Como funciona a Investigação Social em um concurso de polícia?
A Investigação Social é uma etapa do concurso, assim como a prova escrita ou avaliação psicológica. Essa fase tem como objetivo analisar a vida pregressa (anterior) do candidato nos mais diversos aspectos: criminal, conduta pública, administrativa, social entre outros.
Além disso, a Investigação Social é de caráter apenas eliminatório. Ou seja, não há qualquer valoração que faça o candidato ganhar, por si só, posições. Ou o candidato será considerado RECOMENDADO ou será considerado NÃO RECOMENDADO.Obs. O candidato poderá ganhar posições se alguém que estava melhor classificado for eliminado nessa fase.
Quais são os fatos que afetam a idoneidade moral do candidato?I – prática de ato tipificado como crime, incompatível com o exercício de cargo policial; II – prática de ato de improbidade administrativa; III – prática de ato de violência física ou agressão moral; IV – prática de ilícito administrativo no exercício da função pública;V – prática de ato atentatório à moral e aos bons costumes; VIII – existência de sentença penal condenatória transitada em julgado; Segue -->>
X – relacionamento ou exibição em público com pessoas de notórios e desabonadores antecedentes criminais; XII – uso de droga ilícita; XIV– habitualidade em descumprir obrigações legítimas; XV – tatuagem que faça apologia a ideias discriminatórias ou ofensivas aos valores constitucionais; XVIII – exposição em redes sociais em desacordo com os pressupostos estabelecidos pela Polícia Federal para o uso de redes sociais pelos seus servidores. XIX – outras condutas que revelem a falta de idoneidade moral do candidato.
Outras informações relevantes da Investigação Social:A fase de investigação social ainda possui algumas atividades bem “curiosas”.Os servidores podem ir às ruas e confirmar presencialmente diversas informações que você prestou na FIC. Podem, por exemplo, conversar com pessoas próximas a você, como porteiros, vizinhos etc. Logo, não adianta omitir/mentir nas informações da FIC, pois, caso seja flagrado, fatalmente você será eliminado.Segue -->>
Caso você seja considerado NÃO RECOMENDADO, há previsão no edital para que apresente recurso em 2 (dois) dias.Ou ainda, se a comissão de investigação social achar por bem notificá-lo para que apresente ou esclareça alguma informação, o candidato terá 5 (cinco) dias para a defesa.Importante pontuar que o candidato eliminado terá acesso aos motivos de sua eliminação para que possa ingressar com o recurso conforme nos leciona a Súmula 684 do Supremo Tribunal Federal.