Artigo

Matemática e Raciocínio Lógico – Resolução de Questões ESAF – parte V

Olá Pessoal,

Darei continuidade à série onde pretendo deixar resolvido aqui com vocês semanalmente uma questão da ESAF, com vistas à preparação para o concurso da Receita Federal em 2015.

Vamos começar?

ESAF – AFT/MTE/2003

Fernando, João Guilherme e Bruno encontram-se perdidos, uns dos outros, no meio da floresta. Cada um está parado em um ponto, gritando o mais alto possível, para que os outros possam localizá-lo. Há um único ponto em que é possível ouvir simultaneamente Fernando e Bruno, um outro único ponto (diferente daquele) em que é possível ouvir simultaneamente Bruno e João Guilherme, e há ainda um outro único ponto (diferente dos outros dois) em que é possível ouvir simultaneamente João Guilherme e Fernando. Bruno encontra-se, em linha reta, a 650 metros do ponto onde se encontra Fernando. Fernando, por sua vez, está a 350 metros, também em linha reta, do ponto onde está João Guilherme. Fernando grita o suficiente para que seja possível ouvi-lo em qualquer ponto até uma distância de 250 metros de onde ele se encontra. Portanto, a distância em linha reta, em metros, entre os pontos em que se encontram Bruno e João Guilherme é:

  a)  650

 b)  600

 c)  500

 d)  700

 e)  720

SOLUÇÃO:

                  Como Fernando é ouvido a uma distancia de 250 metros e há um único ponto onde pode ouvir-se Fernando e Bruno, podemos concluir que este ponto é o mais próximo de Bruno possível, ou seja, a 400 metros dele (só fazer 650 – 250).

 Usando raciocínio análogo, o ponto onde pode ouvir-se João e Fernando é a 100 metros de João (só fazer 350 – 250).

 Logo, o ponto onde pode ouvir-se João e Bruno é a 100 metros daquele e 400 deste. Logo, a distância entre eles é de 500 metros.

 

Gabarito: Letra C

* * * * * * * * * * *

 

E então? O que acharam desta questão? Espero que tenham gostado…  :))

Se você quiser, junte-se a nós! Já estão no ar nossos Cursos preparatórios para os concursos de Auditor e Analista da Receita Federal:

Curso de AFRFB 2015: clique aqui

Curso de ATRFB 2015: clique aqui

 

Espero vocês em um de nossos cursos! A chave para o sucesso é a preparação com antecedência!

Grande Abraço!

Felipe Lessa

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.