4 Engenharia de software. 4.1 Ciclo de vida do software. 4.2 Metodologias de desenvolvimento de software.
4.3 Processo unificado: disciplinas, fases, papéis e atividades.
2 Engenharia de requisitos. 2.1 Conceitos básicos. 2.2 Técnicas de elicitação de requisitos. 2.3 Gerenciamento de requisitos. 2.4 Especificação de requisitos. 2.5 Técnicas de validação de requisitos. 2.6 Prototipação.
5 Análise e projeto orientados a objetos. Desenvolvimento de sistemas: 1 Orientação a objetos: conceitos.
5.1 UML 2.2: visão geral, modelos e diagramas - Parte 1.
5.1 UML 2.2: visão geral, modelos e diagramas - Parte 2.
5.3 Arquitetura em três camadas.
3 Interoperabilidade de sistemas. 3.1 SOA e Web Services. 5.4 Arquitetura orientada a serviços - Parte 1.
3 Interoperabilidade de sistemas. 3.1 SOA e Web Services. 5.4 Arquitetura orientada a serviços - Parte 2.
Design Patterns. 5.2 Padrões de projeto.
3 Engenharia de usabilidade. 3.1 Conceitos básicos e aplicações. 3.2 Critérios, recomendações e guias de estilo. 3.3 Análise de requisitos de usabilidade. 3.4 Métodos para avaliação de usabilidade.
4.5 Métricas e estimativas de software. 6 Análise por pontos de função. 6.1 Conceitos básicos e aplicações. 6.2 Contagem em projetos de desenvolvimento: IFPUG e Nesma. 6.3 Contagem em projetos de manutenção: IFPUG, Nesma e uso de deflatores.
7.3 Portais corporativos: arquitetura da informação, RSS. 4.6 Qualidade de software.