Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.
Planejamento Estratégico. (Parte I)
Planejamento Estratégico. (Parte II)
Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
Função direção. Liderança.
Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação.
Competência interpessoal. (Trabalho em equipe)
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. A função do órgão de Recursos Humanos: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas.
Desempenho. Avaliação de Desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens.
Recrutamento e Seleção: técnicas e processo decisório.
Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação.
Gerenciamento de conflitos.
Gerenciamento de conflitos. (Negociação)
Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta; agências executivas e reguladoras.