Processo administrativo. Funções de administração. Planejamento, organização, direção e controle.
Evolução da administração. Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Processo de planejamento. Planejamento estratégico. Visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. Processo decisório. Planejamento e avaliação nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento.Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. (Parte I)
Processo de planejamento. Planejamento estratégico. Visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. Processo decisório. Planejamento e avaliação nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. (Parte II)
Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização. Características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação.
Comunicação. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional. Tipos de avaliação. Análise custo-benefício e análise custo-efetividade.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. BPM.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas. Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. Administração de pessoal.
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas. Características, vantagens e desvantagens.
Análise e descrição de cargos.
Administração de pessoal. (Salários e benefícios.)
As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado. Administração Pública do modelo racional-legal ao paradigma pós- burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. (Parte I)
As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado. Administração Pública do modelo racional-legal ao paradigma pós- burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. (Parte II)
Accountability. Governabilidade e governança;
Transparência da administração pública; controle social e cidadania.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Processos participativos de gestão pública. Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Mudanças institucionais. Conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas. Construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social.
Administração de Materiais - I: Introdução. Conceitos, finalidades e atribuições. Conhecimentos básicos de Administração de Materiais, Estrutura da Área.
Administração de Materiais - II: Classificação e especificação de materiais; atributos, tipos e etapas de classificação. Normatização e padronização de materiais, identificação, classificação e codificação.
Administração de Materiais - III: Compras. Objetivos e Organização. Previsão de compras. Operações de Compras. Lotes de Compras. Estratégia do Setor de Compras e Compras Públicas.
Administração de Materiais IV: Estoques (parte I), Planejamento, política e gestão de estoques. Fundamentos e Sistemas de Gerenciamento de Estoques. Decisões sobre Política de Estoques. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Administração de Materiais V: Estoques (parte II): Planejamento, política e gestão de estoques. Fundamentos e Sistemas de Gerenciamento de Estoques. Decisões sobre Política de Estoques. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Administração de Materiais VI: Componentes da Logística. Armazenagem, Transporte, Distribuição e Logística, Almoxarifado: Organização, Recebimento e Armazenagem e Distribuição de Materiais. Planejamento da Logística: Suprimento, Transportes, Armazenagem, Distribuição e Custos. Logística/Cadeia de Suprimentos – Estratégia de Planejamento da Logística.
Administração financeira (privada) básica