Questão de contabilidade FCC
Concursos Públicos

Questão de contabilidade FCC

Olá, meus amigos. Como estão?

Como todos sabem, foi autorizado por esses dias a realização do certame para AUDITOR TRIBUTÁRIO MUNICIPAL DE SÃO PAULO, excelente cargo cuja banca provável é a FCC. A remuneração é de aproximadamente R$ 13.000,00. Serão 52 vagas e cadastro até o limite de 120.

Para os futuros candidatos, já passa da hora de iniciar a preparação. Hoje traremos uma questão de contabilidade. Uma questão nova, diga-se de passagem.

Vejamos…

(FCC/TRT/24a/2011) As Companhias Abertas deverão apresentar as suas demonstrações financeiras consolidadas, adotando o padrão contábil internacional, de acordo com os pronunciamentos emitidos pelo International Accounting Standards Board ? IASB,
(A) a partir do exercício findo em 2009.
(B) a partir do exercício findo em 2010.
(C) a partir do exercício findo de 2011.
(D) a partir do exercício findo de 2012.
(E) sendo facultativo para o exercício de 2010 e obrigatório para o exercício de 2011.

Comentários

A resposta para esta questão pode ser encontrada na Instrução da CVM n. 457, de 13 de julho de 2007, que trata sobre a elaboração e divulgação das demonstrações financeiras consolidadas, com base no padrão contábil internacional emitido pelo International Accounting Standards Board – IASB.

A adoção de adoções, no Brasil, de práticas contábeis convergentes com as práticas internacionais se dá principalmente, em virtude de, transparência e confiabilidade nas nossas informações financeiras e também para possibilitar a um custo mais baixo o acesso de empresas nacionais a fontes de financiamentos externas.
Demonstrações Contábeis Consolidadas são aquelas resultantes da agregação das demonstrações contábeis de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a(s) outra(s).

O objetivo da consolidação é apresentar as demonstrações contábeis de duas ou mais empresas (controladas, coligadas ou pertencentes ao mesmo grupo empresarial) como se fosse uma empresa só. Para isso, todas as operações internas (entre empresas do mesmo grupo, que serão objeto de consolidação) devem ser eliminadas, constando nas demonstrações financeiras apenas as transações com terceiros.

A citada instrução normativa prescreve que:

Art. 1º As companhias abertas deverão, a partir do exercício findo em 2010, apresentar as suas demonstrações financeiras consolidadas adotando o padrão contábil internacional, de acordo com os pronunciamentos emitidos pelo International Accounting Standards Board ? IASB.

Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se, ainda, às demonstrações consolidadas do exercício anterior apresentadas para fins comparativos.

Assim, o gabarito da nossa questão é a letra B.

Gabarito – B.

Esta questão, e centenas de outras, estão no material de PROVAS COMENTADAS DE CONTABILIDADE FCC que eu e o professor Luciano Rosa divulgamos aqui, no Estratégia.

Por hoje é só!

Um abraço.

Gabriel Rabelo.

Gilmar Possati

Gilmar Possati

 É Auditor Federal de Finanças e Cntrole da Controladoria-Geral da União (CGU). Pós-graduado em Auditoria Financeira pela UnB/TCU (2014). Pós-graduado em Finanças Públicas - ênfase em Administração Financeira e Orçamentária pela ESAF (2012). Especialista em Aplicações Complementares às Ciências Militares pela EsFCEx (2009). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Aprovado em 1º lugar para o concurso do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - área organizacional - Contador (2012) e em 2º lugar para Oficial do Exército - Ciências Contábeis (2009). Foi aprovado, ainda, para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU em 2012 e para Auditor Público Externo (área Contábil) do TCE-RS em 2014.  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados