0

Fila do INSS diminuiu apenas 2,4% em seis meses

A fim de diminuir a fila de espera de aproximadamente 1,3 milhões de pedidos por benefícios do INSS, o governo federal contratou, em junho de 2020, quase 3 mil aposentados e militares inativos para compor uma força-tarefa temporária.

Entretanto, em seis meses de atuação, a fila de pedidos que aguardam análise do INSS diminuiu apenas 2,4%. Vale lembrar que a previsão inicial era que fossem contratados 7,4 mil profissionais, conforme vagas ofertadas no processo seletivo. Contudo, apenas 2.928 candidatos foram chamados.

De acordo com o boletim estatístico da Previdência Social de março do ano passado, 1,282 milhão de requerimentos dependiam da análise do Instituto. Já em novembro, a fila apresentou uma leve queda para 1,251 milhão.

Enquanto a lei prevê um limite de 45 dias para que o assegurado aguarde a aprovação do benefício na fila do INSS, o último levantamento mostra que a espera aumentou para 66 dias. Em julho, logo no início da força-tarefa, o aguarde era de 39 dias.

É válido ressaltar que a Medida Provisória 922/2020 que autorizou a contratação dos aposentados e militares inativos já perdeu sua validade. Sendo assim, os contratos temporários terão vigência até o final de 2021, sem possibilidade de prorrogação.

Por conta disso, um novo concurso público para efetivos do Instituto Nacional do Seguro Social é aguardado para 2022. Tal perspectiva, inclusive, já foi confirmada pela assessoria de imprensa do órgão.

“O INSS, neste ano, trabalha no dimensionamento e planejamento de recursos humanos, que permitirá a programação de concursos a partir de 2022“.

Saiba mais: Concurso INSS


Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 50 mil vagas

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *