Olá, pessoal
Para quem não me conhece ainda, meu nome é Renan Araujo e sou professor aqui no Estratégia Concursos, lecionando as matérias de Direito Penal, Processual Penal e Legislação aplicada ao MP e à Defensoria Pública.
Neste artigo vou comentar as questões de Organização do MP que foram cobradas no concurso MPRJ, para o cargo de ANALISTA PROCESSUAL.
O concurso MPRJ foi organizado pela FGV e as provas objetivas foram aplicadas ontem, dia 01.05.2016.
Analisando as questões, entendo que a FGV abordou a matéria de forma digna, à altura do cargo almejado, sem forçar demais e sem ser superficial. Quem estudou pelo nosso material com certeza se saiu bem.
Seguem, abaixo, os comentários às questões do CONCURSO MPRJ (Organização do MP para ANALISTA PROCESSUAL).
OBS.: Não coloquei os enunciados pois recebi apenas provas digitalizadas e com muitas anotações. A numeração das questões, contudo, se refere ao caderno de PROVA TIPO 1- BRANCA.
OBS.2.: As questões 46 e 50 não foram comentadas porque se referem a uma parte da matéria que ficou a cargo do prof. Herbert Almeida.
Q. 41 (FGV – 2016 – MPRJ – ANALISTA PROCESSUAL)
COMENTÁRIOS: O MP, neste caso, poderá atuar em favor de Eusébio, eis que se trata de defesa de idosa, ou seja, membro de um grupo considerado em situação de vulnerabilidade social, o que desafia a atuação do MP. Isso, inclusive, está expressamente definido no art. 34, VI, “a” da LCE 106/03.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA B.
Q. 42 (FGV – 2016 – MPRJ – ANALISTA PROCESSUAL)
COMENTÁRIOS: A determinação do PGJ, neste caso, NÃO está de acordo com a ordem constitucional, eis que afronta, flagrantemente, o princípio da independência funcional dos membros do MP.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA A.
Q. 43 (FGV – 2016 – MPRJ – ANALISTA PROCESSUAL)
COMENTÁRIOS: A competência revisora do CNMP alcança apenas os processos instaurados contra membros do MP, não alcançado os processos instaurados contra servidores, conforme expressamente previsto na CF/88, nos termos do art. 130-A, §2º, IV.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA C.
Q. 44 (FGV – 2016 – MPRJ – ANALISTA PROCESSUAL)
COMENTÁRIOS: Os elementos de prova colhidos no inquérito civil podem ser utilizados para embasar futura e eventual ação penal, não havendo qualquer obstáculo quanto a isso. Inclusive, há decisão do STF nesse sentido (Inq 3776 TO (STF) Min. ROSA WEBER).
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA D.
Q. 45 (FGV – 2016 – MPRJ – ANALISTA PROCESSUAL)
COMENTÁRIOS: Neste caso o ICP deve ficar suspenso até o cumprimento integral do TAC. Em havendo o cumprimento integral, o membro deverá arquivar o ICP e, só então, remeter os autos ao Conselho Superior, nos termos do art. 26, §2º da Resolução nº 1.769/2012.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA B.
Q. 47 (FGV – 2016 – MPRJ – ANALISTA PROCESSUAL)
COMENTÁRIOS: Em sendo caso de ajuizamento da ACP, o membro do MP deverá instruí-la com os elementos pertinentes, no caso, os elementos colhidos no ICP. Serão extraídas cópias, mas estas ficarão no respectivo órgão de execução, nos termos do art. 28 e seus §§ da Resolução 1.769/2012.
Art. 28 – A ação civil pública será instruída com os elementos pertinentes dos autos do inquérito civil ou do procedimento preparatório ou com as peças de informação existentes.
1º – Na hipótese do caput, o Presidente providenciará a extração de cópias das principais peças do inquérito civil, procedimento preparatório ou das peças de informação, que permanecerão no respectivo órgão de execução.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA D.
Q. 48 (FGV – 2016 – MPRJ – ANALISTA PROCESSUAL)
COMENTÁRIOS: O membro do MP não pode impugnar eventual decisão proferida pelo Corregedor-Geral rejeitando, de plano, representação oferecida contra o membro, por ausência previsão legal e de interesse recursal.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA B.
Q. 49 (FGV – 2016 – MPRJ – ANALISTA PROCESSUAL)
COMENTÁRIOS: Nos termos do art. 20, §1º do LCE 106-03, no caso de IMPEDIMENTO o PGJ será substituído pelo membro eleito do Conselho Superior do MP mais antigo na classe.
Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA D.
Se você quer conhecer mais do meu trabalho aqui no Estratégia Concursos, clique aqui e baixe, gratuitamente, as aulas demonstrativas dos meus cursos.
Bons estudos!
Prof. Renan Araujo
profrenanaraujo@gmail.com
PERISCOPE: @profrenanaraujo
Olá, pessoal! Tudo bem? Vamos falar hoje sobre o Estatuto da Magistratura. Trata-se de um…
Olá, pessoal! Tudo bem? Neste artigo, vamos falar sobre a Administração Indireta. Trata-se de um…
O novo concurso do Ministério Público do Estado de Alagoas para servidores teve seu edital publicado! São…
Acompanhe a parte I da Revisão de Véspera para o Concurso Caixa! As provas do…
Relatório aponta que o Senado Federal possui 1.002 cargos vagos! Resumo da notícia Relatório de…
Um novo concurso CAU SP (Conselho de Arquitetura de Urbanismo de São Paulo) poderá acontecer em…
Ver comentários
Não entendi a resposta da Q.49:
Parágrafo único - Em suas faltas e impedimentos, o Procurador-Geral de Justiça será substituído pelo Subprocurador-Geral de Justiça que indicar e, nos casos de suspeição, pelo Procurador de Justiça mais antigo na classe.
* * Parágrafo único. Em suas faltas, o Procurador-Geral de Justiça será substituído pelo Subprocurador-Geral de Justiça que indicar e, nos casos de suspeição e impedimento, pelo Procurador de Justiça mais antigo na classe.
* Nova redação dada pela Lei Complementar nº 113/2006.
* Revogado pela Lei Complementar 159/2014.
Opa....desconsidere meu comentário anterior:
* §1º - O Procurador Geral de Justiça, nas deliberações do Conselho, além do voto de membro, tem o de qualidade, exceto nas hipóteses dos incisos VI e VII do art. 22, sendo substituído, no exercício das atribuições previstas nos arts. 11 e 39 desta Lei, pelo:
I – Subprocurador Geral de Justiça que indicar, em suas faltas, férias e licenças;
II – membro eleito do Conselho Superior mais antigo na classe, nos casos de impedimento, suspeição, afastamento vacância.
* Nova redação dada pela Lei Complementar 159/2014.
Olá, Rodrigo
Boa tarde!
A resposta está exatamente aí, no art. 20, §1º, II da LCE 106/03.
Bons estudos!
Prof. Renan Araujo
Essa é a prova de ANALISTA PROCESSUAL? Tem questões IGUAIS à prova de ANALISTA ADMINISTRATIVO.
Olá, Julio
Boa noite!
É sim. Provavelmente a FGV utilizou algumas (ou todas) para ambos os cargos de analista.
Bons estudos!
Prof. Renan Araujo
Acertei 8. Quase atingi minha meta na prova de TÉCNICO ADMINISTRATIVO, mas somente acertei 1 em INFORMÁTICA. estou com 58/80. Estava com o propósito de acertar 64/80. Estou na dependência do resultado dos demais candidatos.
Olá, Julio
Boa noite!
Parabéns pelo resultado em organização do MP! Independentemente do resultado final, o importante é entender que concurso é assim mesmo, não se pode deixar abater!
Bons estudos!
Prof. Renan Araujo
Eu achei a prova tranquila. Apenas Informática que eu achei muito desproporcional. No concurso para Fiscal de Tributos de Niterói, a qual o Secretário de Fazenda afirmou que seria uma prova difícil, eu acertei 6 questões. Nesta apenas 1. Prova elaborada apenas para filtrar mesmo. Sou um bom usuário de computador. Obrigado pela formulação do gabarito!