Artigo

Português – uma questão de regência nominal

Olá, pessoal, como vão? Estudando muito? Espero que sim!

Trago hoje aqui para vocês uma questão de regência nominal!

Qual a alternativa que aponta uma relação nominal de regência?
(A) … que se entregam às garras afiadas…
(B) … não sabem de onde vieram…
(C) Você pede ao patrão…
(D) … vai para um consultório médico…
(E) … não tolerando formas de vida…
__________
Comentários:

Os nomes, meus caros, eventualmente podem reger preposição, ou seja, terem a si relacionados adjuntos ou complementos que vêm antecedidos de preposição.

Vemos que muitas vezes a preposição + o adjunto / complemento nominal (o que se chama de sintagma preposicionado) pode ter função diferente da classe de palavra a que pertence o nome núcleo do adjunto.

Vamos observar que termos regem preposição nos enunciados apresentados: em a, temos “que se entregam às garras afiadas”, em que a preposição a, escondida na contração com o artigo, e revelado pelo acento grave, é regida pelo verbo entregar; trata-se então de um caso de regência verbal.

Na frase “não sabem de onde vieram”, a preposição de é regida pelo verbo saber, com o sentido de a respeito de, acerca de. A regência do verbo saber tem uma particularidade, pois rege muito comumente de, mas, quando rege a preposição a, tem o sentido de “ter o sabor de”, como em “este prato sabe a alho”, que significa “tem sabor de alho”.

Em “Você pede ao patrão”, temos a preposição a regida pelo verbo pedir, em contração com o artigo. As noções de transitividade do verbo e de regência de preposição nos eram ensinadas por nossas professoras (uma homenagem àquelas santas!) no ensino fundamental, quando nos diziam que “quem pede, pede alguma coisa a alguém”, e nos ensinavam a perguntar ao verbo, “pede o que, para quem”, dessa forma explicitando a preposição regida. É procedimento totalmente válido, é o método experimental aplicado à língua.

No caso de “vai para um consultório médico”, temos a preposição regida pelo verbo ir, pois, como ensinavam nossos professores, “quem vai, vai para algum lugar”. Até aqui, vimos casos de regência verbal de preposição. A derradeira alternativa traz “não tolerando formas de vida”, temos aí um caso de regência nominal.

Será que a preposição não seria regida pelo verbo, como em todos os outros exemplos? Não, porque tolerar é transitivo direto, muitas vezes; quem tolera, tolera alguma coisa. Neste caso, temos o nome formas especificado pelo adjunto de vidas. O substantivo vidas exerce função de adjetivo, fenômeno possibilitado pela presença da preposição. Assim, este é um caso de preposição regida pelo nome “formas”, uma relação de regência nominal.

Gabarito: e

Um grande abraço a todos, bons estudos!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Não entendi a explicação acima relativa ao verbo IR,pois parece-me uma regência errada,O verbo em pauta rege a preposição A e não PARA.Qual o embasamento da preposição PARA?Espero retorno!Edgard
    Edgard Godoy de Almeida Castro em 03/07/16 às 10:45