Artigo

Raciocínio Lógico – Polícia Científica/PE – prova resolvida

Olá pessoal, tudo bem? Vejam a seguir a resolução das questões de RACIOCÍNIO LÓGICO da prova da Polícia Científica de Pernambuco, que ocorreu neste final de semana. Qualquer dúvida me procure!

***Aprenda como estudar raciocínio lógico para concurso neste meu artigo completíssimo***

Antes, porém, não posso deixar de compartilhar com vocês a minha alegria ao receber essa mensagem de uma aluna do nosso curso. Mensagens como esta (que, felizmente, têm sido cada vez mais frequentes) são a minha maior fonte de motivação!

pcpe

Quer receber dicas e materiais gratuitos de Raciocínio Lógico para concursos? Basta se inscrever clicando AQUI.

CESPE – Polícia Científica/PE – 2016)

Texto CG1A06AAA

A Polícia Civil de determinado município prendeu, na sexta-feira, um jovem de 22 anos de idade suspeito de ter cometido assassinatos em série. Ele é suspeito de cortar, em três partes, o corpo de outro jovem e de enterrar as partes em um matagal, na região interiorana do município. Ele é suspeito também de ter cometido outros dois esquartejamentos, já que foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os crimes.

Tendo como referência o texto CG1A06AAA, assinale a opção correspondente à negação correta da proposição “A Polícia Civil de determinado município prendeu, na sexta-feira, um jovem de 22 anos de idade suspeito de ter cometido assassinatos em série”.

A A Polícia Civil de determinado município não prendeu, na sexta-feira, um jovem de 22 anos de idade que é suspeito de não ter cometido assassinatos em série.

B A Polícia Civil de determinado município não prendeu, na sexta-feira, um jovem de 22 anos de idade suspeito de ter cometido assassinatos em série.

C A Polícia Civil de determinado município prendeu, na sexta-feira, um jovem de 22 anos de idade que não é suspeito de ter cometido assassinatos em série.

D A Polícia Civil de determinado município prendeu, na sexta-feira, um jovem de 22 anos de idade suspeito de não ter cometido assassinatos em série.

E A Polícia Civil de determinado município não prendeu, na sexta-feira, um jovem de 22 anos de idade que não é suspeito de ter cometido assassinatos em série.

RESOLUÇÃO:

            A proposição do enunciado é muito longa, e pode te confundir. O ideal é tentar resumi-la às suas principais ideias. No caso, podemos fazer assim:

“A polícia prendeu um jovem suspeito na sexta-feira”

            A sua negação é simplesmente:

“A polícia NÃO prendeu um ovem suspeito na sexta-feira”

            Veja que a alternativa B é exatamente este caso.

Resposta: B

 

. CESPE – Polícia Científica/PE – 2016) Assinale a opção que apresenta corretamente a quantidade de linhas da tabela verdade associada à proposição “Ele é suspeito de cortar, em três partes, o corpo de outro jovem e de enterrar as partes em um matagal, na região interiorana do município”, presente no texto CG1A06AAA.

A 32.

B 2.

C 4.

D 8.

E 16.

RESOLUÇÃO:

            Veja que a proposição do enunciado pode ser separada em duas ideias principais:

– ele é suspeito de cortar

– ele é suspeito de enterrar

            Portanto, temos duas proposições simples, que seriam:

p = Ele é suspeito de cortar, em três partes, o corpo de outro jovem

q = Ele é suspeito de enterrar as partes em um matagal, na região interiorana do município

            Com n = 2 proposições simples, a tabela-verdade terá 2n = 22 = 4 linhas.

Resposta: C

 

. CESPE – Polícia Científica/PE – 2016) Assinale a opção que é logicamente equivalente à proposição “Ele é suspeito também de ter cometido outros dois esquartejamentos, já que foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os crimes”, presente no texto CG1A06AAA.

A Se foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os dois esquartejamentos, ele é suspeito também de ter cometido esses crimes.

B Ele não é suspeito de outros dois esquartejamentos, já que não foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os crimes.

C Se não foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os dois esquartejamentos, ele não é suspeito desses crimes.

D Como ele é suspeito de ter cometido também dois esquartejamentos, foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os crimes.

E Foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os dois esquartejamentos, pois ele é também suspeito de ter cometido esses crimes.

RESOLUÇÃO:

Veja que temos uma consequência (ele ser suspeito) que baseia-se em uma condição (foram encontrados vídeos). Podemos reescrevê-la na ordem:

Foram encontrados vídeos –> ele é suspeito

Repare que estamos diante de uma condicional usando uma estrutura diferente, o “já que”. Podemos reescrevê-la, portanto, como:

“Se foram encontrados vídeos em que ele supostamente aparece executando os dois esquartejamentos, ele é suspeito também de ter cometido esses crimes”

Resposta: A

Aproveito para convidá-lo a conhecer meu canal do YOUTUBE, onde estou publicando vários vídeos gratuitos que podem auxiliar na sua preparação para concursos:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Prof Arthur! Sou sua fã! Sou aluna do EC mas nunca tive o prazer de tê-lo como prof!!! Talvez por conta dos cursos escolhidos... Sempre recebo os e-mails da sua mala direta, e hoje assisti o seu vídeo de como passou para receita trabalhando 9 hs por dia!!! Vc é top!!! Sempre admirei seu comprometimento pelo blog do Ec! Parabéns! Continue assim! OBS: não tenho face, mas vc tem insta prof? Qual? Um grande abraço!
    Danielle em 26/06/16 às 19:57
  • Nossa, só de comecar a ler as questoes, fiquei deprimida! cortar.. esquartejar.... credo rsrs e olha que adoro raciocinio logico ;-) Abraços
    Daniela Vieira em 23/06/16 às 14:25