Artigo

Prova do TCE-BA – Prova de ARM sem recursos

Tudo bom meus caros?

Antes de tudo, perdoem a demora para um anúncio oficial. Pois bem, para quem mandou email, esta é só uma confirmação, e para quem não mandou, aí vai a opinião de seu professor: não há recursos na disciplina de Gestão de Materiais para a prova reaplicada.

Contudo, uma das questões merece comentário, razão pela qual transcrevo a resposta do email que um dos alunos encaminhou, sobre a questão 68 da prova tipo 1 – Branca, que tratava da classificação xyz:

Eu bem que estranhei esta questão :P. Parecia meio que dada, o problema é que existe uma pegadinha nela, pegadinha esta que, na minha opinião, confirma o gabarito da banca.

Vamos lá: você deve se lembrar da classificação xyz, na qual eu disse que os critérios normalmente empregados eram os seguintes:

– Essencialidade para alguma atividade vital da organização.
– Facilidade de aquisição
– Possibilidade de substituição por outro equivalente.

E dentro do quadro Z, coloquei:
•Tem uma importancia operacional elevada, é tido como material essencial e, portanto imprenscindível.

Pois bem, a imprescindibilidade depende da importância operacional. Ou seja, não é qualquer item imprescindível que entrará na classificação Z, mas apenas aquele que o for em decorrência de sua importância operacional elevada.

Quando o enunciado afirma que os itens são imprescindíveis (ambos), não está dizendo nada :P (ou praticamente nada). É na segunda pergunta que devemos nos concentrar: o material é da linha de produção?

Se o material não é da produção, ele não tem importância operacional.. Mesmo que seja imprescindível para outro setor, do ponto de vista operacional (que é o utilizado pela classificação) ele não tem representatividade nenhuma, o que o faz afundar para a classificação X.

Essa questão causou certa desconfiança, mas seu professor a considera correta. Isto não significa que vocês não devam recorrer dela se a considerarem um absurdo (pelo contrário, eu estimulo vocês a recorrer sempre que acharem algo com que não concordem!).

Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.