Teoria Geral de Administração: principais correntes, ideias e principais críticas; antecedentes históricos da Administração; ADMINISTRAÇÃO: história e teorias contemporâneas; Administração moderna; desafios da administração moderna.
Planejamento: fundamentos, tomada de decisões, planejamento estratégico. Análise dos Ambientes Organizacionais Interno e Externo.
Organização: fundamentos, responsabilidade, autoridade e delegação.
Direção. Comportamento Organizacional: Teorias da motivação; Motivação e recompensas intrínsecas e extrínsecas; Motivação e contrato psicológico; Percepção, atitudes e diferenças individuais
Liderança e poder; Teorias da liderança.
Gestão de Pessoas: Conceito, objetivos e funções; As pessoas e as organizações; O sistema de administração de recursos humanos. Modelos de Gestão de Pessoas: Mudanças no mundo do trabalho desde o século XX; Evolução dos modelos de gestão de pessoas; Fatores condicionantes de cada modelo; Gestão Estratégica de Pessoas. Processos de Gestão de Pessoas nas Organizações
Comunicação interpessoal; Barreiras à comunicação; Comunicação formal e informal na organização.
Comportamento grupal e intergrupal; Processo de desenvolvimento de grupos. Gestão de equipes; Gestão participativa.
Administração de conflitos
Qualidade de Vida no trabalho.
Clima organizacional; Métodos e técnicas de pesquisa organizacional. Gestão de clima e cultura organizacional.
Conceito e tipologia de competências. Mapeamento e gestão por competências.
Avaliação e Gestão do desempenho.
Recrutamento e Seleção: técnicas e processo decisório
Modelos de administração pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. Administração pública gerencial
Evolução da administração pública no Brasil. As reformas administrativas.
Processo organizacional: planejamento. Gestão estratégica: planejamentos estratégico, tático e operacional.