Por que os candidatos reprovam no TAF?
Guilherme Solano

Por que os candidatos reprovam no TAF?

Sempre brinco que os Testes de Aptidão Física (TAF) é a fase mais tranquila do concurso público pois antes mesmo de realizá-lo você já tem o gabarito. Ou seja, basta ir no dia e atingir os índices exigidos.

Porém sabemos que não é bem assim, não é mesmo?! As estatísticas nos mostram fatos preocupantes: no TAF da Polícia Militar do estado de São Paulo o índice de reprovação é em média de 30% dos participantes; já na Polícia Civil do Distrito Federal, 40% dos candidatos foram reprovados nos Testes Físicos. E pasmem: os índices de reprovação no TAF da Polícia Federal já atingiu 60% dos avaliados!

POR QUE ESSES ÍNDICES SÃO TÃO ALTOS?

A primeira coisa que o público em geral de concursos dos cursos de polícia – carreiras policiais (que envolvem testes físicos) costumeiramente diz que o TAF é moleza. Mas quem o fez sabe que ele cobra caro aos que o menosprezaram. Se o candidato não se preparar corretamente tanto física, como mentalmente, ele terá grandes chances de ser reprovado. Muitos dedicam horas e horas aos estudos e negligenciam a parte física, aguardando a aprovação nessa primeira etapa para enfim iniciar os treinos. Mas sabemos que o intervalo de tempo entre a divulgação dos convocados até a realização da prova é muito pequeno. Ouço constantemente “Agora vou treinar 5 horas por dia!!!” ou “ agora vou arrebentar, vou me acabar nos treinos!!!” E realmente isso acontece. Imagem o final da história…

Considero que um treino ideal dura no mínimo 2 meses, considerando o candidato com aptidão física razoável (ativo).

Como TREINAR CORRETAMENTE?

Para que o aluno desenvolva a sua aptidão física necessária primeiramente é indispensável verificar quais são os testes físicos que serão cobrados. Isso é de suma importância para que o treinamento seja baseado nos testes previstos para que o aluno não se perca e fuja do foco. Isso tudo se chama ESPECIFICIDADE, ou seja, o aluno deve treinar o que precisa ser treinado. Mas o que acontece muita das vezes é o aluno treinar valências físicas desnecessárias e não focar no mais importante (o desenvolvimento da aptidão para alcançar os índices dos testes físicos).

Ou então o aluno treina e executa os exercícios do TAF, acreditando que está fazendo corretamente (execuções válidas) e na hora do teste o avaliador desconsidera por não estar de acordo com os critérios de avaliação. Eis o grande motivo da necessidade de uma ORIENTAÇÃO por um PROFISSIONAL CAPACITADO. Nosso material trata exatamente sobre esses pontos. Falo sobre os testes, execução correta, dicas de treino, alimentação e até mesmo o uniforme do dia da prova.

Não posso deixar de falar sobre outro aspecto que prejudica bastante do candidato: o excesso de gordura corporal. Em qualquer teste físico, por exemplo, corrida de 12 minutos, corrida de 50 metros, abdominal, flexão no solo, teste de agilidade, flexão na barra, entre outros, o excesso de peso é prejudicial ao desempenho do candidato. Dessa forma, fica claro que a redução da gordura corporal vai facilitar a melhora do condicionamento físico para a realização dos testes físicos. O candidato que está acima do peso deve ter uma preocupação maior e ter em mente que o processo de emagrecimento é tão importante quanto à obtenção dos índices do TAF.

Bons treinos e sucesso!

Profº Guilherme Solano

Compartilhe:

Guilherme Solano

Guilherme Solano

  Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo, formado pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco, ingressou nas fileiras da Instituição com apenas 17 anos. Bacharel em Direito e Educação Física, possui diversos cursos de especialização, tais como: Força Tática, Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos, Tiro Defensivo na Preservação da Vida e Técnicas de Contra Terrorismo. Pós graduado em musculação e condicionamento físico, atua como professor de Educação Física e Defesa Pessoal desde 2009 e como coordenador dos TAF de ingresso e TAF interno da PMESP.   

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Artigos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.