PROCESSO ORGANIZACIONAL - Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. Processo administrativo. Processo de planejamento. Planejamento tático. Planejamento operacional. Organização. Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Comunicação organizacional.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Administração por objetivos. Balanced scorecard.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação.
DESEMPENHO ORGANIZACIONAL - Sistema de medição de desempenho organizacional.
GESTÃO DE PROCESSOS - Contextualização de processos nas organizações. Noções de processos e modelagem organizacional. Evolução da gestão organizacional. Melhoria de processos e reengenharia organizacional. Ciclo de vida da gestão de processos de negócio. Notações e ferramentas para modelagem de processos de negócio. Análise e modelos orientados a processos. Melhoria contínua dos processos de negócio. Gerenciamento da mudança em BPM.
GESTÃO DE PROJETOS - Gerenciamento de projetos. Projetos e organização. Escritório de projetos. Modelos e características. Definição de projetos e ciclo de vida de projetos. Peculiaridades do projeto de software. Objetivos gerais do gerenciamento de projetos. Equipe de projeto. O papel do gerente. Estrutura organizacional voltada a projetos. Seleção de projetos. Plano de negócios. Planejamento técnico: ciclo de vida e processos de desenvolvimento de software (revisão). Tipos e métodos de planejamento. Análise de riscos. Estimativas: custo, tempo, recursos, tamanho e complexidade.
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO- Teoria Geral da Administração (fundamentos e evolução da administração; principais abordagens da administração: da clássica até a contingencial).
QUALIDADE E EXCELÊNCIA - Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Sistemas de gestão da qualidade e certificação ISO 9001. GESTÃO POR RESULTADOS - Gestão de resultados: análise do alinhamento e do desdobramento das ações. Metodologias de gestão de resultados: origem, evolução, estágio atual e tendências.
POLÍTICAS PÚBLCIAS - Desenvolvimento de indicadores de desempenho no setor público: elaboração e ponderação de indicadores. Indicadores globais e setoriais: formulação de políticas de desenvolvimento.
GESTÃO DE PESSOAS - Gestão estratégica de pessoas nas organizações: Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. Fundamentos, teorias e escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. Tendências em gestão de pessoas no setor público. Qualidade de vida. GERENCIAMENTO DE CONFLITOS.
COMPORTAMENTO, CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL - Comportamento organizacional. Relações indivíduo/organização. Cultura e clima organizacional. MUDANÇA ORGANIZACIONAL - Gestão da mudança.
GESTÃO DE DESEMPENHO - Gestão de desempenho. Objetivos. Métodos de avaliação de desempenho: características, vantagens e desvantagens.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS - Gestão por competências. Competência interpessoal. EDUCAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - Capacitação de pessoas. Desenvolvimento e capacitação de pessoal. Levantamento de necessidades. Programação, execução e avaliação.
PROCESSO DECISÓRIO. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens. Recrutamento e seleção. Tipos de recrutamento: vantagens e desvantagens. Técnicas de seleção: vantagens, desvantagens e processo decisório. Análise e descrição de cargos: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. Administração de cargos, carreiras e salários.