Curso Economia Concurso BNDES - Economia | Estratégia Concursos

Economia p/ BNDES (Profissional Economia) Somente em PDF - 2020

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Observação:

- Este curso será ministrado apenas em PDF, não contendo Videoaulas de apoio.

Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 390,00
ou 12x de R$ 32,50
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 25/03/2021
Acesso até: 25/08/2021
Carga Horária
93 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Disponível
Elasticidade da demanda. Elasticidade da oferta.
Baixar
Disponível
I - MICROECONOMIA: Comportamento do consumidor e teoria da demanda: utilidade; efeitos preço, renda e substituição; Escolha sob incerteza.
Baixar
Disponível
Teoria da oferta: produtividade marginal e lei dos rendimentos decrescentes; retornos de escala;
Baixar
Disponível
Custos de produção. teoria dos custos de produção no curto e longo prazos.
Baixar
Disponível
Estruturas de mercado: concorrência perfeita.
Baixar
Disponível
Monopólio, monopólio natural.
Baixar
Disponível
Concorrência imperfeita; duopólio (estratégias de Cournot, Bertrand e Stackelberg) e oligopólio; concorrência monopolística;
Disponível
Assimetria da informação, risco moral.
Disponível
Elementos de teoria dos jogos.
Disponível
III - MACROECONOMIA: Conceitos fundamentais.
Disponível
Sistemas de Contas Nacionais.
Disponível
Análise da determinação do produto, renda e emprego: o modelo “clássico”.
Disponível
O modelo keynesiano simples; efeito multiplicador e efeito acelerador;
Disponível
O modelo keynesiano completo; o modelo IS-LM; Determinantes do consumo e do investimento.
Disponível
Política fiscal: conceitos de saldos fiscais, impactos da política fiscal, equivalência ricardiana e estabilizadores automáticos. Moeda e política monetária: funções da moeda; oferta e demanda de moeda; determinação das taxas de juros; Banco Central e instrumentos de política monetária.
Disponível
Teorias da inflação. A curva de Phillips. Expectativas keynesianas (não-probabilísticas), expectativas adaptativas, expectativas racionais e impactos sobre o produto, renda e emprego.
Disponível
IV - ECONOMIA INTERNACIONAL: O balanço de pagamentos.
Disponível
Paridade coberta e a descoberto da taxa de juros. Paridade do poder de compra e a taxa de câmbio real.
Disponível
Teorias do comércio internacional: vantagens absolutas e vantagens comparativas; o modelo ricardiano de vantagens comparativas; o modelo de Heckscher-Ohlin; o teorema da equalização dos preços dos fatores; comércio e distribuição de renda: o teorema de Stolper-Samuelson; modelo de concorrência monopolística, diferenciação de produtos e comércio intra-industrial. Vantagens comparativas dinâmicas. Argumentos para livre-comércio, argumentos para proteção.
Disponível
Política comercial e instrumentos da política comercial: tarifas de importação, cotas, subsídios à produção, subsídios à exportação e financiamento às exportações nas modalidades crédito ao exportador (supplier´s credit) e crédito ao importador (buyer´s credit). Multinacionais e investimento estrangeiro direto: teoria e experiência internacional. Multilateralismo e acordos multilaterais de comércio: GATT, GATS e TRIPS. O papel da Organização Mundial do Comércio (OMC). Políticas de defesa comercial: salvaguardas, antidumping e medidas compensatórias. Integração regional e experiências de integração regional no pós-guerra: União Europeia, NAFTA e MERCOSUL.
Disponível
O modelo keynesiano de determinação da renda e o multiplicador do comércio exterior. Modelos de ajuste do balanço de pagamentos no modelo keynesiano com regime de câmbio fixo e ausência ou presença de fluxos de capitais. Enfoque das elasticidades e a curva em J. Modelos de ajuste do balanço de pagamentos com câmbio flutuante e diferentes graus de abertura ao fluxo de capitais. O modelo IS-LM-BP em diferentes regimes de câmbio e graus de mobilidade do capital. O modelo de Mundell-Fleming e os dilemas da política macroeconômica (a “trindade impossível”).
Disponível
Sistema monetário internacional: padrão-ouro, BrettonWoods, pós-Bretton Woods e perspectivas. O papel do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BIRD). Áreas monetárias ótimas: conceitos, a experiência da União Europeia e problemas na preservação do euro. Modelos de ataque especulativo e crises financeiras domésticas e globais. A crise econômica global de 2008: diagnóstico e políticas para sua superação.
Disponível
V – ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO: Classificação de bens: público, semipúblico e privado. Bens públicos e externalidades. Funções governamentais.
Disponível
Princípios gerais de tributação.
Disponível
Tendências gerais da evolução do gasto público no mundo. O cálculo do déficit público: as Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) nos conceitos primário, nominal e operacional.
Disponível
VI – ECONOMIA BRASILEIRA: A crise de 1930 e a origem do modelo de substituição de importações no Brasil. As políticas de intervenção do Estado na primeira metade da década de 1950.
Disponível
O Plano de Metas e a industrialização pesada. A crise da economia brasileira na primeira metade da década de 1960 e as reformas estruturais no início do governo militar.
Disponível
Auge e declínio do “milagre” econômico (1968-1973). O primeiro choque do petróleo e o II PND. Crise da dívida externa, inflação e políticas de estabilização na década de 1980.
Disponível em 20/01/2021
As reformas econômicas da década de 1990: liberalização comercial, abertura financeira e privatizações. O Plano Real: concepção, implementação e principais problemas. Crise e ajuste pós-1999: regime de câmbio flutuante, metas de inflação e ajuste fiscal. Mudanças estruturais na economia brasileira após as reformas da década de 1990.
Disponível em 30/01/2021
VII – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL: Desenvolvimento na economia política clássica: especialização, divisão social & internacional do trabalho e produtividade. Desenvolvimento em Marx: a acumulação de capital e a dinâmica da taxa de lucro no longo prazo. Inovação, progresso tecnológico e o processo schumpeteriano de “destruição criadora”. O modelo de desenvolvimento de Rosenstein-Rodan: teoria do big-push. O modelo de Lewis: desenvolvimento com oferta ilimitada de mão de obra. Desenvolvimento em Hirschman: efeitos de encadeamento para frente e para trás. As teses de Prebisch-Singer: deterioração dos termos de troca e a economia política da CEPAL. Economias dinâmicas de escala, o papel da indústria manufatureira e a lei de Kaldor-Verdoorn. As teorias de crescimento neoclássicas: modelos de crescimento exógeno (Solow) e endógeno (Lucas-Romer). Desenvolvimento e restrições externas ao crescimento (a “lei” de Thirwall). Desenvolvimento e distribuição de renda. Desenvolvimento como “li

Aulas demonstrativas