Relação entre educação, escola e sociedade: concepções de Educação e de Escola.
Currículo: a valorização das diferenças individuais, de gênero, étnicas e socioculturais e o combate à desigualdade. Currículo, conhecimento e processo de aprendizagem: as tendências pedagógicas na escola. Currículo na Educação Básica: o Cargo da competência leitora e o desenvolvimento dos saberes escolares das diversas áreas de conhecimento. Currículo em ação: planejamento, seleção, contextualização e organização dos diversos tipos de conteúdos; o trabalho por projetos.Currículo e cultura: visão interdisciplinar e transversal do conhecimento.
A avaliação mediadora e a construção do conhecimento: acompanhamento dos processos de ensino e de aprendizagem.
A inerente formação continuada do educador.
A mediação do professor, dialogal e problematizadora, no processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno (Psicologia da Educação)
LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, capítulo III, da 4a Parte.
A educação escolar e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
Lei Federal no 9.394, de 20/12/96 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada). BRASIL.
DCNEF - Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.
DCNGEB - Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE, 2010. BRASIL.
Educação Inclusiva e Diversidade
Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Gestão democrática: a participação como princípio
A integração entre educar e cuidar na Educação básica.
Projeto político pedagógico e planejamento escola