Artigo

Secretaria de Cultura do DF – Comunicação – Recursos

Olá, queridos alunos!

 

Espero que tenham se saído bem na prova. De modo geral, ela trouxe algumas surpresas, mas nada de outro mundo. A prova não teve os assuntos bem distribuídos e explorados… Só uma questão de legislação??? No entanto, consegui visualizar poucas oportunidades de recursos.

Apesar de não ser material do nosso curso, vou começar comentando a discursiva – houve bastante polêmica quanto a ela. Digo logo de cara que acho muito difícil anularem o tema, uma vez que isso acarretaria num cancelamento de todo o concurso… No entanto, acho interessante que quem se sentiu lesado recorra, não custa nada e vai que…

Também tivemos uma questão com o mesmo tema da discursiva, o marco civil da internet”.  Pois bem! Como havia falado antes, os temas dos editais de Comunicação são muito (muito mesmo) abrangentes. Praticamente qualquer coisa pode ser encaixado em um dos tópicos, com maior ou menor correspondência. Nossa maior dificuldade é tentar colocar um ponto final em nossas aulas. É muito difícil conseguirmos abarcar todas as possibilidades.

No entanto, podemos recorrer também dessa questão – já que o tema trata de uma legislação não vigente à época do edital e não trazida expressamente no conteúdo programático. Mas por ter sido tema da discursiva, a banca pode entrar em contradição, por isso acho também difícil a anulação dessa questão.

Vamos falar, finalmente, das possibilidades mais concretas de um recurso ser acatado. Como foram vários tipos de prova, não falarei do número das questões, mas dos enunciados, ok?

 

A questão sobre as teorias da comunicação de enunciado: “Em relação às teorias da comunicação, assinale a alternativa correta.” De gabarito: “A teoria dos meios de comunicação resultante dos estudos psicológicos experimentais consiste, sobretudo, na revisão do processo comunicativo entendido como uma relação mecanicista e imediata entre estímulo e resposta.” Está no mínimo confusa, para não dizer equivocada.

Esses “estudos psicológicos experimentais” de que trata a questão parecem se referir aos estudos de Pavlov, já que a alternativa foi considerada correta – uma vez que ele tratou da relação mecanicista entre estímulo e resposta.

No entanto, “estudos psicológicos experimentais” também podem se referir à Teoria da Persuasão, também conhecida como Teoria Empírico-Experimental, que passa a considerar processos psicológicos intervenientes relativos à comunicação. Sendo assim, por esse entendimento, não haveria relação mecanicista entre estímulo e resposta.

Como a questão não deixa claro sobre qual teoria ela está tratando, podemos recorrer!

Nessa mesma questão, poderíamos marcar a seguinte alternativa como correta: “O termo indústria cultural foi utilizado pela primeira vez por Adorno e Horkheimer ao analisarem fenômenos sociais caracterı́sticos da sociedade europeia.”

Provavelmente, o elaborador considerou errada a alternativa por afunilar a análise de Adorno e Horkheimer à “sociedade europeia” – já que eles pretendiam uma análise da sociedade industrial capitalista. No entanto, sendo provenientes da Escola de Frankfurt (na Alemanha à Europa), podemos dizer que “a primeira vez” que esse termo foi utilizado, estava, sim, analisando “os fenômenos sociais característicos da sociedade europeia.”

E digo mais! Dizer que analisavam a sociedade europeia, não quer dizer que eles não analisaram outras sociedades. Eu, em minha humilde opinião, marcaria essa como sendo a alternativa verdadeira.

 

Uma outra questão bem confusa foi a com o seguinte enunciado: “Em relação ao editorial, assinale a alternativa correta.” Veja bem… O gabarito foi a alternativa que dizia o seguinte: “É no editorial que a visão jornalística se faz livre do conceito de imparcialidade e da obrigação objetiva no ato de redigir o texto.”

Concordo que a alternativa está correta, mas poderíamos assinalar a seguinte como correta: ”Apesar da liberdade quanto à expressão de opinião, um editorial caracteriza-se por conter informações relevantes ao leitor.” Se não for relevante ao leitor, para que publicar?  Todo o conteúdo publicado por um veículo jornalístico deve partir do pressuposto que aquilo é relevante para alguém…

Podemos, portanto, recorrer dessa questão, sob a alegação de duas alternativas estarem corretas.

 

 

Essas são, na minha opinião,  as questões que merecem ser revistas pela banca. Mas antes de acabar, gostaria de deixar claro que, caso você tenha se sentido lesado em outras questões, RECORRA!!! Não precisa ter experiência para recorrer, basta redigir um texto curto e objetivo sobre as razões de você achar pertinente a mudança ou anulação da questão. Você não tem nada a perder!

 

Abraços e boa sorte!

 

Paolla Marletti

[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.