O que é Literatura. História da Literatura. Os dois eixos temáticos: forma e conteúdo. A intertextualidade. Movimentos Literários.
Literatura de Formação. Portugal: Trovadorismo. Humanismo: Gil Vicente. Temáticas Literárias: amor cortês; ética do comportamento. Brasil: Carta de Caminha e Padre Anchieta. Literatura Clássica. Classicismo: Camões (Poesia lírica e Poesia Épica). Intertextualidade: diálogo entre Camões e a poesia moderna.
Literatura Clássica. Barroco e Arcadismo. Características Gerais. Contexto em Portugal e no Brasil. Gregório de Matos (Poesia satírica e poesia lírico-amorosa). Padre Antônio Vieira. Arcadismo. Características Gerais. Contexto em Portugal. Bocage. Contexto no Brasil. Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga.
Romantismo: características gerais. Contexto em Portugal: obras e autores mais importantes. Contexto no Brasil: obras e autores mais importantes. Artes: Barroco nas Artes, Barroco tardio e Neoclassicismo.
Realismo: características gerais. Diferenciação entre Realismo e Naturalismo. Contexto em Portugal: obras e autores. Contexto no Brasil: obras e autores. Comparação entre Romantismo e Realismo.
Movimentos Literários de transição (fim do século XIX e começo do século XX). Contexto geral da época. Portugal: Simbolismo e movimentos pré-modernos. Brasil: Simbolismo, Parnasianismo e Pré-modernismo. Obras e autores.
Vanguardas europeias e Modernismo literário. Modernismo em Portugal. Orpheu: Mário de Sá Carneiro e Fernando Pessoa (Poesia ortônima e heterônima). As gerações modernistas. Brasil: Primeira geração modernista. Semana de 22. Linhas gerais das gerações posteriores.
Prosa. Geração de 30: Neorrealismo e Regionalismo. Obras e Autores. Geração de 45: O regionalismo de Guimarães Rosa e o fluxo de consciência em Clarice Lispector. Tendências pós 60. Poesia. Geração de 30: Modernismo Reflexivo e Neossimbolismo. Geração de 45: Surrealismo, experimentalismo linguístico. Tendências pós 60.