Formação do espaço social brasileiro a apropriação da terra, a apropriação da América pelos Europeus, formação da sociedade brasileira, a organização administrativa, a organização econômica e as formas de trabalho, a sociedade colonial.
Expansão territorial e das descobertas das minas, influência das ideologias literais na história do Brasil e movimentos político-sociais no Final do Século XVIII, transformações ocorridas na Europa no início do Séc. XIX e a vinda da Corte portuguesa para o Brasil.
Formação do espaço social brasileiro independente: a colonização da América - sistemas coloniais e mercantilismo, movimentos da independência, a organização do Estado Brasileiro, movimentos populares e agitações político-sociais nas províncias, O Processo de Independência do Brasil.
Mudanças no panorama mundial e transformações socioeconômicas no Brasil.O Segundo Reinado.
República Velha e Era Vargas.
República Populista e Ditadura Militar.
O Estado nacional brasileiro na América Latina. O Estado brasileiro atual, a Nova República.
As novas relações econômicas e políticas - a Globalização e o Mercosul , as manifestações culturais na América Latina – ontem e hoje. A construção do Brasil contemporâneo na ordem internacional: transição do Feudalismo para o Capitalismo, potências europeias e a disputa pelas regiões produtoras de matéria prima, consolidação do Capitalismo monopolista nos EUA e a crise mundial do liberalismo.
Os conflitos entre as grandes potências e a Consolidação do Capitalismo monopolista no Brasil, governos militares na América e o processo de redemocratização desenvolvimento brasileiro na atualidade, o Brasil no contexto do mundo atual.
A Guerra Fria e a Nova Ordem Mundial.
Teoria da História e Historiografia. Aspectos metodológicos do ensino da história. A história como conhecimento humano. Questões relacionadas ao processo de ensino- aprendizagem.