Sabe seu perfil de aprendizagem? Ele influencia no seu estudo! Bruno Soares
Concursos Públicos

Sabe seu perfil de aprendizagem? Ele influencia no seu estudo!

E aí concursando, tudo tranquilo? Esse será um artigo rápido objetivo, porém de extrema importância para definir seu perfil de aprendizagem.

Você sabia que existem perfis de aprendizagem e que ele pode influenciar diretamente na forma que você estuda??? Você sabe se está estudando da forma que seu cérebro consegue assimilar melhor???

Na literatura, podemos encontrar várias divisões, porém decidi dividir em 3 perfis básicos: o visual, o auditivo e o cinestésico.

Nem sempre alguém se encaixa 100% em apenas um, porém descobrir o perfil principal irá auxiliar na elaboração do seu plano de ação e definir a técnica de estudo adequada para o momento.

A seguir vou explicar um pouco sobre cada um.

Visual – Pessoas que possuem facilidade ao visualizar o material que está estudando. São aqueles que conseguem manter o olhar fixo em toda a aula e caso desvie o olhar para escrever no caderno irá perde a atenção.

Suas características principais são:

  • Lembra bem dos rostos;
  • Quieto, não fala muito;
  • Tem boa visão das soluções que irá implementar;
  • Organiza seus pensamentos escrevendo;

Auditivo – Pessoas que possuem facilidade ao ouvir alguma informação. São aqueles que buscam ouvir mais atentamente ao conteúdo, pois é a forma que mais aprendem. Naturalmente o barulho incomoda mais esse perfil de estudante.

Suas características principais são:

  • Lembra os nomes;
  • Gosta de ouvir as pessoas;
  • Testa as soluções verbalmente;
  • Organiza seus pensamentos verbalmente;

Cinestésico – Pessoas que possuem facilidade com as atividades mais práticas. São aqueles que ficam inquietos em uma sala de aula, pois não estão colocando em pratica o conteúdo.

Suas características principais são:

  • Lembra das coisas que fez;
  • Gesticula muito quando fala;
  • Impulsivo, não testa soluções;
  • Não organiza muito bem o pensamento, parte para ação;

Pronto, agora que você sabe qual seu perfil de aprendizagem poderá otimizar seu estudo com a técnica adequada.

Lembre-se de alinhar seu perfil de estudo com técnicas que sejam eficientes.

Muito importante ter em mente que não adianta levar em consideração seu perfil e utilizar técnicas pouco eficientes, porque isso irá trazer apenas prejuízos.

Portanto esteja atento ao grau de eficientes das técnicas.

Grande abraço e bons estudos.

Bruno Soares

Coach no Estratégia Concursos

Posts Relacionados

Bruno Soares

Bruno Soares

Meu nome é Bruno Soares e sou formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás. Durante meus anos de estudos acumulei muita experiência e várias aprovações:  APROVADO E NOMEADO: 2º lugar para Oficial no CBMDF; APROVADO E NOMEADO: 2º lugar para Analista de Gestão Administrativa na UEG; APROVADO E NOMEADO: 6º lugar para soldado condutor no CBMDF; APROVADO E NOMEADO: 8º lugar para perito criminal na PC-PR; APROVADO E NOMEADO: 197º lugar para agente de polícia na PC-GO; APROVADO: 3º lugar para Engenheir Eletricista na UFG; APROVADO: 8º lugar para Engenheiro Eletricista no HC-UFG; APROVADO: 16º lugar para Analista Judiciário - Engenharia Elétrica no TRT3; APROVADO: 73º lugar para Engenheiro Eletricista na CEB.   Para ser aprovado em concursos, hoje é necessário mais que vontade, você irá precisar estar bem focado na sua área! Quero compartilha rminha experiência durante os meus anos de estudo para direcioná-los sobre o seu futuro no mundo dos concursos.   "Só não passa aquele que desiste"

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados