Artigo

Questão de raciocínio lógico para o INSS

Para os que não me conhecem, sou Alexandre Azevedo, professor de matemática, física e raciocínio lógico.Venho divulgando vários artigos desde que entrei para o site do estratégia concursos com a finalidade de te ajudar em sua jornada de concurseiro e,também,para divulgar o meu trabalho.

A questão que farei hoje encontra-se dentro do assunto conjuntos, presente no edital do INSS.Apesar disso, é uma questão que pode vir a cair em várias provas em que matemática ou raciocínio lógico sejam cobrados.Na Receita Federal, por exemplo, tal assunto encontra-se presente e as questões da Esaf deste tópico são bem parecidas com aquelas cobradas pela FCC.

Vamos lá:

(BANCO DO BRASIL-2010-FCC) Das 87 pessoas que participaram de um seminário sobre  A Segurança no Trabalho, sabe-se que:

− 43 eram do sexo masculino;
− 27 tinham menos de 30 anos de idade;
− 36 eram mulheres com 30 anos ou mais de 30 anos de idade.

Nessas condições, é correto afirmar que

(A) 25 homens tinham 30 anos ou mais de 30 anos de idade.
(B) o número de homens era 90% do de mulheres.
(C) 8 mulheres tinham menos de 30 anos.
(D) 16 homens tinham menos de 30 anos.
(E) o número de homens excedia o de mulheres em 11 unidades.

Resolução:

O ideal numa questão como essa é que façamos uma tabela, tabela na qual iremos colocar nas linhas o número de homens e mulheres e, ao longo das colunas, o número de quem tem 30 anos ou mais numa coluna e quem tem menos de 30 anos numa outra.

Sendo assim, teremos, inicialmente:

                                        30 anos ou mais                  Menos de 30 anos                          total
homens                                                                                                                               43
mulheres                             36
total                                     60                                                     27                                  87

Preenchendo com os dados iniciais do problema temos a tabela acima… no entanto, como o total de pessoas é de 87, isso irá nos ajudar a preencher as demais lacunas, pois esse total tem que ser encontrado somando tanto o número de pessoas quanto somando aqueles que têm 30 anos ou mais com aqueles que têm menos de 30 anos.

Com isso, teremos a tabela abaixo:

                                       30 anos ou mais                          Menos de 30 anos                        total
homens                                    24                                                                                            43
mulheres                                 36
total                                         60                                                         27                                87

Como já temos 27 pessoas com menos de 30 anos, faltam 60 para completar 87 pessoas.

Além disso, ao preencher esta lacuna encontramos o total de pessoas com 30 anos ou mais. Como já tínhamos 36 mulheres com essa faixa etária, faltam 60 – 36 = 24 para completarmos a primeira coluna.

Estamos agora quase acabando… já temos condições de completar as últimas lacunas: como o total de homens é 43 e já temos 24,faltam 43 -24 = 19.

Reparem agora em como completei a última tabela.

                                                30 anos ou mais                           Menos de 30 anos                            total
homens                                             24                                                          19                                  43
mulheres                                           36                                                            8                       87-43=44
total                                                   60                                                           27                                 87

Viram como foi bem tranquilo? Questões assim caem muito em prova. Você só tem que tomar cuidado para não fazer diagrama de conjuntos numa questão como essa. Primeiro que, mesmo que desse para fazer, você iria ficar “mega” enrolado, pois você tentaria colocar 4 conjuntos: homens, mulheres, 30 anos ou mais e menos de 30 anos.

Segundo, que não são 4 conjuntos, pois o que temos aqui são homens e mulheres onde cada um pode ter uma das duas características: ter mais de 30 anos(ou 30 exatamente) ou menos de 30 anos.

Logo, numa questão como essa, não esqueça: você tem que fazer a tabela para te ajudar!

Gabarito: C

Vamos lá pessoal, falta ainda 1 mês para o concurso do INSS e é hora de treinar com todo o gás questões referentes à matéria que vai cair na prova.

Mais e mais questões como essa encontram-se em meu curso de raciocínio lógico em exercícios para o INSS, disponível no link abaixo:

http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/287/questoes-comentadas-de-raciocinio-logico-para-inss.html

ou

http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/383/pacote-completo-de-exercicios-p-inss–todas-as-materias.html


Bom pessoal, bons estudos e segue o email para dúvidas,críticas e sugestões:

[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Adorei as questoes.e estou me baseando nelas para ser aprovada no inss 2015.caso eu consiga a mesma,terei o prazer de avisar.obrigada por me ajudar.
    Vera em 29/05/15 às 18:56