Conceitos fundamentais de Economia: demanda, oferta e equilíbrio.
Elasticidade da demanda. Elasticidade da oferta.
I - MICROECONOMIA: Comportamento do consumidor e teoria da demanda: utilidade; efeitos preço, renda e substituição; Escolha sob incerteza.
Teoria da oferta: produtividade marginal e lei dos rendimentos decrescentes; retornos de escala;
Custos de produção. teoria dos custos de produção no curto e longo prazos.
Estruturas de mercado: concorrência perfeita.
Monopólio, monopólio natural.
Concorrência imperfeita; duopólio (estratégias de Cournot, Bertrand e Stackelberg) e oligopólio; concorrência monopolística;
Assimetria da informação, risco moral.
Elementos de teoria dos jogos.
III - MACROECONOMIA: Conceitos fundamentais.
Sistemas de Contas Nacionais.
Análise da determinação do produto, renda e emprego: o modelo “clássico”.
O modelo keynesiano simples; efeito multiplicador e efeito acelerador;
O modelo keynesiano completo; o modelo IS-LM; Determinantes do consumo e do investimento.
Política fiscal: conceitos de saldos fiscais, impactos da política fiscal, equivalência ricardiana e estabilizadores automáticos. Moeda e política monetária: funções da moeda; oferta e demanda de moeda; determinação das taxas de juros; Banco Central e instrumentos de política monetária.
Teorias da inflação. A curva de Phillips. Expectativas keynesianas (não-probabilísticas), expectativas adaptativas, expectativas racionais e impactos sobre o produto, renda e emprego.
IV - ECONOMIA INTERNACIONAL: O balanço de pagamentos.
Paridade coberta e a descoberto da taxa de juros. Paridade do poder de compra e a taxa de câmbio real.
Teorias do comércio internacional: vantagens absolutas e vantagens comparativas; o modelo ricardiano de vantagens comparativas; o modelo de Heckscher-Ohlin; o teorema da equalização dos preços dos fatores; comércio e distribuição de renda: o teorema de Stolper-Samuelson; modelo de concorrência monopolística, diferenciação de produtos e comércio intra-industrial. Vantagens comparativas dinâmicas. Argumentos para livre-comércio, argumentos para proteção.
Política comercial e instrumentos da política comercial: tarifas de importação, cotas, subsídios à produção, subsídios à exportação e financiamento às exportações nas modalidades crédito ao exportador (supplier´s credit) e crédito ao importador (buyer´s credit). Multinacionais e investimento estrangeiro direto: teoria e experiência internacional. Multilateralismo e acordos multilaterais de comércio: GATT, GATS e TRIPS. O papel da Organização Mundial do Comércio (OMC). Políticas de defesa comercial: salvaguardas, antidumping e medidas compensatórias. Integração regional e experiências de integração regional no pós-guerra: União Europeia, NAFTA e MERCOSUL.
O modelo keynesiano de determinação da renda e o multiplicador do comércio exterior. Modelos de ajuste do balanço de pagamentos no modelo keynesiano com regime de câmbio fixo e ausência ou presença de fluxos de capitais. Enfoque das elasticidades e a curva em J. Modelos de ajuste do balanço de pagamentos com câmbio flutuante e diferentes graus de abertura ao fluxo de capitais. O modelo IS-LM-BP em diferentes regimes de câmbio e graus de mobilidade do capital. O modelo de Mundell-Fleming e os dilemas da política macroeconômica (a “trindade impossível”).
Sistema monetário internacional: padrão-ouro, BrettonWoods, pós-Bretton Woods e perspectivas. O papel do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BIRD). Áreas monetárias ótimas: conceitos, a experiência da União Europeia e problemas na preservação do euro. Modelos de ataque especulativo e crises financeiras domésticas e globais. A crise econômica global de 2008: diagnóstico e políticas para sua superação.
V – ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO: Classificação de bens: público, semipúblico e privado. Bens públicos e externalidades. Funções governamentais.
Princípios gerais de tributação.
Tendências gerais da evolução do gasto público no mundo. O cálculo do déficit público: as Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) nos conceitos primário, nominal e operacional.
VI – ECONOMIA BRASILEIRA: A crise de 1930 e a origem do modelo de substituição de importações no Brasil. As políticas de intervenção do Estado na primeira metade da década de 1950.
O Plano de Metas e a industrialização pesada. A crise da economia brasileira na primeira metade da década de 1960 e as reformas estruturais no início do governo militar.
Auge e declínio do “milagre” econômico (1968-1973). O primeiro choque do petróleo e o II PND. Crise da dívida externa, inflação e políticas de estabilização na década de 1980.
As reformas econômicas da década de 1990: liberalização comercial, abertura financeira e privatizações. O Plano Real: concepção, implementação e principais problemas. Crise e ajuste pós-1999: regime de câmbio flutuante, metas de inflação e ajuste fiscal. Mudanças estruturais na economia brasileira após as reformas da década de 1990.
VII – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL: Desenvolvimento na economia política clássica: especialização, divisão social & internacional do trabalho e produtividade. Desenvolvimento em Marx: a acumulação de capital e a dinâmica da taxa de lucro no longo prazo. Inovação, progresso tecnológico e o processo schumpeteriano de “destruição criadora”. O modelo de desenvolvimento de Rosenstein-Rodan: teoria do big-push. O modelo de Lewis: desenvolvimento com oferta ilimitada de mão de obra. Desenvolvimento em Hirschman: efeitos de encadeamento para frente e para trás. As teses de Prebisch-Singer: deterioração dos termos de troca e a economia política da CEPAL. Economias dinâmicas de escala, o papel da indústria manufatureira e a lei de Kaldor-Verdoorn. As teorias de crescimento neoclássicas: modelos de crescimento exógeno (Solow) e endógeno (Lucas-Romer). Desenvolvimento e restrições externas ao crescimento (a “lei” de Thirwall). Desenvolvimento e distribuição de renda. Desenvolvimento como “li