A Geografia: conceituação, divisão e importância. As correntes da Geografia. Os métodos de análise empregados na análise geográfica. Principais elementos de um mapa. As curvas de nível na análise físicogeográfica. Orientação e Coordenadas Geográficas.
O espaço geográfico e a sua dinâmica ambiental e social. Paisagem rural. Os solos e as atividades agrícolas. A fisionomia da superfície terrestre. A geocronologia. A Terra no Espaço. A Litosfera. A Atmosfera e Climas. A Hidrosfera. A dinâmica da litosfera e os seus efeitos geológicos e geográficos. A gênese a evolução do relevo terrestre. A compartimentação do relevo terrestre. Os corpos rochosos e os solos. A dinâmica das superfícies líquidas. O espaço geográfico brasileiro. Os principais aspectos do quadro natural brasileiro.
Os climas e as atividades agrícolas. A dinâmica atmosférica e os tipos climáticos. Reconhecimento dos Domínios: O domínio Amazônico, O domínio da Caatinga, O domínio do Cerrado, O domínio da Araucária, O domínio da Pradaria, O domínio dos Mares de Morros, As faixas de transições. Geografia do Brasil: quadro natural, histórico, geopolítico, humano, econômico e social;
Paisagem urbana. Funções urbanas e redes de cidades. Problemas ambientais das grandes cidades. A infraestrutura urbana. A urbanização no Brasil. Aspectos geográficos das grandes regiões brasileiras, segundo a classificação do IBGE.
A ocupação produtiva do espaço brasileiro.
Geografia da População. Geografia Urbana. A população mundial. A distribuição e os movimentos da população na superfície terrestre. A população e as atividades econômicas. O ser humano e a utilização dos recursos naturais. A população e o meio ambiente. O crescimento e a dinâmica da população brasileira.
Meio Ambiente e Políticas Ambientais. As ações em defesa do meio ambiente. Os problemas ambientais e suas causas. As catástrofes ambientais naturais e de causas antrópicas. A questão ambiental no Brasil.
As áreas de economia subdesenvolvida. O desenvolvimento e o subdesenvolvimento. A América Latina, a África e a Ásia. Nacionalismos, separatismos e os focos de tensão mundial. As áreas de economia desenvolvida. Os blocos econômicos e os interesses políticos. Os aspectos econômicos e políticos da União Europeia. O crescimento industrial do Japão. A América Anglo-Saxônica. A Europa. A Divisão Internacional do Trabalho e da Produção. O Estado Nacional e a Globalização. O Capitalismo e a formação do espaço geográfico mundial. a modernização e a inserção do Brasil no mundo globalizado.
Guerra Fria e a nova ordem mundial. As mudanças no mundo globalizado: ambiente, tecnologia, economia e sociedade; os blocos econômicos e as potências atuais.
A Região Norte do Brasil. Os elementos mais expressivos do quadro natural da região Norte. Os principais problemas sociais e econômicos da Região.
Geografia do Pará: Recursos minerais, Questão Agrária e a Nova Fronteira Agrícola na Amazônia.
Transportes e Pecuária do Estado do Pará.
Aspectos Econômicos dos Principais Municípios do Pará.
Ensino de Geografia: O processo de ensino e aprendizagem em Geografia: concepções, situações didáticas, contrato e transposição didática, avaliação formativa, categorias geográficas, tempo didático; A pedagogia das competências e a pedagogia dos projetos: contextualização e interdisciplinaridade no ensino da Geografia. A utilização dos documentos cartográficos (mapas, gráficos e tabelas) no ensino de Geografia.
Competências e Habilidades prpostas pelo PCN.