Artigo

O que é um projeto?

Vocês sabiam que, dentro da área de Administração, Gestão de Projetos é a disciplina com o maior índice de erros em provas de concursos públicos?!?! Vocês sabiam que cerca de 90% dos candidatos sequer sabem exatamente do que se trata?!?!
Pois bem, essa é a hora de você pular à frente e aproveitar esse diferencial competitivo.
Os trabalhos executados pelas organizações têm o objetivo de atender às necessidades da sociedade. Esses trabalhos são resultados de serviços repetitivos e continuados e/ou de serviços únicos e temporários. Os serviços repetitivos podem ser chamados de processos e os serviços únicos e diferentes entre si podem ser chamados de projetos.
Pessoal, primeiro ponto importantíssimo para que vocês compreendam projetos e consigam detonar um monte de questões de provas:
 Quando uma empresa faz sempre as mesmas tarefas (imagine a linha de montagens de automóveis populares) ela está realizando processos.
 Quando uma empresa faz sempre trabalhos diferentes, de acordo com cada pedido (imagine uma empresa que tenha como atividade montar palco de shows) ela trabalha com projetos.
 Desse modo, podemos estabelecer que os projetos geram produtos únicos e que, ao final do projeto a atividade da empresa acaba e ela parte para outro projeto, ou seja, vai fazer outro produto.
 GUARDEM ISSO: UM PROJETO GERA UM E SOMENTE UM PRODUTO OU SERVIÇO.
 Exemplos de projetos
 Projeto nº 1: Gestão por Processos com consultoria especializada
 Projeto nº 2: Avaliação do número de causas julgadas
 Projeto nº 3: Manualização da Gestão de Contratos
 Projeto nº 4: Otimização do Processo de Aquisição de Bens e Serviços
 Projeto nº 5: Processo Judicial Eletrônico
 Todos os projetos acima possuem alguns pontos em comum, como por exemplo: são temporários, vão gerar um e somente um resultado e devem ser planejados, executados, acompanhados e controlados.
Não importa a classificação, esses trabalhos possuem características comuns e bem evidentes. Eles são executados por funcionários, possuem recursos limitados, devem ser planejados, executados, acompanhados e controlados.
O guia PMOBK* (praticamente tudo no mundo de projetos, inclusive as questões de provas, gira em torno do guia PMBOK) nos dá uma definição bem concisa do que é um projeto.
Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou um serviço único. (Project Management Body of Knowledge, 2000-2004)
*O PMBOK é um guia elaborado pela autoridade mundial em projetos: Project Management Institute (Instituto de gerenciamento de projetos), organização sem fins lucrativos, sediada nos EUA, presente em mais de 125 países do mundo, reunindo cerca de 200.000 profissionais em gerenciamento de projetos, que tem como objetivo o incentivo à profissionalização e ao desenvolvimento das práticas de gerenciamento de projetos. (http://www.pmi.org.br/)

.
Para finalizar, duas boas questões:
.
1. (FCC/TRT 24ª Região/Técnico Judiciário/2011)
Segundo Schaffer Prochonw, projeto é um empreendimento planejado que consiste em um conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas, sendo uma de suas características a
(A) integralidade.
(B) continuidade.
(C) generalidade.
(D) exclusividade.
(E) imperatividade.
Comentário:
Podemos utilizar o conceito do PMI para matarmos essa questão. Pois bem, segundo o PMI: Um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou um serviço único. Temos duas características: 1) Temporário; 2) Produto ou serviço único.
A questão não trás nenhuma opção relativa ao tempo, logo, a resposta deve estar necessariamente atrelada à unicidade do produto/serviço. Dizer que um produto é único é o mesmo que afirmar que esse produto é: EXCLUSIVO. Portanto,
GABARITO: D
.
.
2. (CESPE/SAD-PE/Analista de Controle Externo/2010)
A temporalidade e a individualidade do produto ou serviço a ser desenvolvido são duas das principais características dos projetos.
Também é característica de projeto
A) ter empreendimento repetitivo.
B) não ter replanejamento.
C) poder ser desenvolvido sem um gerente.
D) ter início, meio e fim.
E) não utilizar recursos.
Comentário:
É característica do projeto: A TEMPORALIDADE. Com isso, um projeto deve ter, necessariamente: início, meio e FIM.
Pessoal, essa é a pergunta mais recorrente em provas. GABARITO: D

.
Questão extraída do meu curso de Gestão de Projetos, para o TCE-RJ, aqui no Estratégia.

Forte abraço!!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.