PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - O ciclo do planejamento (PDCA). Balanced Scorecard (BSC) - principais conceitos, aplicações, mapeamento estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) - principais conceitos, aplicações, diretriz, objetivos, meta, ação. Referencial Estratégico das Organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise swot, análise de cenários, matriz GUT. Negócio, missão, visão de futuro, valores. Indicadores de desempenho.
DESEMPENHO ORGANIZACIONAL - Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores.
GESTÃO DE PROCESSOS - Conceito de processo de trabalho. Rede de processos da organização. Agregação de valor nos processos. Reunião de decomposição de processos. Necessidades de clientes e requisitos dos processos. Mapeamento de processos. Levantamento de atividades e normas. Identificação dos elementos do processo. Análise e melhoria de processos. Árvore de soluções. Modelagem de processo. Sistema de medição de desempenho. Alinhamento de processos e estratégias. Ferramentas de análise e melhoria de processos - ciclo PDCA, 5W2H, brainstorming, matriz GUT, matriz BÁSICO, fluxograma, diagramas de causa e efeito, Pareto.
GESTÃO DE PROJETOS: Ambiente de projetos. O projeto no contexto global das organizações. Ciclo de vida dos projetos. Processos do gerenciamento de projetos. Influência da estrutura organizacional nos projetos: estrutura funcional, matricial e de projetos. Escritório de projetos. Termo de abertura do projeto. Escopo de produto e de projeto. Gestão de mudanças. Estrutura analítica de projetos - EAP (Work Breakdown Structure - WBS). Estimativa de duração de atividades e desenvolvimento do cronograma. Controle do cronograma. Redes de precedência, folgas, caminho crítico. Orçamentação. Análise de valor agregado. Planejamento da qualidade. Controle da qualidade. Garantia da qualidade. Montagem de equipes. Matriz de responsabilidades. Análise de partes interessadas (stakeholders). Relatórios de desempenho de projetos. Matriz de comunicação e distribuição das informações. Identificação dos riscos. Análise qualitativa de riscos. Planejamento de resposta aos riscos. Controle e monitoramento de r
QUALIDADE E EXCELÊNCIA - Gestão da Qualidade e da Competitividade. Abordagem conceitual da qualidade. Planejamento da qualidade. Ferramentas da qualidade. Padronização. Excelência nos resultados, Competitividade no Mercado, Garantia da qualidade. Melhoria. MASP. Formação do ambiente da qualidade. Programa do CCQ. Programa de TPM. Gestão da qualidade total. Sistema de avaliação. Modelo de Excelência da Gestão Pública – Guia de inovação e melhoria do sistema de gestão da administração pública 2012. Critérios de avaliação da gestão pública. Sistema de pontuação.
LIDERANÇA - Desenvolvimento de Lideranças. A liderança numa perspectiva contingencial. O papel dos líderes como chave para as grandes mudanças organizacionais. Treinamento e desenvolvimento de líderes. Líderes gerenciais e líderes empreendedores. Os principais desafios para a liderança nas organizações contemporâneas.
EDUCAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - Desenvolvimento do ser humano. Educação e treinamento. Rotina.