PROCESSO ORGANIZACIONAL - As funções administrativas - planejamento, organização, direção e controle; comunicação; funções e habilidades do administrador; papeis do administrador; planejamento estratégico, tático e operacional.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Gestão estratégica – o processo de administração estratégica; análise SWOT; matriz BCG e matriz GE/McKinsey; modelo das Cinco Forças Competitivas e estratégias competitivas de Porter; Balanced Scorecard (BSC); controle estratégico. Matriz GUT; ferramenta 5W2H. Programa 5S. Planejamento: sob certeza e sob incerteza; planejamento em estratégia.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - Estrutura e projeto organizacional; Conceitos de organização: definições, elementos e pressupostos. Objetivos da organização. Organização formal e informal. Estruturas organizacionais: Conceitos, tipos, departamentalização gráfica. Modelo mecanicista e orgânico, estrutura simples, burocrática, matricial, estrutura em equipes, organização virtual e sem fronteiras. Determinantes da estrutura organizacional: estratégia, tecnologia, fluxo da informação, ambiente e pessoas.
DESEMPENHO ORGANIZACIONAL - Indicadores de desempenho.
GESTÃO DE PROJETOS - Administração de projetos. GESTÃO DE RISCOS - Conceitos básicos e modelos de gestão de riscos.
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO - Fundamentos e evolução da administração; abordagem sistêmica.
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado: Reforma do Aparelho do Estado. Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático; O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem estar, o Estado regulador.
QUALIDADE E EXCELÊNCIA - Fundamentos do Programa de Qualidade Total: planejamento, controle e melhoria da qualidade; ferramentas da Qualidade Total; prêmios da Qualidade; administração de operação e da qualidade; Gerenciamento pelas diretrizes e normas de gestão da qualidade; gestão como melhoria contínua (Kaizen); empoderamento (empowerment); melhores práticas (benchmarking); estoque zero (Just in Time); o ciclo PDCA x PDSA. Excelência nos serviços públicos. GESTÃO POR RESULTADOS.
GOVERNANÇA, GOVERNABILIDADE E INTERMEDIAÇÃO DE INTERESSES. TRANSPARÊNCIA E ACCOUNTABILITY - Governo eletrônico: Transparência da administração pública; Controle social e cidadania; Accountability. PROCESSOS PARTICIPATIVOS DE GESTÃO PÚBLICA. Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, parceria entre governo e sociedade.
POLÍTICAS PÚBLICAS - Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas, financiamento de políticas públicas, indicadores de desempenho de políticas públicas.
MUDANÇAS INSTITUCIONAIS - Conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos. Formas de parcerias com Organizações sem Fins Lucrativos: Contratos de Gestão, Termos de Parceria, Convênios.
GESTÃO DE PESSOAS. Administração de recursos humanos: conceito e objetivos; políticas de recursos humanos; funções operativas de recursos humanos. O controle organizacional e o fator humano: efeitos comportamentais do controle, estratégias e técnicas de controle comportamental. Planejamento de pessoal; planos de carreira.
COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL - Comportamento organizacional. Cultura e ambiente organizacional. Comprometimento no trabalho. Manutenção (salários, benefícios, higiene e segurança do trabalho). MUDANÇA ORGANIZACIONAL - Mudança e inovação.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS. Gestão estratégica de pessoas baseada em competências: estratégia organizacional e competências; competências organizacionais e individuais; modelos de gestão por competências; mapeamento de competências; avaliação de competências; desenvolvimento de competências; planos de desenvolvimento individuais (PDI). EDUCAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. GESTÃO DO CONHECIMENTO
PROCESSO DECISÓRIO - Processo decisório; qualidade das decisões administrativas. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.
GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO. GERENCIAMENTO DE CONFLITOS. NEGOCIAÇÃO – Aspectos subjetivos e objetivos da negociação; competição e cooperação; estratégias de negociação.