Planejamento e Estratégia. Balanced Scorecard. Estrutura Organizacional. Departamentalização. Processo Organização
Controle. Indicadores de Gestão. Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Processos e certificação ISO 9000:2000.
Gestão da Qualidade. Ferramentas da Qualidade. Melhoria Contínua. Método Kaizen e 5S. Gestão de Conflitos nas Organizações. Trabalho de Equipe.
Processo decisório. Tomada de decisões nas organizações. Gestão do Conhecimento. Aprendizagem Organizacional. Gestão de Pessoas por Competências.
Teorias da Administração. Evolução do estudo da Administração. Comunicação. Clima e Cultura Organizacional. Gestão de Projetos
Modelos Teóricos de Administração Pública: Patrimonialista e Burocrático e Gerencial; Evolução dos modelos/paradigmas de gestão: a nova gestão pública. Gestão por resultados na produção de serviços públicos. Novas formas de gestão de serviços públicos: formas de supervisão e contratualização de resultados.
Experiências de reformas administrativas; O processo de modernização da Administração Pública. Controle da Administração Pública. Controle social e cidadania. O Sistema de Freios e Contrapesos: autotutela; Controle Interno, Controle Externo, o papel da CGU; revisão jurisdicional dos atos administrativos. Governo eletrônico.
Organização do Estado e da Administração Pública. Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva. Transparência. LAI. Compras Governamentais.
SIMULADO Governabilidade, governança e accountability. Ética no exercício da função pública. Gestão Pública empreendedora.
Convergências e Divergências entre a Gestão Pública e a Gestão Privada. Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo). Contratos Administrativos. Princípios da Administração Pública
Conceitos de Gestão de Pessoas. Recrutamento e Seleção. Análise e Desenho de Cargos.
Gestão do Desempenho. Remuneração. Benefícios e Incentivos. Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).