Artigo

Pós-graduação: como funciona o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)?

Entenda quais são as etapas para o desenvolvimento de um TCC que agregue valor para a sua carreira profissional

Uma das principais preocupações de um aluno, seja na graduação ou na pós-graduação, é com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O projeto é responsável, muitas vezes, por tirar o sono de quem precisa se formar e obter o seu diploma ou certificado de conclusão de curso. No entanto, é uma das experiências mais importantes de aprendizado durante o processo de formação profissional. 

No artigo de hoje, você vai entender como você pode desenvolver um bom projeto de TCC e conferir dicas para que esse trabalho efetivamente agregue valor à sua carreira. Boa leitura!

1) Os objetivos de um Trabalho de Conclusão de Curso

O ponto de partida para lidar bem com o TCC é entender o seu propósito: além de permitir que o aluno foque, durante alguns meses, no conhecimento de um tema específico, ele também permite uma pesquisa e um olhar multidisciplinar para os diversos conteúdos que foram estudados ao longo do curso. 

Dessa forma, o TCC é uma excelente ferramenta para que o aluno possa fazer uma aplicação mais prática e/ou uma análise mais aprofundada sobre um determinado assunto que lhe chamou a atenção durante o seu processo de formação. 

Cada instituição de ensino tem políticas próprias em relação ao TCC, no entanto, a maioria das faculdades disponibiliza ao menos duas opções para os seus alunos:

  1. Realização de um projeto prático como TCC: essa possibilidade tem como foco os alunos que têm maior interesse em desenvolver novos produtos, planejar novos negócios e/ou fazer algum projeto que tenha um impacto direto na sua carreira profissional. Logo, é um modelo mais flexível e com um teor mais prático para a aplicação dos conhecimentos acadêmicos. 
  2. Desenvolvimento de uma pesquisa científica: é a opção dada aos alunos que têm maior interesse pelo meio acadêmico e, muitas vezes, já têm como objetivo trilhar suas carreiras como pesquisadores nas suas áreas de atuação. Existem vários formatos e abordagens distintas para esse tipo de TCC, como realizar uma revisão bibliográfica ou fazer um estudo de caso sobre um objeto específico de pesquisa. 

Por isso, é importante que o aluno tenha ao menos uma noção de qual caminho deseja seguir ao finalizar o seu curso, visto que isso facilitará a sua escolha por uma abordagem no TCC e também em relação ao tema que será tratado no trabalho.

2) O planejamento pessoal para realizar o Trabalho de Conclusão de Curso

A maior dificuldade para a realização do TCC costuma ser o curto tempo disponível para concluir o projeto que, na maioria das vezes, envolve uma série de etapas de pesquisa e de desenvolvimento. O trabalho em si não costuma ser extremamente complexo para os alunos, visto que eles já estão com um nível avançado de conhecimento nas suas áreas de atuação, mas a falta de organização e de planejamento pode ser um fator crítico para o sucesso do profissional ao realizar o TCC. 

Nesse contexto, recomenda-se que seja feito um planejamento pessoal de médio a longo prazo para que o TCC possa ser desenvolvido da melhor forma possível e sem grandes estresses para o aluno. Aqui estão algumas dicas:

  1. Faça anotações ao longo do curso a respeito dos temas que lhe interessam. É natural, durante o período de estudos, nos identificarmos mais com um determinado assunto. Por isso, é importante prestar atenção nas disciplinas que foram mais instigantes para você e anotar perguntas e/ou subtópicos que você gostaria de entender com mais profundidade: o TCC pode ser uma boa oportunidade para isso!
  2. Fique atento às tendências do seu mercado profissional. Algumas carreiras costumam ser mais valorizadas do que outras dentro de um mesmo segmento, por isso, você deve ficar atento às exigências desses cargos. O TCC pode ser uma forma de buscar um conhecimento diferenciado em um determinado assunto exigido pelos recrutadores e, assim, você pode encontrar um equilíbrio entre os seus interesses e o momento atual do seu mercado. 
  1. Faça fichamentos das suas leituras acadêmicas ao longo do curso. O estudo ativo é essencial para a assimilação das informações apresentadas pelos professores, no entanto, ele também pode facilitar o seu TCC. Ao fazer fichamentos e destaques nos materiais estudados, você permite que o seu processo de revisão dos temas e de pesquisa bibliográfica sejam mais rápidos, visto que diversos materiais serão utilizados como embasamento teórico para o projeto.
  1. Não se desespere com o tema do TCC! Muitos alunos sofrem com a ansiedade de ter um tema já bem definido e estruturado quando pensam em fazer um TCC. No entanto, refletir sobre esse assunto com calma e tranquilidade, sobretudo com um planejamento de longo prazo, é a melhor forma de lidar com essa decisão. Deixar a escolha do tema para a última hora traz muita ansiedade: por isso, conversar com outros alunos e também com os professores pode facilitar a reflexão sobre o melhor tema de TCC para você e permitir que novas ideias surjam. 

3) O TCC e a pós-graduação 

A pós-graduação tem uma característica distinta de um curso de graduação: ela tem um foco muito maior na formação para o mercado de trabalho, a partir da especialização do profissional em uma área específica dentro do seu segmento. Logo, o TCC também costuma ter esse mesmo objetivo, com uma finalidade mais prática e voltada para o desenvolvimento das habilidades necessárias para a carreira. 

Aqui no Estratégia-Unyleya, nós entendemos que existem alunos que desejam desenvolver o TCC como etapa final dos seus estudos de pós-graduação. No entanto, também sabemos que muitos alunos conciliam o curso com outros estudos, como concursos públicos, ou com uma alta carga horária de trabalho. Por isso, o TCC é opcional nos nossos cursos de pós-graduação: você só faz o projeto se isso fizer sentido para os seus objetivos futuros! :) 

Acreditamos que a flexibilidade é um fator essencial para incentivar o aprendizado e para que cada pessoa tenha uma experiência transformadora ao investir nos seus estudos. Assim, você tem essa possibilidade de escolher se fará ou não o seu TCC e, se decidir desenvolver o projeto, você terá o apoio de profissionais especializados no mercado e que lhe orientarão na realização de um trabalho que agregue valor à sua carreira. 

Conheça a pós-graduação Estratégia-Unyleya

O Estratégia-Unyleya oferece cursos de pós-graduação online certificados pelo MEC. O aluno consegue concluir o curso em até 9 meses (cursos para carreiras públicas) ou 15 meses (cursos para carreiras jurídicas). As aulas são oferecidas tanto na modalidade de vídeo quanto por escrito, por meio de livros digitais completos em PDF, para que o aluno possa escolher a forma como prefere ter acesso ao conteúdo. 

Cursos de pós-graduação para carreiras públicas:

Cursos de pós-graduação para carreiras jurídicas:

Clique aqui para acessar os cursos 

Deixo aqui também um convite para que você nos acompanhe no Instagram da pós-graduação! Estamos produzindo conteúdos incríveis para te auxiliar na sua jornada de estudos e no seu aprimoramento profissional!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.