Lei Federal n. 8.069/90 (dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente). – PARTE I
Lei Federal n. 8.069/90 (dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente). – PARTE II
Lei Federal n. 8.069/90 (dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente). – PARTE III
Fundamentos da educação: conceitos e concepções pedagógicas, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporânea. A educação em sua dimensão teórico-filosófica: filosofias tradicionais da educação e teorias educacionais contemporâneas. As concepções de aprendizagem aluno-ensino-professor nas abordagens teóricas. Principais teorias e práticas na educação. Tendências pedagógicas.
Organização do processo didático: estratégias e metodologias. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente. Organização do tempo e do espaço; atividades; Conhecimento; estratégias metodológicas. Método didático
Organização do processo didático: avaliação. Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo. Avaliação e cotidiano escolar. Indicadores para a ação pedagógica em diferentes contextos educativos.
Currículo e cultura. Conteúdos curriculares e aprendizagem. Multiculturalismo. Interdisciplinaridade e contextualização. Projetos de trabalho. Currículo e cultura: elementos da cultura escolar (saber escolar;
O espaço da sala de aula como ambiente interativo. A atuação do professor mediador e a atuação do aluno como sujeito na construção do conhecimento. Fundamento das relações coletivas; Interações (Relação Professor-Aluno).
Professor: formação e profissão. A pesquisa na prática docente. trabalho docente
As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. processo e conteúdo de ensino-aprendizagem; Linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Infância e práticas cotidianas: Infância e práticas cotidianas: psicologia.
Temas contemporâneos: bullying
Educação na Constituição Federal (Artigos 205 a 214);
Lei Federal no 9.394/96 - LDB - Completa
Base Nacional Curricular Comum - BNCC: introdução e estrutura
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs): Introdução e Temas Transversais
DCNGEB: Resolução CNE/CEB no 4/2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica;
Principais aspectos históricos da educação brasileira.
Organização do processo didático: planejamento. A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP. Gestão da aprendizagem.