Artigo

Provável questão para o próximo concurso de ACE (MDIC)

Olá, amigos do Estratégia! Tudo bem?

Como está a preparação para o próximo concurso do MDIC?

Amigos, hoje resolvi comentar uma questão que, acredito, será uma ótima pedida para esse próximo concurso de Analista de Comércio Exterior. Eu apostaria que será cobrado algo parecido!

Vejamos:

(ESAF/CVM/2010)- Em nível teórico, a abordagem tradicional do comércio internacional, com suporte no teorema de Stolper-Samuelson, refere-se ao processo de abertura comercial como uma forma de reduzir as disparidades de salário entre trabalhadores qualificados e não-qualificados nos países em desenvolvimento.

Esse argumento tem como pressuposto o fato de a liberalização comercial

a) diminuir o preço do fator abundante (trabalho não-qualificado) nos países em desenvolvimento.
b) reduzir o prêmio do trabalho qualificado.
c) melhorar os termos de troca em favor das importações.
d) piorar os termos de troca em favor das exportações.
e) aumentar o prêmio do trabalho qualificado.

Comentários:

E aí, pessoal? Qual o gabarito dessa questão?

De início, cumpre-nos esclarecer que o enunciado da questão fez menção ao Teorema Stolper-Samuelson para se referir aos efeitos da liberalização comercial. Na verdade, o Teorema Stolper-Samuelson explica os efeitos da imposição de barreiras comerciais. O teorema que explica os efeitos da liberalização comercial sobre a remuneração dos fatores de produção é o Teorema Hecksher-Ohlin-Samuelson. É, então, com base nele que examinaremos a questão!

Segundo o Teorema Hecksher-Ohlin-Samuelson, o livre comércio provoca o aumento da remuneração do fator de produção abundante e a redução da remuneração do fator de produção escasso. Logo, em uma economia em que o trabalho é abundante, aumentam os salários; em uma economia em que o trabalho é escasso, os salários se reduzem.

O enunciado fez referência à redução das disparidades de salário entre trabalhadores qualificados e não-qualificados nos países em desenvolvimento como decorrência do livre comércio. Vejamos:

1)− Nos países em desenvolvimento, há abundância de mão-de-obra não-especializada.

2)− Nos países em desenvolvimento, há escassez de mão-de-obra especializada.

Se, nos países em desenvolvimento, há abundância de mão-de-obra não- especializada, pela aplicação do Teorema Hecksher-Ohlin-Samuelson, o livre comércio levará ao aumento dos salários dos trabalhadores não-especializados. Isso porque o trabalho não-especializado é o fator de produção abundante nos países em desenvolvimento.

Por outro lado, se, nos países em desenvolvimento, há escassez de mão-de-obra especializada, o livre comércio levará à redução dos salários dos trabalhadores especializados (letra B). Isso porque o trabalho especializado é o fator de produção escasso nos países em desenvolvimento.

Ficou claro pra todo mundo? Está aí minha PRIMEIRA APOSTA para o concurso de ACE!

Vamos conversando mais nos próximos dias!

Grande abraço,

Ricardo Vale

[email protected]
http://twitter.com/#!/RicardoVale01
http://www.facebook.com/rvale01

“O segredo do sucesso é a constância no objetivo!”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.