossego de muitos candidatos na hora da prova. Vamos apresentar dicas para acertar o uso da vírgula nas questões de concurso.
Sabemos que as questões de português em provas de concurso público aparecem em todas as áreas, para os mais diversos níveis de formação e em diversos níveis de cobrança.
Apesar de muito frequente nas provas, ainda é uma matéria bastante temida e com altos índices de erro nas provas objetivas.
Se formos analisar as provas discursivas, então! Aí sim é que o nível de dificuldade aumenta consideravelmente.
Não basta apenas saber o conteúdo, é preciso se preocupar também com as regras gramaticais e com a pontuação, para não vacilar e ser penalizado com descontos na nota final, em função dos erros cometidos.
Mas não se preocupe que, com muito treino, é possível enfrentar essas dificuldades e se sair bem – e muito – nas questões de português!
É por isso que reunimos aqui várias regras para o uso correto da vírgula.
Então vamos analisar e compreender cada caso. Vamos lá!
Vamos começar com uma regra para acertar o uso da vírgula bastante simples, mas que costuma aparecer com frequência em provas de concurso: uso da vírgula para separar enumerações.
Quando temos mais de um termo na oração, com a mesma função, devemos separá-los pela vírgula. Vamos ver alguns casos práticos para ficar mais claro.
No final de semana, eu preciso ir à feira, à oficina, à padaria e ao supermercado.
Observe que temos uma enumeração (feira, oficina, padaria, supermercado) que precisa ser separada com o uso da vírgula. Vamos lá para mais um exemplo, para facilitar o entendimento.
Espera-se que os usuários estejam aptos a tomar decisões sobre a continuidade na prestação dos serviços, a necessidade de arrecadação de mais recursos no futuro, a utilização dos recursos de forma eficiente, a aplicação de mais recursos ou a retirada dos valores investidos.
Apesar de mais extensa, a frase acima também se utiliza da vírgula para separar uma enumeração, o que ocorre do trecho “a continuidade” até “valores investidos”
Veremos agora mais um caso de uso obrigatório da vírgula.
Quando colocarmos na frase um termo intercalado, como ou seja, na verdade, por isso, dentre inúmeros outros, fique atento, pois pode haver a necessidade de isolá-lo por vírgula.
Vamos aos exemplos.
Organizações da sociedade civil, cientistas, governos, ou seja, inúmeros setores devem se unir contra o desmatamento ilegal.
A inteligência artificial, como muitos dizem, ainda possui limitações significativas ao que pode fazer.
O meio ambiente, sabemos, precisa de mais atenção e respeito.
Os casos de violência contra a mulher, tragicamente, sobem a cada dia.
Tais termos, como os vistos acima, quebram a ordem natural dos períodos, separando muitas vezes o sujeito do verbo, ou o verbo dos objetos diretos e indiretos. Por isso, há a necessidade do uso da vírgula.
Outra importante regra que você deve saber para acertar o uso da vírgula é quando há, na frase, um adjunto adverbial deslocado.
O adjunto adverbial dá para a frase uma ideia de circunstância (lugar, modo, tempo), conforme veremos abaixo.
Um conceito amplo pode ser algo positivo, por possibilitar diversos entendimentos.
O segmento “por possibilitar diversos entendimentos” dá à frase uma ideia de causa, assim funciona como um adjunto adverbial.
Quando o adjunto adverbial estiver na sua posição natural, ou seja, após a oração principal, como vemos na frase citada acima, algumas bancas entendem que a vírgula não é obrigatória, por isso, aqui a dica é realizar muitas questões da sua banca para verificar o entendimento.
Assim, algumas bancas podem entender que a frase acima poderia aparecer sem a vírgula: um conceito amplo pode ser algo positivo por possibilitar diversos entendimentos.
O que é unanimidade, é o entendimento de que quando o adjunto adverbial de grande extensão está deslocado, isso é, fora do seu lugar natural, a vírgula será obrigatoriamente utilizada para isolá-lo: por possibilitar diversos entendimentos, um conceito amplo pode ser algo positivo.
Vamos ver mais um exemplo, para fixar bem a regra.
Embora instituições nacionais estejam hoje unidas, tal cooperação nem sempre aconteceu.
A primeira oração da frase está deslocada, por isso deve vir seguida de vírgula.
Nos despedimos por aqui, pessoal!
Sabemos que foram muitas informações repassadas, por isso você deve realizar revisões frequentes, para não deixar tantas informações caírem no esquecimento.
Além das revisões, é de extrema importância que você faça muitas questões para treinar o uso da vírgula.
É com muito treino que conseguimos nos aperfeiçoar no português.
E, caso a sua prova contemple também questão discursiva, o treino é ainda mais importante.
Bons estudos!
Acesse o site do TJ SC para mais dicas de como acertar o uso da vírgula.
Garanta a sua vaga nos concursos que você deseja com os cursos que preparamos para você!
Está na praça o edital do concurso público da Prefeitura de Vidal Ramos, município do…
Provas do concurso Câmara Uruguaiana são previstas em 08 de fevereiro de 2026! Estão abertas…
O governador de Ronônia, Marcos Rocha, publicou o Diário Oficial desta sexta-feira (5) a Lei…
O mês de dezembro finalmente alcançou o ano de 2025 e, com ele, tivemos uma…
Novo concurso da Câmara de Bayeux oferece vagas de níveis fundamental, médio e superior! Foi…
Edital do concurso Guarda de Gravataí publicado para nível médio e salário inicial de R$…