Conhec. Espeíficos PG-DF Analista - Biblioteco | Estratégia Concursos

Conhecimentos Específicos p/ PG-DF (Analista Jurídico - Biblioteconomia) - Pós-Edital

Aula demonstrativa disponível
Download liberado
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 250,00
ou 12x de R$ 20,83
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 30/11/2020
Acesso até: 30/04/2021
Carga Horária
42 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Documentação. Conceitos básicos e finalidades da documentação geral e jurídica. Estrutura e características das publicações.
Disponível
Biblioteconomia e ciência da informação. Paradigmas. Órgãos reguladores da profissão de bibliotecário. Legislação profissional. As cinco leis da Biblioteconomia.
Disponível
Noções de informática para bibliotecas. Dispositivos de memória, de entrada e saída de dados. Automação. Formato de intercâmbio, formato US MARC.
Disponível
Normas técnicas para a área de documentação. Referência bibliográfica (de acordo com a norma da ABNT NBR 6.023).
Disponível
Normas técnicas para a área de documentação. Sumário, abreviação de títulos de publicações periódicas. Resumos, preparação de índices de publicações e guias de bibliotecas.
Disponível
Indexação. Conceito, definição, linguagens, descritores, processos e tipos de indexação. Resumos e índices: tipos e funções. Tesauro: princípios e métodos. O processo de busca e recuperação da informação. Metabuscador. Metadados.
Disponível
Identificação das fontes de informação. Identificação e conhecimento das principais fontes jurídicas de informação. Bibliografia. Conceituação, teorias, classificação e objetivos. Diário Oficial da União (DOU), Diário da Justiça. Diário Oficial do DF DODF.
Disponível
Os sistemas de organização do Conhecimento. Classificação Decimal Universal (CDU). Estrutura, princípios e índices principais e emprego das tabelas auxiliares.
Disponível
Organização e administração de bibliotecas. Princípios e funções administrativos em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca. Marketing da informação, divulgação e promoção. Centros de documentação e serviços de informação. Planejamento, redes e sistemas.
Disponível
Desenvolvimento de coleções. Políticas de seleção e de aquisição, avaliação de coleções, fontes de informação.
Disponível
Catalogação (AACR-2). Catalogação descritiva, entradas e cabeçalhos. Catálogos. Tipos e funções. Princípios da catalogação. Tipos de documentos. Catalogação de multimeios: CD-ROM, fitas de vídeos e fitas cassetes. Formato MARC21.
Disponível
Catalogação (AACR-2). Regras especiais da Parte I da AACR2.
Disponível
Catalogação (AACR-2). Regras especiais da Parte II da AACR2.
Disponível
Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos. Princípios e métodos. Noções de RDA.
Disponível
Catalogação cooperativa e retrospectiva. Redes de bibliotecas e sistemas de cooperação. Formato Marc21. Formato de intercâmbio. Rede Bibliodata Calco. Redes de bibliotecas jurídicas.
Disponível
Serviço de referência. Organização de serviços de notificação corrente (serviços de alerta), estratégia de busca de informação, planejamento e etapas de elaboração, atendimento ao usuário. Estudo de usuário — entrevista. Disseminação seletiva da informação (DSI). Lei de Acesso à Informação. Lei distrital de acesso à informação
Disponível
Principais sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais. Catálogos online (OPACs). Rede Virtual de Bibliotecas do Congresso Nacional (RVBI).
Disponível
LEXML Brasil. Rede de Informação Legislativa e Jurídica. Gestão de documentos. Noções de segurança da informação
Disponível
Banco de dados, base de dados, planejamento. Gestão de Documentos eletrônicos. Sistema integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal. Decreto 2.704/2010. Portaria conjunta n 2/2010 e suas alterações. Portaria conjunta n. 1/2009 e suas alterações.
Disponível
Bibliotecas digitais. Conceitos e definições; requisitos para implementação; softwares para construção.
Disponível
2.000 Questões do CESPE/UNB.

Aulas demonstrativas