As funções administrativas –organização. Princípios de organização: elementos do processo de organização; tipos de estruturas organizacionais; estruturas organizacionais e a influência da tecnologia, tamanho, estratégia organizacional e ambiente.
As funções administrativas – direção - parte 1. Comportamento organizacional: motivação.
As funções administrativas – direção - parte 2. Comportamento organizacional: liderança, conflito, comprometimento no trabalho.
Gestão de pessoas: gestão estratégica de pessoas; processos e atribuições da área de recursos humanos – planejamento de gestão de pessoas
Gestão estratégica de pessoas baseada em competências: estratégia organizacional e competências; competências organizacionais e individuais; modelos de gestão por competências; mapeamento de competências; avaliação de competências; desenvolvimento de competências; planos de desenvolvimento individuais (PDI).
As funções administrativas – planejamento. Gestão estratégica – o processo de administração estratégica; análise SWOT; matriz BCG e matriz GE/McKinsey; modelo das Cinco Forças Competitivas e estratégias competitivas de Porter; Balanced Scorecard (BSC); controle estratégico.
As funções administrativas –controle. Controle administrativo – tipos de controle; controle de processos; indicadores de desempenho. O controle organizacional e o fator humano: efeitos comportamentais do controle, estratégias e técnicas de controle comportamental.
Treinamento e desenvolvimento de pessoas, avaliação de desempenho, saúde e segurança no trabalho; planejamento da força de trabalho; auditoria de recursos humanos; indicadores de gestão de recursos humanos.
Gestão de projetos – planejamento e controle; ferramentas de gestão de projetos. Gestão de riscos: conceitos básicos e modelos de gestão de riscos.
Gestão de processos: análise de processos; cadeia de valor; desenho de processos; controle de processos; organogramas.
Comportamento organizacional: comunicação, trabalho em equipe.
Gestão do clima organizacional. Negociação – aspectos subjetivos e objetivos da negociação; competição e cooperação; estratégias de negociação.
Gestão da inovação. Gestão do conhecimento.