Artigo

Gabarito – TJ/SP – Contador Judiciário – Atualidades

Olá pessoal,

Segue o gabarito extraoficial de Atualidades. A banca cobrou fatos ocorridos nos meses de setembro, outubro e novembro de 2018. Estou comentando a prova de Contador Judiciário, se alguém fez para outro cargo e as questões foram diferentes, enviem a(s) prova(s) para o meu email que posto artigo comentando as questões: [email protected].

Sucesso no concurso!

Leandro Signori

75. A respeito das eleições legislativas estadunidenses, realizadas em novembro de 2018, é correto afirmar que

(A) os republicanos elegeram quase todos os governadores dos estados, com exceção dos estados do Novo México, Kansas e Nevada.

(B) surpreendeu negativamente o pequeno número de mulheres participando do processo eleitoral, seja como candidatas ou eleitoras.

(C) os democratas conquistaram a maioria da Câmara dos Representantes, e os republicanos mantiveram a maior parte dos assentos no Senado.

(D) a pequena participação do eleitorado, a menor dos últimos 30 anos, garantiu a vitória dos candidatos apoiados pelo presidente Trump.

(E) os republicanos reconquistaram a maioria tanto na Câmara dos Representantes como no Senado.

COMENTÁRIOS:

a) Incorreto. Os republicanos não elegeram quase todos os governadores dos estados. Os republicanos ganharam em 18 estados e os democratas em 15 estados.

b) Incorreto. Nas eleições legislativas de 2018, dos Estados Unidos, o número de mulheres eleitas, foi recorde. Ao todo, 118 mulheres foram eleitas; na Câmara, elas, que até então ocupavam 84 assentos, conquistaram 98 das 435 cadeiras. A participação feminina foi impulsionada por pelo menos três grandes questões nacionais: o movimento #Metoo contra o assédio; a visão de que o governo Trump é machista; e o número recorde de mulheres candidatas em todo o país. A aprovação do nome de Brett Kavanaugh, indicado pelo presidente para a Suprema Corte mesmo acusado de assédio sexual, ajudou ainda mais no engajamento feminino.

c) Correto. Os democratas retomaram a maioria na Câmara dos Representantes (equivalente a Câmara dos Deputados, no Brasil), e os republicanos mantiveram a maior parte dos assentos do Senado.

d) Incorreto. A participação do eleitorado não foi pequena e nem a menor dos últimos 30 anos. Invenção do examinador.

e) Incorreto. Os republicanos já possuíam maioria no Senado e a mantiveram. Na Câmara dos Representantes, os republicanos perderam a maioria para os democratas.

Gabarito: C

76. Milhares de pessoas foram às ruas para manifestarem-se contra o aumento de combustíveis. São chamados de “coletes amarelos”.

As forças de segurança lançaram gás lacrimogêneo e usaram um canhão de água para conter o avanço dos manifestantes que tentavam ultrapassar o perímetro de segurança determinado pela polícia. Os manifestantes gritam palavras de ordem e carregam cartazes pedindo a renúncia do presidente. Para as autoridades, facções de extrema-direita podem ter se infiltrado entre os manifestantes para radicalizar o movimento.

Os protestos mantêm os bloqueios de centros logísticos e estradas iniciados há uma semana, mas com menos intensidade que no sábado passado, quando eram estimados quase 300 mil manifestantes.

(http://agenciabrasil.ebc.com.br, 24.11.2018. Adaptado)

A notícia refere-se a acontecimento

(A) no Peru.

(B) na França.

(C) no México.

(D) na Índia.

(E) na Hungria.

COMENTÁRIOS:

Os coletes amarelosé um movimento de protesto espontâneo, sem líderes, convocado pelas redes sociais, na França, que começou com manifestações em outubro de 2018 e continuava no mês de janeiro de 2019, mas perdendo muita força e poder de mobilização. O movimento teve origem com o protesto contra o aumento do preço dos combustíveis. Os protestos se iniciaram em rodovias e cidades do interior da França, chegando posteriormente a Paris e outras grandes cidades francesas.

Posteriormente outras pautas foram incluídas nos protestos: o alto custo de vida, a redução do poder de compra da população e a crítica de que as reformas fiscais e sociais propostas pelo governo do presidente francês Emmanuel Macron impactariam diretamente as classes média e baixa, especialmente nas zonas rurais e áreas periurbanas, e favoreceriam os de maior renda.

As principais reivindicações do movimento são a redução nos impostos sobre combustíveis, a reintrodução do imposto sobre fortunas e o aumento do salário mínimo.

Em dezembro de 2018, para tentar conter o movimento, Macron suspendeu o aumento do preço dos combustíveis, anunciou um aumento de 100 euros no salário mínimo e que as horas extras passarão a ser isentas de impostos e contribuições. Também antecipou sua intenção de estimular as empresas para que paguem aos seus funcionários um abono extraordinário de final de ano, igualmente isento de impostos.

A peça da vestimenta, o colete amarelo – ou, às vezes, verde limão –, virou marca registrada e nome do grupo. Com a hashtag #giletjaune, os manifestantes passaram a convocar protestos cada vez mais numerosos e sintonizar o discurso via redes sociais. Na França, todos os motoristas são obrigados a levar coletes amarelos dentro de seus automóveis. A ideia é que, em caso de acidente ou pane, o condutor use a vestimenta para se fazer visível e evitar acidentes nas vias públicas. Algo que faz da vestimenta algo fácil de acessar.

Gabarito: B

77. O filme “O Grande Circo Místico” foi escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2019. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, após a reunião da Comissão Especial de Seleção, formada por nomes indicados pela Academia Brasileira de Cinema.

(https://oglobo.globo.com/cultura, 11.09.2018. Adaptado)

O filme citado foi dirigido por

(A) Laís Bodanzky.

(B) Fernando Meireles.

(C) Cacá Diegues.

(D) Cao Hamburger.

(E) Anna Muylaert.

COMENTÁRIOS:

O filme “O Grande Circo Místico”, escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2019, foi dirigido por Cacá Diegues.

Gabarito: C


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • acertei todas, o diferencial foi as retrospectivas que vi do professor Leandro , nem li todo o enunciado da questão, apenas ao ver do que se tratava coloquei sem medo.
    LUCAS FIRME em 07/02/19 às 06:21
  • Acertei 2 de 3. Não acompanho o cinema nacional, chutei errado.
    Cassio Ostrowski em 05/02/19 às 12:20