Ensino de Língua Portuguesa no contexto da Base Nacional Comum Curricular
Metodologias de ensino de Língua Portuguesa. Tecnologia Digitais na educação
Avaliação da aprendizagem no ensino de língua portuguesa.
Leitura, compreensão e interpretação de texto – Assunto e estrutura profunda do texto. Estruturação do texto - ideias principais e secundárias. Relação entre ideias, ideia central e intenção comunicativa. Discurso direto e indireto. Recursos de argumentação. Informações implícitas: pressupostos e subentendidos. Intertextualidade – vozes no texto.
Coesão e coerência textuais. Uso e significado de nexos
Significação contextual de palavras e expressões. Valores semânticos. Conotação e denotação. Figuras de linguagem.
Ortografia. Fonética. Acentuação: Regras e aplicação.
Concordância nominal e verbal.
Regência nominal e verbal
Planejamento da ação educativa: Interdisciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Multidisciplinaridade.
Inclusão Escolar: Políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Inclusão Escolar: Diversidade
Classes de palavras: substantivos, adjetivos, artigos, numerais, advérbios e interjeições. Estruturação nominal. Flexão nominal.
Classes de palavras: preposições e conjunções.
Classes de palavras: pronomes. Colocação pronominal.
Classes de palavras: verbos. Tempos e modos verbais. Flexão verbal.
Classes de palavras: verbos. Correlação e vozes verbais.
Sintaxe (termos da oração).
Sintaxe. Processos de coordenação e subordinação.
Coesão e coerência textual. Equivalência e transformação de estruturas.