Categorias: Concursos Públicos

“A distância entre o sonho e sua realização é a quantidade certa de tempo e trabalho”

Deliberar, fazer um concurso, demanda uma opção por uma modalidade de vida que envolve uma rotina pautada pelo sacrifício diário da ausência. Talvez aí resida o maior desafio, a ausência. A ausência significa perder momentos de convivência com as pessoas de quem se gosta. Todavia para isso dar certo se torna necessário que a ausência seja verdadeira. Que ela comece com disciplina e que, lentamente se torne uma virtude.Você precisa estudar com estratégia.
A diferença entre a virtude e a disciplina é que a primeira é espontânea e a segunda forçada. O verdadeiro candidato vira um ausente presente, mais ausente do que presente, frise-se. Ele está e não está ao mesmo tempo. Está em casa, mas enquanto todos estão assistindo o desfile das escolas de samba, ele estuda. Enquanto todos vão à praia, ao clube, ao churrasco, ele fica saboreando o silêncio que passa a imperar no ambiente.
O ausente é um herói! Longe de ser um “herói do Bial” que tão presentes se ausentam de si mesmos, o nosso herói é tão anônimo quanto valente. A diversão está ali, tão fácil, ao alcance da mão, basta fechar os livros e enveredar por mundo de prazerosas distrações. No entanto, ele estoicamente resiste. Resiste até mesmo às provações maldosas daqueles que por não compreenderem sua odisséia, escarneiam de sua opção pela introspecção.
Mesmo quando o barulho ensurdecedor das gargalhadas, dos risos, dos surdos e das cuícas o cercam, ele resiste bravamente e mantém a concentração nos estudos. A recompensa, no entanto, surge no final, quando todos exaustos pelo vazio existencial que se insinua ao final de um grande desperdício de tempo com energias deletérias, ele sai fortalecido pela aquisição de novas informações e, principalmente, por ter se vencido. Lembre-se de que se você deseja alcançar a sua aprovação estude com estratégia e metodologia.

Forte Abraço !

Alexandre Amorim

Ver comentários

Posts recentes

Concurso Câmara de Brotas SP: gabaritos são divulgados!

Novo concurso da Câmara de Brotas tem salário inicial de até R$ 9,8 mil! Foram…

2 horas atrás

Concurso PC SC: edital iminente; serão 300 vagas!

Edital do novo concurso PC SC terá oportunidades para Oficial Investigador de Polícia! É iminente…

3 horas atrás

Concursos Administrativos 2026: previsões ATUALIZADAS!

A área Administrativa tem sido contemplada com muitas vagas na carreira pública nos últimos anos.…

3 horas atrás

Concursos Sul: as principais OPORTUNIDADES para 2025!

Os concursos da região Sul do país oferecem diversas oportunidades para os concurseiros. A região…

3 horas atrás

Concursos SC: principais editais previstos para 2025 e 2026

Editais nas áreas de segurança, legislativa, tribunal, educação, saúde, controle e mais… Veja as oportunidades…

3 horas atrás

CIDASC define banca para novo concurso; serão 28 vagas!

Fepese será a banca responsável pelo novo concurso Cidasc! A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola…

3 horas atrás