0

Rodadas de Reta Final para o concurso de Delegado da Polícia Civil do Paraná

Apresentação do Curso

Aqui é Ricardo Torques, professor e coordenador do Estratégia Carreira Jurídica.

Tenho a felicidade de apresentar a você nossas Rodadas de Reta Final para o concurso de Delegado da Polícia Civil do Paraná. Tomo a liberdade, nesta apresentação, de falar um pouco sobre o concurso e sobre este novo produto que apresentamos para nossos alunos de Carreiras Jurídicas.

O concurso de Delegado da PCPR foi muito aguardado. Houve até “anúncio” de publicação do edital, que acabou por não sair na data informada. O tempo passou, o COVID-19 chegou e a expectativa por novo edital reduziu. Foi quando a FUNPAR-UFPR lançou edital para provimento imediato de 50 vagas, com provas objetivas em 26/7 e provas discursivas em 9/9.

50 vagas é um bom número de vagas! Melhor ainda se confirmar a expectativa de chamar mais. Ao conversar com alguns colegas delegados da PCPR, há necessidade imensa de pessoal, praticamente metade dos cargos atuais estão vagos. Há, ainda, expectativa de debandada de delegados devido à PEC aprovada em dezembro de 2019, que altera regras previdenciárias na Constituição do Estado.

Embora imagine que todos já tenham lido o edital, destacarei algumas informações relevantes para fins de preparação.

A primeira delas é que as provas serão elaboradas pela banca organizadora, não há banca própria para elaboração das questões, tanto objetivas como discursivas. É o que consta do item 9.1.1 do edital. Esse ponto é de fundamental importância, caso contrário deveríamos estudar a predileção teórica dos examinadores. Como não sabemos quem irá elaborar as questões, temos que conhecer a banca.

Infelizmente a FUNPAR-UFPR não é uma banca tradicional em concursos públicos. Trata-se de banca local que fez, recentemente, o concurso da Câmara de Curitiba. Em 2019, aplicou provas para Cartório TJPR e Itaipu-Binacional. Em rápida análise das questões, podemos perceber questões mais simples, que cobram majoritariamente a legislação, alguns conteúdos doutrinários e pouca jurisprudência (especialmente do STF). Aproxima-se, acredito, da banca VUNESP.

Outra informação relevante é o número de candidatos que serão convocados para as provas discursivas. Desde que acerte 60% da prova, os primeiros 1.000 candidatos serão convocados. Logo, o seu foco, num primeiro momento, deve ser acertar 60 das 100 questões (todas têm peso 1) e ficar entre os 1.000. Contudo, penso que você deve se preocupar, em certa medida, em aprofundar o estudo, especialmente nas matérias penais, em Direito Administrativo e em Direito Constitucional, de modo a se preparar, desde já, para a segunda etapa. Não é hora de treinar discursivas, contudo, é hora de acumular o máximo de informações.

Acredito as informações acima justificam a importância de elaborarmos um material de aprofundamento, cujo objetivo é tratar de temas específicos e de tópicos aprofundados. Na prova objetiva esses assuntos irão descolá-lo da média. Na prova discursiva você estará preparado para o pior ;)

Consideramos na estruturação do curso, a distribuição de ambas as provas:

  • prova objetiva:
  • prova discursiva:

Diante disso, convocamos nosso corpo de professores delegados de polícia civil para entregarmos a você, semanalmente, uma rodada com análise de temas importantes, com a criação de questões inéditas objetivas e discursivas e, também, com a elaboração de uma peça.

As rodadas serão publicadas às quartas-feiras e todas terão a seguinte composição:

MatériaProfessorTemaQuestão ObjetivaQuestão Discursiva
Direito AdministrativoAkhenaton Nobre – Delegado da PCSP281
Direito ConstitucionalOto Andrade Teixeira – Delegado da Polícia Federal281
Direito PenalIvo Martins – Delegado da PCAM282
Direito Processual PenalOto Andrade Teixeira – Delegado da Polícia Federal282
Legislação Penal EspecialFernando Bezerra – Delegado da PCAM282
CriminologiaBeatriz Pestilli – Delegada da PCSP13*
Direito CivilDelegada da PCSP13*
Direitos HumanosDelegada da PCSP13*
InformáticaRanielison Ferreira dos Passos – Professor13*
Medicina LegalPaulo Bilynskyj – Delegado da PCSP13*
Peça PráticaRodrigo Souza – Delegado da PCPR1

Semanalmente, você receberá 15 temas específicos ou tópicos aprofundados, 55 questões inéditas, 8 questões discursivas e 1 peça. Todo esse conteúdo será ineditamente produzido por equipe especializada de professores.

Como vamos iniciar com a 1ª rodada em 15/4, sempre às quartas-feiras, você terá, ao total, 14 rodadas.

Somando todo o curso, você terá à disposição:

  • 224 temas específicos e tópicos aprofundados;
  • 770 questões inéditas;
  • 112 questões discursivas; e
  • 14 peças.

É evidente que esse material não é exaustivo. Nossa sugestão é utilizar deste material para um aprofundamento. O pacote pós-edital completo você encontra aqui:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/pc-pr-policia-civil-do-parana-delegado/

Esse material é, contudo, aquele passo a mais que irá destacá-lo entre milhares de candidatos.

Informações Finais

Acredito que sejam essas as principais informações sobre o nosso curso de Rodadas.

Se você tiver dúvidas de conteúdo, pode deixá-lo no fórum. Nossos professores irão respondê-lo.

Qualquer dúvida em relação ao andamento do curso, fiquem à vontade para procurar pela coordenação em:

[email protected]

Deixo, ainda, nosso canal do Telegram para que possamos informá-los de nossos eventos e projetos para o concurso de Delegado da PCPR:

https://t.me/deltaPCPR

Forte abraço!

Excelentes estudos,

Ricardo Torques

Professor e coordenador do Estratégia Carreira Jurídicas

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *