Curso Engenharia de Software para Concursos | Estratégia Concursos

Engenharia de Software para Concursos (Área de TI) - Curso Regular - 2020

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Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 28/08/2020
Acesso até: 28/01/2021
Carga Horária
123 horas
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Conteúdo do curso

Disponível
Modelo Orientado a Reuso. Modelo em Prototipagem, Modelo Evolucionário, Modelo Espiral, Modelo Formal, RAD, Modelo Iterativo e Incremental.
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Processo Unificado: Conceitos Básicos, Dimensões Dinâmica, Estática e Prática, Gráfico das Baleias, Fases (Iniciação, Elaboração, Construção e Transição), Disciplinas ou Fluxo de Processos (Modelagem de Negócio, Requisitos, Análise e Projeto, Implementação, Teste, Implantação, Gestão de Configuração e Mudança, Gestão de Projetos, Ambiente), Artefatos, Atividades, Melhores Práticas, Principais Marcos, Princípios Chaves.
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Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software: Scrum e eXtreme Programming (XP).
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Definição de Requisito, Classificação de Requisitos (Funcional, Não- Funcional, Domínio; Produto, Organizacional, Externo; Confiabilidade, Proteção, Desempenho, etc); Engenharia de Requisitos: Estudo de Viabilidade, Elicitação e Análise de Requisitos, Especificação de Requisitos, Validação de Requisitos, Gestão de Requisitos. Técnicas de Elicitação e Técnicas de Validação.
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Outras metodologias ágeis: Feature-driven Development (FDD), Test-driven Development (TDD), Acceptance Test-driven Development (ATDD), Kanban; Práticas Ágeis.
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Conceitos Básicos de Orientação a Objetos: Classes, Objetos, Atributos, Métodos, Mensagens, Abstração, Encapsulamento, Polimorfismo, Herança, Relacionamentos). Análise e Projeto: Conceitos Básicos, Diferenças, Modelos, Classes de Fronteira, Controle e Entidade. Análise e Projeto.
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Linguagem de Modelagem: Unified Modeling Language (UML) 2.x – Contexto Histórico, Conceitos Básicos, Tipos de Diagramas (Estruturais, Comportamentais, Interação). Diagramas de Classes, Componentes, Implantação, Perfil, Objetos, Estrutura Composta, Pacotes, Máquina de Estados, Casos de Uso, Atividades, Sequência, Comunicação, Interação Geral e Tempo (Parte I)
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Linguagem de Modelagem: Unified Modeling Language (UML) 2.x – Contexto Histórico, Conceitos Básicos, Tipos de Diagramas (Estruturais, Comportamentais, Interação). Diagramas de Classes, Componentes, Implantação, Perfil, Objetos, Estrutura Composta, Pacotes, Máquina de Estados, Casos de Uso, Atividades, Sequência, Comunicação, Interação Geral e Tempo (Parte II)
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Qualidade de Software: Métricas de Qualidade de Software. Métricas de Qualidade de Código. NBR ISO/IEC 9126.
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Testes de Software.
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Arquitetura de Software. Arquitetura em Camadas (Cliente/Servidor). Arquitetura MVC. Arquitetura Distribuída. Arquitetura Hub. Arquitetura Microsserviços. Arquitetura Mainframe.
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Arquitetura Orientada a Serviços (SOA): Conceitos Básicos, SOAP, WSDL, UDDI. REST. (Parte I)
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Arquitetura Orientada a Serviços (SOA): Conceitos Básicos, SOAP, WSDL, UDDI. REST. (Parte II)
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Padrões de Projeto (GOF).
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Análise de Pontos de Função: IFPUG – Definição e Contexto, Benefícios e Vantagens, Componentes de Dados (AIE, ALI) e Transação (EE, SE, CE), Etapas do Procedimento de Contagem: Determinar Tipo de Contagem, Determinar Escopo e Fronteira, Cálculo dos Pontos de Função Não-Ajustados, Cálculo do Fator de Ajuste, Cálculo dos Pontos de Função Ajustados. NESMA - Tipos de Contagem e Deflatores.
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Engenharia de Usabilidade. Interfaces de Usuário: Conceitos Básicos. Estilos de Interface de Usuário. Princípios de Interface de Usuário. Ergonomia e Usabilidade. Wireframes.
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Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Portais Corporativos e Colaborativos.

Aulas demonstrativas