Passo Estratégico de Economia para Diplomata | Estratégia Concursos

Passo Estratégico de Economia p/ CACD (Diplomata) Primeira Fase - Pós-Edital

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Na hora da prova, um dos principais motivos de não lembrarmos do que foi estudado é a falta de revisões do conteúdo. Deixamos de acertar várias questões por ter dado "branco" no momento do exame.

O Passo Estratégico é um MÉTODO PODEROSO DE REVISÃO E TREINO DE SIMULADOS

Benefícios:

  1. Ajudar na memorização do conteúdo
  2. Eventualmente ajudar a compreender melhor alguns pontos da matéria
  3. Priorizar os assuntos mais cobrados pela banca

Os PDFs do Passo Estratégico são enxutos, com poucas páginas, contendo:

  1. orientações de estudo e exposição dos pontos mais importantes do conteúdo
  2. questões comentadas da banca específica do concurso
  3. análise estatística dos assuntos
  4. simulados de questões inéditas no estilo da banca

ATENÇÃO: é possível que alguma matéria não seja abordada no pacote do PassoEstratégico, em razão de ser um produto novo. Mesmo assim, serão envidados todos os esforços para incluir eventuais matérias faltantes, sem qualquer ônus aos alunos.

Tal observação diz respeito apenas ao Passo Estratégico, não aos Pacotes Completos, que incluem sim todas as matérias.

Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 126,00
ou 12x de R$ 10,50
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 30/12/2020
Acesso até: 06/04/2021
Carga Horária
44 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

1 Microeconomia. Conceitos Fundamentais- Agentes econômicos, mercados, escolha e custo de oportunidade. Modelos Econômicos: Curva de Possibilidade de Produção. 1 Microeconomia (Teoria dos preços). Lei da Demanda / Curva de demanda / Fatores que afetam a demanda. Lei da Oferta / Curva de Oferta / Fatores que afetam a Oferta. Equilíbrio de Mercado / Estática Comparativa. Intervenções do governo nos mercados / Excedente do Consumidor / Excedente do Produtor/Peso Morto. Intervenções do governo nos mercados / Subsídios / Cotas / Preços máximo e mínimo.
Disponível
1.2.3 Elasticidade-preço da oferta. 1.1.4 Elasticidade-preço e elasticidade-renda. (Elasticidade preço da demanda. Elasticidade renda / Elasticidade preço cruzada / Elasticidade preço da oferta).
Disponível
1.1 Demanda do Consumidor. 1.1.1 Preferências do Consumidor. 1.1.2 Equilíbrio do consumidor. 1.1.3 Curva de demanda. 1.3.3 Tipos de bens. Restrição Orçamentária. Demanda / Curva de Preço Consumo / Curva de Renda Consumo.
Disponível
1.2. Oferta do Produtor. 1.2.1 Fatores de produção. 1.2.2 Função de produção. Derivadas / A importância da compreensão sobre derivadas em economia / Principais técnicas de derivação. Curto prazo e longo prazo. Produto Médio / Produto Marginal / Lei dos Rendimentos Decrescentes. Produção no longo prazo: Isoquantas e Isocusto / Escolha da firma. Rendimentos de Escala / Grau de homogeneidade da função de produção / Elasticidade de substituição. Da produção para o custo / Custos no curto prazo / Custo Fixo / Custo Variável / Custo total / Custos Médios / Custo Marginal. Custos no Longo Prazo / Economias e Deseconomias de escala / Economias e deseconomias de escopo. Teoria dos Lucros / Maximização dos lucros.
Disponível
1.3 Tipos de Mercados e de bens (concorrência perfeita). 1.3.1 Concorrência perfeita. 1.3.2 Determinação de preços e quantidades de equilíbrio em concorrência perfeita. 1.3 Tipos de Mercados e de bens (monopólio). 1.3.1 Monopólio. 1.3.2 Determinação de preços e quantidades de equilíbrio em monopólio. 1.3 Tipos de Mercados e de bens (oligopólio e concorrência monopolísitca). 1.3.1 Oligopólio. 1.3.2 Determinação de preços e quantidades de equilíbrio em oligopólio.
Disponível
1.3.4 Bens públicos. 1.3.5 Bens rivais. 1.3.6 Recursos comuns e Bens comuns. 1.3.7 Externalidades. Falhas de Mercado. Informações assimétricas.
Disponível
Simulado de Microeconomia e Economia do Setor Público
Disponível
2 Macroeconomia. 2.1 Contabilidade Nacional. 2.1.1 Os conceitos de renda e produto. 2.1.4 Agregados macroeconômicos: identidades básicas das contas nacionais.
Disponível
2.1.2 Teorias clássica de determinação da renda. 2.5.6 Moeda e preços no longo prazo. 2.5.7 Teoria Quantitativa da Moeda. Economia Clássica. 2.1.2 Teorias keynesiana de determinação da renda. 2.3.9 Consumo, investimento, poupança e gasto do governo. Economia Keynesiana / Condições para o Produto de Equilíbrio / Determinação da Renda Nacional. Multiplicador Keynesiano / Teorema do Orçamento Equilibrado / Intensidade dos Instrumentos de Política Fiscal.
Disponível
2.3 Economia do Setor Público e Política Fiscal. 2.3.1 Gastos e receitas do governo. 2.3.2 Política orçamentária e equilíbrio orçamentário. 2.3.3 Conceitos de superávit e déficit público. 2.3.4 Abordagem Ricardiana da Dívida Pública. 2.3.5 Endividamento e responsabilidade fiscal. 2.3.6 Papel do Governo. 2.3.7 Objetivos e instrumentos de política fiscal. 2.3.8 Efeitos fiscais sobre a política monetária.
Disponível
2.5 Teoria e Política monetária. 2.5.1 Funções da moeda. 2.5.2 Criação e distribuição de moeda. 2.5.3 Oferta da moeda e mecanismos de controle. 2.5.4 Procura da moeda. Multiplicador Monetário / Instrumentos de Política Monetária. Equilíbrio Monetário. Contas do Sistema Monetário. 2.6 Política Monetária. 2.6.1 Papel do Banco Central. 2.6.2 Objetivos e instrumentos de política monetária. 2.6.3 Inflação e Taxa de Juros. 2.6.4 Política Monetária Não-Convencional. 2.6.5 Conceitos Básicos da Regulação e Supervisão do Sistema bancário, financeiro e do Mercado de Capitais.
Disponível
3.2 Macroeconomia aberta. 3.2.1 Os fluxos internacionais de bens, capitais e serviços. 2.2 Contas externas. 2.2.1 Os conceitos de déficit e superávit nas contas externas. 2.2.2 Balanço de pagamentos: a conta de transações correntes, a conta de capital e financeira. 2.2.3 Indicadores de Liquidez Externa. 2.2.4 Indicadores de Solvência Externa. / Contabilização / Estrutura do BP / Exemplos de Lançamento.
Disponível
3.2.2 Regimes de câmbio. 3.2.3 Taxa de câmbio nominal e real. 3.2.4 Determinantes da Política Cambial. 3.2.5 A relação poupança externa-crescimento econômico. 3.2.6 A relação câmbio-juros-inflação. / Taxa de câmbio e regimes cambiais / Oferta de divisas / Demanda de divisas Balanço de Pagamentos / Regimes Cambiais / Relação entre taxa de juros e câmbio / Relação entre inflação e câmbio Termos de Troca / Ajustes no BP / Taxa real vs Taxa nominal de câmbio / Paridade de poder de compra.
Disponível
2.1.3 Oferta e demanda agregadas. 2.5.5 Tipos de Inflação. 2.8 Emprego e renda 2.8.1 Conceito de Desemprego. 2.8.2 Tipos de Desemprego. 2.8.3 Determinação do nível de emprego. 2.8.4 Indicadores do mercado de trabalho. 2.8.5 Lei de Okun. Modelo OA – DA. A Curva de Demanda agregada / Respostas das mudanças na DA / A Curva de Oferta agregada curto prazo / A curva de oferta agregada Longo Prazo / Equilíbrio entre OA e DA / Neutralidade da moeda Modelo OA - DA / Choques. Inflação e Desemprego / Inflação / Tipos de Inflação / Inflação e Desemprego / Desemprego / Tipos de Desemprego Inflação e Desemprego / Curva de Philips Inflação e Desemprego / O papel das expectativas.
Disponível
2.4 O modelo IS-LM-BP. Modelo IS-LM-BP / Curva BP / Equilíbrio simultâneo Modelo IS-LM-BP / Efeito das políticas econômicas no regime de câmbio fixo Modelo IS-LM-BP / Efeito das políticas econômicas no regime de câmbio flutuante Modelo IS-LM-BP / Os déficits gêmeos.
Disponível
2.7 Crescimento e Desenvolvimento Econômico. 2.7.1 Teorias de Crescimento Econômico. 2.7.2 O papel da inovação no crescimento econômico: os modelos Solow e Schumpeteriano. Modelos de Crescimento Econômico /Crescimento vs desenvolvimento / Modelo de Solow / O papel da poupança Modelos de Crescimento Econômico / Modelo de Solow / O estado estacionário Modelos de Crescimento Econômico / Modelo de Solow / A regra de ouro Modelos de Crescimento Econômico / Modelo de Solow / O crescimento populacional / O progresso tecnológico.
Disponível
3 Economia internacional. 3.1 Teorias de Comércio. 3.1.1 Teorias clássicas, Neoclássicas e contemporâneas do comércio internacional. 3.1.2 O comércio intrafirma e intrassetorial. 3.1.3 O papel das economias de escala e da concorrência imperfeita para o comércio internacional. 3.1.4 A crítica de Prebisch e da Cepal. 3.1.5 Deterioração dos termos de troca.
Disponível
3.3 Efeitos de tarifas, quotas, subsídios e outros instrumentos de política comercial.
Disponível
Simulado de Macroeconomia
Disponível
Economia Brasileira (Parte I): 4 História econômica brasileira. 4.1 A economia brasileira no Século XIX. 4.1.1 A economia cafeeira. 4.2 Primeira República. 4.2.1 Políticas econômicas e evolução da economia brasileira. 4.2.2 Crescimento industrial. 4.2.3 Políticas de valorização do café. 4 História econômica brasileira. 4.1 A economia brasileira no Século XIX. 4.1.1 A economia cafeeira. 4.2 Primeira República. 4.2.1 Políticas econômicas e evolução da economia brasileira. 4.2.2 Crescimento industrial. 4.2.3 Políticas de valorização do café. 4.3 A Industrialização Brasileira no Período 1930-1945. 4.3.1 O Modelo de Industrialização por Substituição de Importações (ISI) 4.3.2 Falhas e Críticas ao Modelo de Industrialização por Substituição de Importações (ISI). 4.4 A década de 1950. 4.4.1 O Plano SALTE. 4.4.2 O Plano de Metas. 4.4.3 O pós-guerra e a Nova Fase de Industrialização. 4.5 O Período 1962-1967. 4.5.1 A desaceleração no crescimento. 4.5.2 O Plano Trienal de Desenvolvimento Econômic
Disponível
Economia Brasileira (Parte II): 4.6 A retomada do crescimento 1968- 1973. 4.6.1 Causas do "Milagre Econômico". 4.6.2 O Primeiro Plano Nacional de Desenvolvimento (I PND). 4.7 Desaceleração econômica e o segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). 4.8 A crise dos anos oitenta. 4.8.1 A interrupção do financiamento externo e as políticas de ajuste. 4.8.2 Aceleração inflacionária e os planos de combate à inflação. 4.8.3 O debate sobre a natureza da inflação no Brasil. 4.9 Economia Brasileira nos anos noventa. 4.9.1 Abertura (comercial e financeira) parcial da economia brasileira. 4.9.2 O Plano Real. 5 Bancos digitais, meios de pagamento e os desafios da transição do "dinheiro de plástico" para o "dinheiro digital" na economia do século XXI.
Disponível
Simulado de Economia Brasileira

Aulas demonstrativas