Curso de Português para SES-PI | Estratégia Concursos

SESAPI - Português (Nível Superior) 2021 (Pré-Edital)

Aula demonstrativa disponível
Download liberado
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 169,00
ou 12x de R$ 14,08
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 20/12/2021
Acesso até: 20/05/2022
Carga Horária
106 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Disponível
Efeitos de sentido de elementos morfossintáticos: classes gramaticais I – artigo, substantivo, adjetivo, advérbio, pronome, numeral, interjeição.
Baixar
Disponível
Efeitos de sentido de elementos morfossintáticos: classes gramaticais II - preposição e conjunção.
Baixar
Disponível
Efeitos de sentido de elementos morfossintáticos: classes gramaticais III – verbo. Flexões (regulares e irregulares) do verbo.
Baixar
Disponível
O valor semântico de radicais, prefixos e sufixos. O uso de neologismos e de empréstimos linguísticos.
Baixar
Disponível
Efeitos de sentido de elementos morfossintáticos. Ordem das palavras ou expressões no enunciado. Relações semânticas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabelecidas entre períodos ou orações.
Baixar
Disponível em 03/12/2021
Efeitos de sentido dos sinais de pontuação.
Disponível em 10/12/2021
Concordância (nominal e verbal).
Disponível em 17/12/2021
Regência (nominal e verbal).
Disponível em 24/12/2021
A fidelidade de paráfrases aos seus segmentos de origem. Expressões que indicam a sequência das diferentes partes que compõem o texto. Efeitos pretendidos pelo uso de certos recursos gramaticais (substituições ou retomadas pronominais e adverbiais).
Disponível em 31/12/2021
Relações de sentido entre palavras ou expressões (sinonímia, antonímia, hiperonímia, hiponímia e homonímia). Usos metafóricos e metonímicos das palavras e expressões. Efeitos (como o da ambiguidade) do valor polissêmico ou homonímico de palavras e expressões. Efeitos pretendidos pelo uso de certos recursos lexicais (repetição de palavras, associação entre palavras semanticamente afins, entre outros).
Disponível em 07/01/2022
Análise e compreensão de textos de diversos gêneros, com o objetivo de reconhecer: a ideia global do texto ou de um parágrafo. O argumento principal ou os argumentos secundários defendidos pelo autor. O objetivo ou a finalidade pretendida. A síntese do conteúdo global do texto. As características do tipo ou do gênero do texto em questão. A função (referencial, expressiva, apelativa, poética, fática e metalinguística) predominante. Relações do texto com outros textos (intertextualidade). Relações do texto com o contexto sociocultural no qual se insere. Informações explícitas e implícitas veiculadas. O nível (formal ou informal) da linguagem. A função ou a informação presente em outros recursos gráficos (parênteses, aspas, tipos de letras, de formatos do texto, entre outros) e presente ainda em elementos não-verbais (imagens, gráficos, tabelas). Relações semânticas (causalidade, temporalidade, conclusão, comparação, finalidade, oposição, condição, explicação, adição, entre outras) estabe
Disponível em 14/01/2022
Marcas típicas da oralidade formal e informal. Expressões que indicam variações regionais, sociais ou de época da língua portuguesa, com destaque para aspectos relacionados aos usos do português do Brasil. Marcas a partir das quais se pode identificar a posição do autor em relação às ideias veiculadas.
Disponível em 21/01/2022
Resumo.

Aulas demonstrativas