Gestão de pessoas nas organizações. Sistemas modernos de gestão de recursos humanos. Novos conceitos. Planejamento estratégico da gestão de pessoas.
Comportamento humano no trabalho: motivação, satisfação e comprometimento.
Ferramentas e metodologias de gestão e estilos de liderança. Liderança nas organizações.
Gerenciamento de conflitos.
Gerenciamento da pluralidade nas empresas. Grupos nas organizações: abordagens, modelos de intervenção e dinâmica de grupo. Equipes de trabalho e desempenho organizacional em diferentes organizações.
Avaliação e gestão de desempenho. Política de avaliação de desempenho individual e institucional.
Gestão por competências: abordagens e ferramentas.
Clima e cultura organizacional.
Recrutamento de pessoal. Seleção de pessoal: planejamento, técnicas, avaliação e controle de resultados; preditores em seleção: entrevistas, testes, dinâmicas de grupo, técnicas situacionais; apresentação de resultados: laudos, relatórios, listas de classificação.
Gestão do conhecimento. Organizações de aprendizagem. O desafio de aprender e os conceitos de talento. Competências múltiplas e múltiplas inteligências.
Política de desenvolvimento organizacional. O novo conceito de treinamento e desenvolvimento para educação continuada. Desenvolvimento de pessoas como estratégia de gestão e a interação desta atividade com as demais funções do processo de gestão de pessoas. Elaboração de projetos de desenvolvimento de pessoas: fases, procedimentos, diagnóstico, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.
Processo de comunicação na organização.