Processo organizacional: direção - parte 1 (Motivação)
Gestão de Pessoas. Modelo de gestão de pessoas - evolução dos modelos de gestão de pessoas. Fatores condicionantes de cada modelo; gestão estratégica de pessoas; possibilidades e limites da gestão de pessoas como diferencial competitivo para o negócio. Possibilidades e limites da gestão de pessoas no setor público. Planejamento de RH.
Processo organizacional: controle e avaliação. Gestão pública eficiente, eficaz e efetiva. Monitoramento e avaliação. Indicadores de gestão. Diagnóstico organizacional. Indicadores de desempenho. Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores.
Processo organizacional: comunicação.
Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos. Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005 (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA). Instrumento para Avaliação da Gestão Pública e Modelo de Excelência em Gestão Pública disponível no site: http://www.gespublica.gov.br/. Programa 5 S. PDCA. Avaliação da gestão pública - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização. Critérios de avaliação da gestão pública.
Cultura e clima organizacional. Gestão de clima e cultura organizacional.
Governança e governabilidade.
Distinções: convergências e diferença entre gestão pública e privada
Gestão de desempenho. Métodos de Avaliação de Desempenho; Processo Decisório
Gestão de processos, simplificação de rotina de trabalho.
Controle do patrimônio público; prestação de contas.
Princípios Básicos da Administração Pública. Princípios da administração pública, princípios gerais da administração, administração e governo.
Processo organizacional: planejamento. Gestão estratégica do Poder Judiciário brasileiro, ferramentas de análise para gestão e planejamento estratégico, tático e operacional; Balanced scorecard. Negócio, missão, visão e valores nas organizações; Objetivos estratégicos, estratégias, relacionamento entre estratégias e objetivos estratégicos; Mapa estratégico. Resolução nº 49 do Conselho Nacional de Justiça e Decreto-Lei nº 200/1967. Análise dos ambientes internos e externos. Negócio: missão, visão de futuro, valores.
Treinamento, Desenvolvimento e Aprendizagem Organizacional
Processo organizacional: direção - parte 2 (Liderança)
Gestão de processos de mudança organizacional: conceito de mudança. Mudança e inovação organizacional. Dimensões da mudança: estratégia; cultura organizacional; estilos de gestão: processos, estrutura e sistemas de informação. Estratégias para obter sustentação ao processo de mudança.