Artigo

TCE-AM Revogado. Veja a Análise Estatística do Edital que deve retornar.

Verificamos as razões da revogação do concurso e fizemos uma análise estatística do edital TCE AM com as expectativas de cobrança em prova!

O concurso do TCE-AM, logo após ter seu edital publicado, foi revogado pelo próprio órgão que fez o pedido do concurso. Você sabe por que isso ocorreu e se o concurso será “renovado”?

Analisaremos a razão da revogação e, mais importante ainda, em seguida, construiremos um guia de como você deve dar prosseguimento aos seus estudos desse concurso.

Fachada do TCE-AM

Observe os tópicos abordados:

  • Revogação
  • Perspectivas para o concurso
  • Como Aproveitar a revogação para sua preparação
  • Estatística de cobrança esperada.
  • Como vencer a FGV no TCE AM?

Revogação

Houve uma desobediência da lei durante a publicação do concurso. A lei estadual desobedecida foi a Lei Ordinária nº 4.605, de 28 de maio de 2018 e um dos itens que determinaram a revogação do concurso foi o artigo 13º, inciso I:

Art. 13. O edital do concurso público deve ser:

I – publicado integralmente no Diário Oficial do Estado, com antecedência mínima de 90 (noventa) dias da realização da primeira prova;

Desde o lançamento do edital os professores observaram alguns problemas com o cronograma. A comunidade concurseira, inclusive, imaginava que as datas estariam erradas já que se davam em dias úteis, porém, após verificação pela equipe do Estratégia, confirmou-se que as datas eram aquelas publicadas em edital e que ele não existia previsão de retificação.

Devido aos problemas com o edital, o o presidente do TCE-AM, conselheiro Mário de Mello se manifestou da seguinte maneira:

 “Em respeito a legislação, determinei que o edital fosse revogado e que a Fundação Getúlio Vargas, junto com a Comissão do Concurso Público, verificassem o edital em cumprimento às leis federais e estaduais. Isso em nada prejudica o andamento do concurso que será realizado este ano com nomeação dos aprovados ainda em 2021”,

O documento de revogação se encontra no próprio site da FGV, e segue:

Análise Estatística TCE AM

Perspectivas para o concurso

Como a razão da revogação do edital pode ser facilmente corrigida, aguarda-se que um edital retificado deve ser lançado ainda durante a semana do dia 17/05.

Considerando as ótimas remunerações, o concurso terá concorrência acirrada e, portanto, o concursando organizado já deve começar ainda nessa semana a se preparar, independentemente de novo edital. Observe as remunerações:

“O vencimento básico do cargo é de R$ 8.328,77 mais benefícios e vantagens. Entretanto, em consulta ao Portal da Transparência, é possível encontrar servidor ganhando até R$ 15 mil ou mais, já com os descontos!”

Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tce-am-edital-revogado-retificacoes/

Como Aproveitar a revogação para sua preparação

Aproveite os poucos dias que você ganhou com essa revogação para organizar seu material. Não deixe para fazer isso nos preciosos dias de pós-edital, afinal, de uma coisa sabemos: O órgão quer seguir rapidamente com o concurso, já que não queria nem mesmo esperar o prazo legal (rs.).

Brincadeiras à parte, realmente nosso concurso deve ter um prazo bastante curto uma vez tendo o novo edital lançado e sabemos que alguns poucos dias podem ser a diferença entre a aprovação ou não.

Até que tenhamos novo edital, aproveite para:

  • Comprar seu material,
  • Organizar seu espaço de estudos,
  • Conversar com sua família sobre os próximos meses de estudo (a compreensão e apoio dos familiares são importantíssimos)
  • Criar uma estratégia de estudos (decidir quais conteúdos merecem mais atenção). Um coach pode ajudar nesse processo de decisão.

Observe que a preparação antecipada pode te proporcionar preciosos dias para estudar matérias como, por exemplo, as legislações específicas que costumam vir pesadas em prova e que poucos concursando dominam antes de termos um edital aberto.

Análise Estatística TCE AM

Costumamos sempre falar que não praticamos “futurologia”. O que fazemos nessa análise é uma avaliação da cobrança histórica da banca nos últimos anos. Descobrimos então a tendência de cobrança da banca e depois filtramos os assuntos de acordo com os conteúdos esperados em prova.

Apresentamos hoje um histórico de cobrança na área de controle para a FGV e faremos algumas análises nas matérias que possuem maiores cobranças.

Direito Constitucional

Comecemos com uma das matérias mais cobradas em todos os concursos: Direito Constitucional. Primeiramente, observe a tabela de cobrança histórica da FGV para a área de Controle:

Análise Estatística TCE AM
Direito Constitucional – Análise Estatística TCE AM

Observando essa tabela chamamos atenção aos itens de “Tributação e Orçamento” que vem com sua cobrança bastante acentuada em nossas provas.

Veja também, que, dando enfoque ao estudo de provas estaduais, a parcela de cobrança sobre Organização do Estado com enfoque em Estados é um dos itens mais cobrados.

Também vemos que, nas provas de Controle, os conteúdos de princípios fundamentais e outras matérias cobradas intensamente em provas mais simples não aparecem em nossa prova. Portanto, especialize-se.

AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública – Análise Estatística TCE AM

AFO, Direito Financeiro e Contabilidade Pública são três assuntos difíceis e com cobrança bastante intensa em nossa prova. Fica a dica de que é necessário um estudo antecipado dessas matérias. Comece a aprender o conteúdo o quanto antes.

Análise Estatística TCE AM
AFO – Análise Estatística TCE AM

Vemos uma clara preferência da banca por algum assuntos em detrimento de outros, como ocorre em outras matérias.

Auditoria Governamental – Análise Estatística TCE AM

Auditoria Governamental – Análise Estatística TCE AM

Auditoria Governamental é uma matéria diferenciada em nosso edital. A quantidade de páginas das normas é bastante grande, porém as bancas são bastante constantes em sua cobrança. Ou seja, mantém suas questões presas a determinadas parcelas das normas.

Elas abusam de certos itens dentro de cada uma das normas de auditoria e deixam outros completamente de lado. Tendo dito isso, essa é uma das matérias em que o aluno mais tem que se apoiar no PDF.

Estudar pelas Normas pode ser um estudo pouquíssimo eficiente. Muito do conteúdo de cada uma das Normas não aparece em prova. Reiteramos: Estude pelo PDF.

Direito Administrativo

Análise Estatística TCE AM
Direito Administrativo -Análise Estatística TCE AM

A recomendação é que o aluno cubra todo o conteúdo das aulas mais cobradas de maneira aprofundada e que perceba em quais pontos da aula tem maior dificuldade, mas que não deixe de lado as matérias menos incidentes já que Administrativo é uma matéria tradicional.

Lei Geral de Proteção de dados

LGPD – Análise Estatística TCE AM

Trazemos essa matéria separadamente, pois com a edição dela, houve muita repercussão na mídia, fazendo com que os examinadores tenham tendência a cobrá-la.

Português – Análise Estatística TCE AM

Iniciamos uma matéria temida por muitos alunos. Esse temor é bem fundado, já que Português pode ter sua cobrança de maneira muito difícil. Observe a tabela:

Português – Análise Estatística TCE AM

Português para a FGV é bastante complicado. Recomendamos que o aluno saiba muito bem a gramática para que garanta pontos, já que a interpretação de textos da FGV costuma ter pouca constância em sua cobrança.

Contabilidade

Análise Estatística TCE AM
Contabilidade – Análise Estatística TCE AM

Contabilidade Geral é uma matéria cobrada de forma muito diferente entre as bancas, portanto conheça MUITO BEM a cobrança da FGV!

Outro ponto importante a ser chamado atenção nessa matéria é o da curva de aprendizado dela. A grande maioria das pessoas sofre muito com Contabilidade. É um assunto longuíssimo e complexo. Dizemos isso não para assustar, mas para que o concursando comece a estudar o quanto antes, pois a probabilidade de dominá-la por completo dentro do espaço de tempo de um pós-edital é pequena.

Conclusão sobre a Banca e a Análise Estatística TCE AM

A FGV tem fama de ser uma banca bastante difícil. Historicamente a FGV já fez provas tão difíceis que as vagas acabaram não sendo preenchidas.

Esse padrão de dificuldade, porém, tem mudado, já que o objetivo maior de um ente federado ao realizar um concurso é de angariar novos servidores e não apenas de castigar concursando.

Ou seja, vemos a FGV se tornar uma banca mais justa nos últimos anos.

Cobranças Peculiares Da Banca

Se existe uma banca peculiar, é a FGV. Uma de suas características principais é a dificuldade em suas questões. Além disso, quando citamos “jurisprudência de banca” a FGV não segue nem as próprias, muitas vezes ela modifica seu entendimento de um ano para outro e depois retorna ao entendimento anterior em um concurso posterior.

O que se entende é que falta uma comunicação dentro da organização para que haja consenso entre os examinadores.

Como vencer a FGV utilizando a Análise Estatística TCE AM?

Você deve estar se perguntando: O que eu faço então?! Se nem a banca consegue se ajustar, como eu faço pra vencer ela?!

A primeira coisa a se ter em mente é que: Todos os concursandos estão fazendo a mesma prova! Ou seja, a dificuldade de um é a dificuldade de todos (mesmo os mais experientes).

A segunda coisa é: Essas questões super difíceis são a grande minoria da prova (menos de 5% dos pontos).

Vence essa banca quem tem calma e sagacidade. Se a questão for simples direto ao ponto, e a maioria é, resolva-a e ponto final. Caso note que ela é complexa demais, ou que pareça se contradizer, deixe a questão para o fim.

Quando voltar nela (depois de resolver toda a prova) você estará mais tranquilo e com a mente mais clara. Possivelmente a resposta aparecerá mais facilmente e você nem mesmo tinha se deparado com uma questão confusa, mas apenas estava ansioso.

Caso, ainda assim, a questão seja confusa, procure os possíveis erros de cada uma das alternativas, elimine aquelas que obviamente não são a resposta e selecione aquela que mais parece correta para você.

Uma vez terminada a prova, procure os professores do Estratégia e, se possível, peça a anulação da questão.

Os concursandos que travam nessas questões e perdem a calma podem acabar perdendo toda a prova. Lembre-se sempre: Todos fazem a mesma prova!

Um abraço.

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Até mais!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.