Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma.
Não aborda: Pesquisa em Didática. Etapas da pesquisa educacional: definição do problema, revisão de
literatura, metodologia, coleta e análise de dados. Ética na pesquisa educacional. Publicação e
Disseminação de Resultados: Redação científica e formatação de artigos. Apresentação de
resultados em eventos acadêmicos; Técnicas de entrevista e aconselhamento. Empatia e habilidades interpessoais. Desenvolvimento Profissional Continuado: Participação em cursos, congressos e eventos científicos. Pesquisa e publicação científica. Bem-estar e Saúde Mental do Educador: Estratégias de autocuidado e gestão do estresse. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Apoio psicológico e redes de
suporte; Princípios Éticos e Legais na Educação: Código de Ética do Educador. Direitos e deveres dos educadores e alunos. Princípios de bioética na educação. Sociointeracionismo: Teoria da aprendizagem social (Bandura). Humanismo: Teoria da autoatualização (Maslow). Método socrático: diálogo e questionamento. Ensino direto e instrução programada. Metodologias Ativas de Ensino: Aprendizagem baseada em problemas (PBL): definição, etapas e aplicação. Aprendizagem por projetos: conceitos, planejamento e execução. Ensino híbrido e sala de aula invertida: conceitos, benefícios e desafios. Gamificação na educação: princípios, técnicas e exemplos práticos. Aprendizagem baseada em competências: desenvolvimento e avaliação de competências. Tecnologias Educacionais: Uso de recursos digitais na educação: lousa digital, aplicativos educacionais, plataformas de ensino a distância. Realidade aumentada e virtual na educação. Inteligência artificial e aprendizado adaptativo. Rubricas e matrizes de avaliação. Feedback e Reajuste do Ensino: Importância do feedback na aprendizagem. Técnicas de feedback
construtivo. Uso dos resultados da avaliação para o planejamento e reajuste do ensino. Gestão da Sala de
Aula. Ambiente de Aprendizagem: Organização física da sala de aula. Clima escolar: relações interpessoais
e motivação. Gestão de conflitos e disciplina. Dinâmicas de Grupo e Trabalho Colaborativo: Técnicas de
dinâmicas de grupo. Aprendizagem cooperativa e trabalho em equipe. Estratégias para promover a
participação ativa dos alunos. 7. Desafios e soluções para uma educação equitativa. Psicopedagogia na
Didática. Relação entre Psicopedagogia e Didática: Conceitos básicos de psicopedagogia. Aplicação de
conhecimentos psicopedagógicos na prática docente. Intervenções psicopedagógicas no contexto
escolar. 9. Inovação e Tendências em Didática. Educação 4.0: Conceito e características da Educação 4.0. Competências para o século XXI. Personalização da aprendizagem através da tecnologia. Neurociência e
Educação: Princípios básicos da neurociência aplicados à educação. Processos neurobiológicos da
aprendizagem. Estratégias didáticas baseadas no funcionamento do cérebro. Design Thinking na
Educação: Conceito e etapas do design thinking. Aplicação do design thinking no desenvolvimento de
projetos educacionais. Inovação pedagógica e resolução de problemas. Planos Municipais e Estaduais de
Educação. Disseminação de boas práticas e inovação pedagógica. Desenvolvimento Pessoal e Profissional
do Educador. Habilidades de Comunicação: Comunicação eficaz com alunos, pais e equipe
multidisciplinar.
Para que você receba o reembolso do valor investido é necessário enviar um e-mail, por meio da nossa Central de Ajuda, clicando na aba de "Contato", na parte superior do nosso site.
Feito isso, basta clicar em "Enviar uma solicitação" e, na página seguinte, selecionar a opção de "Cancelamento", como área de envio, e descrever sua solicitação.
A fim de otimizar seu atendimento, seguem algumas dicas: