Processo de ensinar e aprender.A formação do pensamento lógico da criança.
Pedagogia da Infância, as diferentes dimensões humanas, direitos da infância
Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais. Didática e organização do trabalho pedagógico na escola.
Conceitos Metodológicos específicos das áreas do conhecimento de Matemática, História, Geografia, e Artes do Ensino Fundamental nos Anos Iniciais.
Conceitos Metodológicos específicos das áreas do conhecimento de Ciências
A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento. Teorias da aprendizagem. Avaliação.Avaliação educação: políticas de avaliação de larga escala e concepções de avaliação da aprendizagem na escola.
Currículo e didática: histórico, teorias e tendências atuais (Teoria Curricular)
Tecnologias, ensino remoto e Educação a Distância (EAD).
A educação na Constituição Federal de 1998 (Artigos 205 a 214).
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei n. 9.394/1996).
DCNGEB - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Resolução CNE/CEB n. 4/2010).
DCNEI + DCNEF - Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (Resolução CNE/CEB n. 5/2009). Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental de 9 (nove) Anos (Resolução CNE/CEB n. 7/2010).
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Resolução CNE/CP n. 2/2012).
Plano Nacional de Educação (PNE).
BNCC - Introdução e Estrutura + Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC.
Livro de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
PNE-DH - Educação em Direitos Humanos.
DCN-RER - Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena
Diretrizes Especiais: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para Formação Continuada de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP n. 1/2020). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial para Professores da Educação Básica e Base Nacional Comum para Formação Inicial de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP n. 2/2020). Diretrizes para o atendimento de educação escolar para populações em situação de itinerância (Resolução CNE/CEB n. 3/2016).
Gestão escolar: concepções e propostas oficiais do aparelho de Estado.
Projeto político-pedagógico.. Planejamento docente
Parâmetros para a garantia das condições de acesso e permanência de pessoas travestis e transexuais
Financiamento da educação no Brasil. Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério (FUNDEB): Lei n. 14.113/2020.
Políticas de Educação Especial na perspectiva Inclusiva
Teorias do currículo. Organização curricular da educação básica.
Alfabetização e letramento.Processos cognitivos na alfabetização. O ambiente alfabetizador e asdificuldades de aprendizagem. A alfabetização nos diferentes momentos históricos. função social da alfabetização. As etapas do processo de alfabetização. A importância da consciência fonológica na alfabetização. A tecnologia a favor da alfabetização. A perspectiva infantil na fase da alfabetização
Conceitos Metodológicos específicos das áreas do conhecimento de Português. Desenvolvimento linguístico en desenvolvimento cognitivo.
Linguagem oral e escrita. Produção de textos. construção e desenvolvimento da leitura e escrita
Precursores e seguidores da Literatura Infantil no Brasil.
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei Federal 8.069/1990. – PARTE I
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei Federal 8.069/1990. – PARTE II
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei Federal 8.069/1990. – PARTE III
Resolução CNE 4/2024 - SÓ PDF