Artigo

Português Anvisa 2016 – RECURSO!

Português Anvisa 2016 – RECURSO!

Olá, caros amigos!

Após divulgação do gabarito preliminar da prova de Português Anvisa 2016, quero falar com vocês sobre algumas divergências que tenho com relação ao gabarito liberado pela banca, alguns deles absurdos!

Vejamos:

Questão 1: O uso diário que as pessoas fazem da palavra “saúde”…

Gabarito Oficial: ERRADO

RECURSO!

Comentário: O texto mostra claramente que, na opinião do autor, a palavra “saúde” teve seu significado alterado. Comprova-se: “A própria palavra ‘saúde’, que usamos sobretudo para alguém que espirra, soa prosaica, convencional, babaca, até. ‘É o mais tolo vocábulo em nosso idioma’, disse, com desprezo, o iconoclasta Oscar Wilde”. Quer dizer que, ao desejarmos “saúde” para quem espirrou, a ideia é a de expressar um desejo de que a pessoa fique sadia. Isso é convencional, babaca, pois nem sempre há o genuíno  significado de estar sadio por traz do mecânico “saúde”. 

questão pediu para que o candidato analisasse as assertivas com base NO TEXTO! Falou do uso diário que fazemos da palavra “saúde”. o que se entende como um uso corriqueiro, comum, de todos os dias. Sendo assim, não há respaldo para o gabarito divulgado pela banca. Segundo o texto SIM, o uso corriqueiro da palavra “saúde” contribuiu para que ela perdesse o seu sentido original de estar sadio e se tronasse uma palavra tola!

Interpretação textual é assim, mas vale um recurso para a questão.

Questão 2: existe uma discordância entre a crença popular…

Gabarito preliminar: ERRADO

RECURSO!

Comentário: a discordância está CLARAMENTE marcada na linha 6: “Para muitas pessoas, estar sadio é simplesmente, e ao contrário do pretende a OMS, não estar doente”. Para a OMS estar sadio não é simplesmente não estar doente, essa é a discordância. 

Questão 5: caso se alterassem a ordem dos termos em…

Gabarito preliminar: ERRADO

RECURSO!!

Comentário: a palavra “iconoclasta” continuaria sendo adjunto adnominal de “Oscar Wilde” mesmo após a troca de posição. Ok! Agora quanto ao significado… eu vejo uma sutil diferença entre “iconoclasta Oscar Wilde” e “Oscar Wilde iconoclasta”. No primeiro caso, o adjunto tem valor explicativo (quem é Oscar Wilde), já no segundo, “iconoclasta” passa a ter caráter restritivo (entre muitos, esse Oscar é iconoclasta). Acho difícil o Cespe aceitar, mas há diferença sim. 

Questão 9: na linha 3, o termo “se” é um pronome apassivador…

Gabarito preliminar: CERTO

RECURSO!!

Comentário: para a banca, haveria incorreção gramatical no uso da ênclise em “transmitia-se”. Sim, é justificável pela presença da conjunção “que” atraindo o pronome para perto dela e favorecendo, assim, a próclise. Mas há uma outra análise pela qual a ênclise é possível sem incorrer em erro gramatical. Para justificar o item como ERRADO, temos que recorrer a um “cantinho da gramática”. Embora a próclise do pronome seja exigida pela conjunção integrante “que”, conforme já explicado, a ênclise do pronome “se” é possível pelo princípio da eufonia, já que o som em “doença se” é sibilar, ou seja, produz um assobio na pronúncia. Nos casos de eufonia ou de ênfase, a ênclise será possível mesmo quando há exigência de próclise. 

Questão 18: sabendo-se que a Redação oficial é maneira pela qual…

Gabarito preliminar: CERTO

RECURSO!

Comentário: a BDL está enviando uma correspondência para um órgão público. Embora seja uma empresa privada, ela NÃO pode adotar padrão próprio para a linguagem, uma vez que a Redação Oficial é o padrão para toda e qualquer comunicação ou ato normativo de ordem pública. 

Questão 19: o seguinte trecho seria adequado, quanto a concisão,…

Gabarito preliminar: CERTO

RECURSO??

Comentário: observem que teríamos a possibilidade de classificar o sintagma “(que foi) enviado a esta Agência” como oração explicativa, tendo, portanto, que estar isolada por vírgula. Por que explicativa e não restritiva (o que justificaria a falta da vírgula)? Porque já existe um termo especificador que é o número e o ano do documento (Xx/2016). Sendo assim, tanto caberia uma vírgula antes de “enviado” quanto não caberia. Ficou à critério da banca, que julgou o trecho como CERTO, sem a vírgula, ignorando a possibilidade de uso da pontuação. Acho bem difícil o Cespe acolher o recurso, mas deixo aqui a minha análise. 

Se eu puder ajudar ainda mais, envie e-mail para

[email protected]

Estarei à disposição!

Abraço.

Rafaela Freitas.

 

Conheça os meus cursos:https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorProfessor/rafaela-freitas-3351/

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professora, Sobre as questões 1 e 2 assim como a maioria dos professores considerei como correta. Pesquisei no youtube, e em vários sites de cursinhos para concurso e os professores são unânimes em afirmar esse gabarito. Não sendo acatada a alteração pelo CESPE, via solicitação de recurso, a quem devemos recorrer para alteração desse gabarito: Ministério Público?
    PATRÍCIA SANTOS DE SOUZA em 25/12/16 às 19:22
  • Meus caros, sei que a prova de Português está cheia de problemas. Entendo a preocupação e a ansiedade de vocês, por isso estou respondendo as perguntas de cada um por aqui e por e-mail o mais breve possível, mas são muitas! Fiquem tranquilos que vai dar tudo certo. Estou com vocês!
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 19:00
  • Sobre a questão 19: Comentário: observem que teríamos a possibilidade de classificar o sintagma "(que foi) enviado a esta Agência" como oração explicativa, tendo, portanto, que estar isolada por vírgula. Por que explicativa e não restritiva (o que justificaria a falta da vírgula)? Porque já existe um termo especificador que é o número e o ano do documento (Xx/2016). Sendo assim, tanto caberia uma vírgula antes de “enviado” quanto não caberia. Ficou à critério da banca, que julgou o trecho como CERTO, sem a vírgula, ignorando a possibilidade de uso da pontuação. Acho bem difícil o Cespe acolher o recurso, mas deixo aqui a minha análise.
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 18:57
  • Professora Rafaela, Por favor comente esta questão: "O seguinte trecho seria adequado, quanto a concisão, clareza e correção, para constar em documento de resposta à solicitação feita pela empresa BDL... Segue anexo o documento de liberação da exportação dos produtos mencionados no documento Xx/2016 enviado a esta Agência." O seu gabarito extraoficial foi ERRADO, mas o CESPE considerou o item CERTO!!! Muito obrigada!
    Virginia Nascentes em 07/12/16 às 12:40
  • Obrigada pelo auxílio no recurso!!!! Professora, pode também comentar a questão 03 - Na argumentação desenvolvida no texto, a informação presente em “Teoricamente, a higidez não tem voz” (l. 4 e 5) é contraposta à informação presente em “Às vezes, a voz da saúde é a voz do corpo grato” (l. 22 e 23). O gabarito ofício veio como Certo e o seu, extraoficial, como Errado. Eu também marquei errado, mas não estou conseguindo justificar o pedido de troca de gabarito.
    Anny em 07/12/16 às 11:50
  • eu me esqueci de mencionar a questão: nr 05 de português: Caso se alterasse a ordem dos termos...... a banca deu como errado o gabarito
    Alan ruffo em 07/12/16 às 10:35
  • Professora Bom dia! SIGNIFICADO ORIGINAL: "Iconoclasta Oscar Wilde": está dando adjetivo a ele / falar "o Oscar Wilde Iconoclasta": está dizendo que ele é iconoclasta nesse sentido, os elementos continuariam como ADJUNTO ADNOMINAIS (CORRETO) há mudança no sentido original do texto (CORRETO).
    Alan ruffo em 07/12/16 às 10:24
  • Eu estava com o gabarito errado! Já alterei!
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 10:10
  • Comentário: a palavra "iconoclasta" continuaria sendo adjunto adnominal de "Oscar Wilde" mesmo após a troca de posição. Ok! Agora quanto ao significado... eu vejo uma sutil diferença entre "iconoclasta Oscar Wilde" e "Oscar Wilde iconoclasta". No primeiro caso, o adjunto tem valor explicativo (quem é Oscar Wilde), já no segundo, "iconoclasta" passa a ter caráter restritivo (entre muitos, esse Oscar é iconoclasta). Acho difícil o Cespe aceitar, mas há diferença sim.
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 10:09
  • Fiz confusão sim! Mas agora já estou com o gabarito adequado.
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 10:09
  • Queridos, eu estava com um gabarito errado, agora estou com o correto! Já estava ficam maluca com alguns gabaritos absurdos! Ainda temos alguns, mas menos... hehehe.
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 10:01
  • Após os recursos, vou atualizar com todas os comentários novamente, ok!
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 10:00
  • Não há recurso para a questão!
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 09:58
  • Professora, com todo o respeito, acho que a senhora fez bagunça na correção de algumas questões, por exemplo: a questão do fecho do documento, o gabarito do cespe está de acordo com o seu gabarito, ou seja, "ERRADO"; outra questão que está de acordo com o seu gabarito é a afirmação de que o documento é um memorando, ou seja, "ERRADO". Na parte de redação oficial existe 2 questões que o seu gabarito não bate com o gabarito do CESPE, são elas: a questão que se trata sobre a BDL poder adotar um padrão próprio para comunicações com a ANVISA (pelo CESPE: CERTO; seu gabarito: ERRADO); e a questão sobre o trecho que seria adequado para a resposta da solicitação feita pela BDL (gabarito CESPE: CERTO; o seu gabarito: ERRADO). Não se esqueça que foram várias provas com questões distribuídas de maneira aleatória para cada candidato, porém o cespe só disponibilizou um modelo de gabarito. Dá uma conferida, ok ;)
    Nayara em 07/12/16 às 09:56
  • Eu acho que a literatura médica é personificada pela OMS ou pelas pessoas que trabalham lá. É uma inferência, pode ser que o Cespe não aceite.
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 09:55
  • Professora, A questão sobre "o documento enviado pela BDL é um memorando." é a de número 19 e não 17, e o gabarito já está como ERRADA. E a questão sobre "no fecho do documento de for enviado pela ANVISA…" é a de número 24 e não 22, e o gabarito já está como ERRADA também. Tem recurso da questão 17 que começa com "situação hipotética: o responsável...."? Obrigada! Abs
    Paula em 07/12/16 às 09:32
  • Professora, O item: "existe uma discordância..." afirma que a literatura médica está personificada na OMS, e isso não é dito no texto, não será por isso o erro? o que vc acha?
    Pedro em 07/12/16 às 09:13
  • Como disse o colega, acho que a senhora confundiu o gabarito. O que divergiu do gabarito do cespe e sua resposta extraoficial na parte de redação oficial foi a questão que fala "informações como o nome do órgão ou setor expedidor...", que foi dado pelo cespe como certo. Pode ajudar no recurso pra essa questão, professora?
    Luise em 07/12/16 às 08:57
  • Professora Rafaela, Por favor comente a questão 05: "Caso se alterasse a ordem dos termos em 'o iconoclasta Oscar Wilde' (l.12) para 'o Oscar Wilde iconoclasta', haveria mudança do significado original do texto, mas as funções sintáticas de 'Oscar Wilde' e de 'iconoclasta' permaneceriam inalteradas. O seu gabarito extraoficial foi CERTO, mas o CESPE considerou o item ERRADO!!! Muito obrigada!
    Virginia Nascentes em 07/12/16 às 08:47
  • Professora, onde encontro o artigo anterior que a senhora explicou todas as questões? Não achei aqui no site. Pode explicar o gabarito dessas questões? E se cabe recurso? O seguinte trecho seria adequado, quanto a concisão, clareza e correção, para constar em documento de resposta à solicitação feita pela empresa BDL. Segue anexo o documento de liberação da exportação dos produtos mencionados no documento Xx/2016 enviado a esta Agência. Gabarito: ERRADO O seguinte parágrafo de conclusão para o documento a ser enviado à BDL não atenderá às recomendações constantes no MRPR quanto à concordância do pronome possessivo. 5. Colocamo-nos à vossa disposição para o esclarecimento de eventuais dúvidas. Gabarito: ERRADO Obrigada.
    Paula em 07/12/16 às 08:37
  • Professora, na minha questão " o documento enviado pela BDL é um memorando" gabarito oficial consta "E" , contrapondo com o gabarito que a senhora possui.
    Luciano Maia em 07/12/16 às 05:52
  • Esse gabarito não bate com o meu! Diverge em algumas questões.
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 01:24
  • Ajudo sim!
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 01:10
  • Acho que cabe sim! Já atualizei o artigo!
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 01:08
  • Eu confirmo e defendo o meu gabarito. Vamos entrar com recurso! Abraço.
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 01:07
  • É possível sim!
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 01:07
  • Ajudo sim! Claro!
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 01:07
  • Para todas as 8 cabe recurso! Abraço.
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 01:06
  • Acabei de atualizar o artigo!
    Rafaela Freitas em 07/12/16 às 01:06
  • Cabe recurso em alguma questão? Particularmente, eu acho que cabe em relação à questão que trata da discordância entre o entendimento da OMS e a crença popular. O que você acha professora?
    Carlos em 07/12/16 às 01:00
  • Professora, tava ate animado pois minha correção estava praticamente igual a sua, porem, o gabarito CESPE Saiu e estamos 8 respostas diferente. Será que isso mesmo?
    Victor Medeiros em 06/12/16 às 23:56
  • Boa noite, professora. Do seu gabarito o Cespe divergiu em alguns itens. É possível ajudar nos recursos? Grata, Anny.
    Anny em 06/12/16 às 22:12
  • Professora, ajude-nos com recursos!
    Matheus Cruz em 06/12/16 às 22:01
  • esse gabarito do cespe está fora, que isso!!!!
    alan ruffo em 06/12/16 às 21:08
  • Professora, disponibilize recurso para as tês primeiras, meu gabarito ficou igual ao seu.
    GRAZIELLE NUNES RIBEIRO em 06/12/16 às 20:46
  • Fellipe, na verdade ela errou 8 questões..... . Agora, se ela errou 8, imagina nós, meros mortais... rsrsrsrs
    Rodrigo em 06/12/16 às 20:39
  • caracas a professora errou um monte .... saiu o gabarito preliminar e pela correcao dela nao bate umas 6 ou 7 questoes ... algumas q eu achava que tinha errado acabei acertando
    FELLIPE BESERRA SILVA em 06/12/16 às 20:15
  • O gabarito preliminar divulgado agora pelo CESPE esta da seguinte forma: 1E 2E 3C 4E 5E 6C 7C 8C 9C 10E 11E 12C 13E 14C 15E 16C 17C 18E 19E 20C 21E 22C 23E 24C 25C 26E 27C 28E 29E 30C 31E 32C 33C 34E 35C 36C 37E 38E 39E 40E 41C 42C 43E 44C 45E 46C 47C 48E 49E 50C
    giselly em 06/12/16 às 19:35
  • Professora, Gabarito do CESPE saiu hoje e está muito diferente do que a Senhora postou aqui. Poderia nos ajudar nos recursos? Desde já agradeço.
    Marconel em 06/12/16 às 18:36
  • Professora não respondeu minha pergunta.... . Nem por aqui, nem pelo e-mail que a enviei.... . aff....
    Rodrigo em 06/12/16 às 14:25
  • Professora, poderia comentar sua opção de resposta para a questão 21? Questão 21: informações como o nome do órgão ou setor expedidor… Gabarito extraoficial: ERRADO Grata! Jack
    Jackeline em 06/12/16 às 07:02
  • É claro que tem solução! Mande um e-mail para mim, quero ajudá-lo de alguma maneira! [email protected] Abraço!
    Rafaela Freitas em 05/12/16 às 21:08
  • Olá! Núcleo não foi o melhor termo que eu poderia ter usado! Sobre a 8: teoricamente, para enviar correspondências a órgãos públicos, como a Anvisa, o padrão de Redação Oficial deve ser utilizado, ainda que a correspondência venha de empresa particular. Teoricamente... Vamos esperar o gabarito oficial e voltaremos a comentar aqui!
    Rafaela Freitas em 05/12/16 às 21:03
  • Obrigada! Espero realmente ajudar.
    Rafaela Freitas em 05/12/16 às 20:59
  • Ainda não é o gabarito oficial! Estou torcendo por você!
    Rafaela Freitas em 05/12/16 às 20:58
  • Olá professora, na questão 8 o examinador afirma que "ACREDITAVA" fica no singular por concordar apenas com a palavra "PARTE" e não com a expressão "GRANDE PARTE", isso não estaria incorreto? . Ele restringiu a concordância apenas com a palavra "PARTE", e a senhora, no comentário da questão, inseriu a expressão de forma completa, ou seja, "GRANDE PARTE". Nesse caso, não teríamos que concordar com a expressão toda? Se concordarmos apenas com "PARTE" não torna a assertiva incorreta?
    Rodrigo em 05/12/16 às 20:56
  • Boa noite! A Anvisa é um órgão público. Para enviar uma correspondência para a agência, é necessário usar o padrão da Redação Oficial na linguagem e na estrutura. Toda questão Cespe deve ser analisada com cuidado. Vamos esperar o gabarito oficial e volto a comentar aqui! Abraço.
    Rafaela Freitas em 05/12/16 às 20:53
  • Obrigada!!
    Rafaela Freitas em 05/12/16 às 20:46
  • Professora. Tem alguma dica para alguém que sai mal em interpretação de texto. Das Cinco primeiras questões da prova errei três. Só não errei mais uma porque deixei em branco. To quase desistindo. Estudo os PDF's. Já fiz todas as questões de português de 2016, 2015, 2014 e algumas de 2013 de um site de questões, mas mesmo assim não consigo sair bem. Tem solução?
    Gustavo em 05/12/16 às 19:27
  • Estou sem minha prova, mais acredito eu que por esse gabarito por algumas questões que eu lembro infelizmente errei mais que a metade. Acho que não foi dessa vez, mais vamos ver no que vai dar.
    Luan em 05/12/16 às 17:50