Curso Regular de Engenharia de Software | Estratégia Concursos

Engenharia de Software para Concursos - Curso Regular 2019

Conteúdo do Curso

Disponível
Conteúdo
Aula 02 Disponível
Modelo Orientado a Reuso. Modelo em Prototipagem, Modelo Evolucionário, Modelo Espiral, Modelo Formal, RAD, Modelo Iterativo e Incremental.
Aula 03 Disponível
Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software: Scrum, eXtreme Programming (XP), Feature-driven Development (FDD), Test-driven Development (TDD), Acceptance Test-driven Development (ATDD), Kanban.
Aula 04 Disponível
Processo Unificado: Conceitos Básicos, Dimensões Dinâmica, Estática e Prática, Gráfico das Baleias, Fases (Iniciação, Elaboração, Construção e Transição), Disciplinas ou Fluxo de Processos (Modelagem de Negócio, Requisitos, Análise e Projeto, Implementação, Teste, Implantação, Gestão de Configuração e Mudança, Gestão de Projetos, Ambiente), Artefatos, Atividades, Melhores Práticas, Principais Marcos, Princípios Chaves.
Aula 05 Disponível
Definição de Requisito, Classificação de Requisitos (Funcional, Não- Funcional, Domínio; Produto, Organizacional, Externo; Confiabilidade, Proteção, Desempenho, etc); Engenharia de Requisitos: Estudo de Viabilidade, Elicitação e Análise de Requisitos, Especificação de Requisitos, Validação de Requisitos, Gestão de Requisitos. Técnicas de Elicitação e Técnicas de Validação.
Aula 06 Disponível
Linguagem de Modelagem: Unified Modeling Language (UML) 2.x – Contexto Histórico, Conceitos Básicos, Tipos de Diagramas (Estruturais, Comportamentais, Interação). Diagramas de Classes, Componentes, Implantação, Perfil, Objetos, Estrutura Composta, Pacotes, Máquina de Estados, Casos de Uso, Atividades, Sequência, Comunicação, Interação Geral e Tempo (Parte I)
Aula 07 Disponível
Linguagem de Modelagem: Unified Modeling Language (UML) 2.x – Contexto Histórico, Conceitos Básicos, Tipos de Diagramas (Estruturais, Comportamentais, Interação). Diagramas de Classes, Componentes, Implantação, Perfil, Objetos, Estrutura Composta, Pacotes, Máquina de Estados, Casos de Uso, Atividades, Sequência, Comunicação, Interação Geral e Tempo (Parte II)
Aula 08 Disponível
Conceitos Básicos do Paradigma Estruturado. Conceitos Básicos de Orientação a Objetos: Classes, Objetos, Atributos, Métodos, Mensagens, Abstração, Encapsulamento, Polimorfismo, Herança, Relacionamentos). Análise e Projeto: Conceitos Básicos, Diferenças, Modelos, Classes de Fronteira, Controle e Entidade.
Aula 09 Disponível
Análise de Pontos de Função: IFPUG – Definição e Contexto, Benefícios e Vantagens, Componentes de Dados (AIE, ALI) e Transação (EE, SE, CE), Etapas do Procedimento de Contagem: Determinar Tipo de Contagem, Determinar Escopo e Fronteira, Cálculo dos Pontos de Função Não-Ajustados, Cálculo do Fator de Ajuste, Cálculo dos Pontos de Função Ajustados. NESMA - Tipos de Contagem e Deflatores.
Aula 10 Disponível
Qualidade de Software: Métricas de Qualidade de Software. Métricas de Qualidade de Código. NBR ISO/IEC 9126. Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). Portais Corporativos e Colaborativos.
Aula 11 Disponível
Arquitetura de Software. Arquitetura em Camadas (Cliente/Servidor). Arquitetura MVC. Arquitetura Distribuída. Arquitetura Hub. Arquitetura Microsserviços. Arquitetura Mainframe.
Aula 12 Disponível
Arquitetura Orientada a Serviços (SOA): Conceitos Básicos, SOAP, WSDL, UDDI. REST. WS-Security (Parte I)
Aula 13 Disponível
Arquitetura Orientada a Serviços (SOA): Conceitos Básicos, SOAP, WSDL, UDDI. REST. WS-Security (Parte II)
Aula 14 Disponível
Engenharia de Usabilidade. Interfaces de Usuário: Conceitos Básicos. Estilos de Interface de Usuário. Princípios de Interface de Usuário. Ergonomia e Usabilidade. Wireframes.
Aula 15 Disponível
Testes de Software
Aula Extra Disponível
Manutenção de Software

Aulas Demonstrativas

CRONOGRAMA Vendas até: 04/01/2020 Acesso ao curso até: 04/06/2020
Material escrito (PDF):
Videoaulas:
Fórum de dúvidas: