Ética OAB: como estudar para a 1ª fase do Exame de Ordem

Ética OAB: como estudar para a 1ª fase do Exame de Ordem

Saiba tudo sobre Ética Profissional para a 1ª Fase da OAB

Inicialmente, caso você não nos conheça, pedimos permissão para nos apresentar, assim, você saberá um pouco mais desta dupla de professores de Ética Profissional, Priscila Ferreira e Rosenval Junior, a qual por meio de uma parceria muito especial está alinhando todo conteúdo a fim de buscar a sua aprovação.

Assim, vamos às apresentações:

Meu nome é Priscila Cristina Ferreira. Atuo como Advogada Trabalhista e Consultora Jurídica Trabalhista na Advocacia Ubirajara Silveira, Professora, Autora e Palestrante. Sou especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade INESP, além de Mestranda em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).  A minha experiência profissional inclui a Docência em graduação, pós-graduação, cursos preparatórios para concursos públicos e exames de ordem, especialmente, em Direito e Processo do Trabalho, Ética e Legislação Extravagante.

Olá, pessoal, meu nome é Rosenval Júnior. Sou Servidor Público Federal e aqui no Estratégia leciono também Direito Ambiental e Urbanístico. Fiz minha graduação na Universidade Federal de Viçosa – UFV – e tenho pós-graduação em Direito Ambiental. Fui aprovado em 15 concursos públicos, entre eles, Analista do MPU, Analista do MPE MG, e Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados.

Logo abaixo, vamos deixar os nossos contatos para que vocês possam solucionar qualquer dúvida sobre o curso, matéria, ou ainda, fazer qualquer sugestão.

Teremos um enorme prazer em auxiliá-los nesta caminhada que será de grade sucesso.

@profpriscilaferreira

@profrosenval

Ética OAB: Análise das matérias

A prova de primeira fase da OAB é composta por diversas disciplinas e, dentre as quais, destacamos as mais importantes para fins de prova:

Grupo A 85% da prova
Ética Profissional 8
Direito Civil 7
Direito Processual Civil 7
Direito Constitucional 7
Direito Administrativo 6
Direito Penal 6
Direito Processual Penal 6
Direito do Trabalho 6
Direito Processual do Trabalho 5
Direito Tributário 5
Direito Empresarial 5
Grupo B 15% da prova  
Direitos Humanos 2
Direito Internacional 2
ECA 2
Direito Ambiental 2
Direito do Consumidor 2
Filosofia do Direito 2

Com base nesta esquematização, você consegue verificar as matérias que deve ter uma maior atenção e, ainda, observará como sendo a principal, aquela que estamos encarregados de lhe ensinar, qual seja: Ética Profissional.

Por que estudar Ética?

  • Possui 8 (oito) questões na prova, ou seja, é a disciplina mais importante perante as demais. Isso representa 20% da nota mínima necessária para a aprovação;
  • Trata-se de uma matéria relativamente pequena, já que tem por base três normativos: Estatuto da Advocacia (Lei n. 8.906/94), Código de Ética e Disciplina e Regulamento Geral Do Estatuto Da Advocacia e da OAB;
ética profissional para oab
Ética OAB: estatuto de advocacia

  • Por fim, trata-se de um conteúdo que lhe permitirá ser conhecedor de todas as suas prerrogativas como advogado, ou seja, lhe possibilitará exercer a profissão da forma adequada e ética.

Diante do exposto, e tendo ciência da importância desta disciplina, saiba, desde já, que o seu foco deverá ser a leitura dos regramentos legais, acima mencionados. Sim, você deverá ler os dispositivos legais e com uma maior ênfase ao Estatuto da OAB, já que a prova sempre tem um maior foco em sua regulamentação.

No que tange aos temas mais exigidos pela banca FGV, vamos destacá-los para fins de que o seu estudo se torne mais focado. Veja:

Tema Porcentagem de cobrança (FGV)
Dos Direitos dos Advogados 21%
Das Infrações e das Sanções Disciplinares 16%
Da Atividade da Advocacia 9%
Da Ordem dos Advogados do Brasil 9%
Dos Honorários Advocatícios 9%
Das Incompatibilidades e Impedimentos 6%
Sociedade de Advogados 6%
Inscrição na OAB 5%
Infração Ética e Disciplinar 4%
Do mandato 3%
Processo na OAB 3%
Relação de Advogado com cliente 2%
Do Contrato de Prestação de Serviço 2%
Sigilo Profissional 1%
Processo Disciplinar 1%
Do Estagiário 1%
Total de questões de Ética 100%

Neste sentido, demonstramos: 

Neste momento, você, ainda, deve nos questionar:

Como estudar esses temas de ética com eficiência?

Sim, a grande chave para o seu sucesso está na forma do estudo e diante dos mais diversos métodos existentes, destacamos aquele que realmente acreditamos lhe trazer sucesso, e que dividimos em três passos:

Ética OAB: Passo 1

Realizar a leitura de todos os normativos legais, quais sejam:

Destacamos que a leitura é imprescindível, já que a banca examinadora gosta de cobrar a literalidade das normas.

Ética OAB: Passo 2

  • Realizar um estudo temático, ou seja, estudo por temas;

Tal técnica representa o grande “pulo do gato” – ou seja – você estudará os temas através de um processo de localização de sua regulamentação no texto legal. Então, caso você esteja estudando o tema “sigilo profissional”, você deve localizar a sua regulamentação no EAOAB, na sequência partir para o CED e, por fim, verificar o teor contido no Regulamento Geral.

Confira também:

Para fins de demonstração, tome nota:

  SIGILO PROFISSIONAL  
EAOAB Art. 7 – São direitos do advogado: XIX – recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional; Art. 34 – Constitui infração disciplinar: VII – violar, sem justa causa, sigilo profissional;  
CED Art. 35. O advogado tem o dever de guardar sigilo dos fatos de que tome conhecimento no exercício da profissão. Parágrafo único. O sigilo profissional abrange os fatos de que o advogado tenha tido conhecimento em virtude de funções desempenhadas na Ordem dos Advogados do Brasil. Art. 36. O sigilo profissional é de ordem pública, independendo de solicitação de reserva que lhe seja feita pelo cliente. § 1º Presumem-se confidenciais as comunicações de qualquer natureza entre advogado e cliente. § 2º O advogado, quando no exercício das funções de mediador, conciliador e árbitro, se submete às regras de sigilo profissional. Art. 37. O sigilo profissional cederá em face de circunstâncias excepcionais que configurem justa causa, como nos casos de grave ameaça ao direito à vida e à honra ou que envolvam defesa própria. Art. 38. O advogado não é obrigado a depor, em processo ou procedimento judicial, administrativo ou arbitral, sobre fatos a cujo respeito deva guardar sigilo profissional.
RGEAOAB —————————————————————————————————————-

Assim, objetivando facilitar o seu estudo, separamos os temais mais importantes e a sua regulamentação em cada normativa, assim, você poderá ir direto ao ponto. Veja:

Tema   Previsão Legal
EAOAB CED RGEAOAB
Dos Direitos dos Advogados Art. 6 a Art. 7-A – EAOAB Art. 15 a art. 17 do RGEAOAB
Das Infrações e das Sanções Disciplinares Art. 34 a 43 do EAOAB
Da Atividade da Advocacia Art. 1 ao 5 da EAOAB Art. 1 ao 14 do RGEAOAB
Da Ordem dos Advogados do Brasil Art. 44 a 62 do EAOAB Art. 44 a 127 do RGEAOAB
Dos Honorários Advocatícios Art. 22 a 26 do EAOAB Art. 48 a 54 do CED Art. 14 do RGEAOAB
Das Incompatibilidades e Impedimentos Art. 27 a 30 do EAOAB
Da Sociedade de Advogados Art. 15 a 17 EAOAB Art. 37 a 43 do RGEAOAB
Da inscrição Art. 8 ao 14 do EAOAB Art. 20 a 26 DO RGEAOAB
Infração Ética e Disciplinar Art. 31 a 33 do EAOAB Toda ação do advogado que viole o que determina o CED
Do mandato Art. 5/6/10/34/17 do EAOAB Art. 26 do CED
Do Processo na OAB Art. 68 a 77 do EAOAB
Relação de Advogado com cliente Art. 9 a 26 do CED
Do Contrato de Prestação de Serviço Art. 22/24 e 25 do EAOAB (Está incluído dentro do tema Honorários) Art. 50 do CED
Sigilo Profissional Art. 7, XIX do EAOAB Art. 34, VII do EAOAB Art. 35 a 38 CED
Processo Disciplinar Art. 55 a 72 do CED
Do Estagiário Art. 27 a 31 do RGEAOAB
Desagravo Público Art. 18 a 19 do RGEAOAB

Ética OAB: Passo 3

  • Resolução de questões dos exames anteriores, bem como de simulados inéditos.

Lembre-se: o treino leva a perfeição e a perfeição leva ao sucesso. 

  • Por fim, faça revisões periódicas. Antes de iniciar a sessão de estudos do seu dia, revise o que estudou no dia anterior.

Os nossos PDFs, ao final, sempre trarão mapas mentais para a fixação do conteúdo, e você deve se valer deles para revisar a matéria!

A esquematização do conteúdo para fins de revisão é tão interessante que vamos compartilhar um de nossos esquemas com você, acerca da gestante, o que já lhe permitirá melhor visualizar o conteúdo, dentro do tema proposto:

imagem demonstrando direitos da advogada e dicas para matéria ética oab

Após a memorização deste esquema, você conseguirá resolver qualquer tipo de questão sobre esse tema. Faça o teste !!!

Questão (FGV/XXVII Exame/2018) – A advogada Mariana, gestante, ao ingressar em certo Tribunal de Justiça, foi solicitada a passar por aparelho de raios X e por detector de metais. Considerando o caso narrado, de acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.

a) Mariana tem o direito de não ser submetida a aparelho de raios X, embora deva passar pelo detector de metais, independentemente de motivação.

b) Mariana tem o direito de não ser submetida a aparelho de raios X. Quanto ao detector de metais, deverá passar pelo aparelho apenas se evidenciada situação especial de segurança, em ato motivado.

c) Mariana deverá, por medida de segurança, passar pelo aparelho de raios X e pelo detector de metais, a menos que haja contraindicação médica expressa.

d) Mariana tem o direito, independentemente do teor da alegação sobre segurança, de não ser submetida ao detector de metais, nem ao aparelho de raios X.

Gabarito: D

Questão (FGV/XXII Exame/2017) – Viviane, Paula e Milena são advogadas. Viviane acaba de dar à luz, Paula adotou uma criança e Milena está em período de amamentação. Diante da situação narrada, de acordo com o Estatuto da OAB, assinale a afirmativa correta.

a) Viviane e Milena têm direito a reserva de vaga nas garagens dos fóruns dos tribunais.

b) Viviane e Paula têm direito à suspensão de prazos processuais, em qualquer hipótese, desde que haja notificação por escrito ao cliente.

c) Viviane, Paula e Milena têm direito de preferência na ordem das audiências a serem realizadas a cada dia, mediante comprovação de sua condição.

d) Paula e Milena têm direito a entrar nos tribunais sem serem submetidas a detectores de metais e aparelhos de raio-X.

Gabarito: C

Por fim, após mencionarmos algumas técnicas de estudo e memorização, denstafgstacamos algumas dicas quanto à forma de estudo.

#Dica 01 – Não perca tempo!!! Faça marcações e anotações eficientes.

#Dica 02 – Utilize as melhores técnicas de estudo!

#Dica 03 – Divisão do Estudo !!!

  • Teoria + Leitura da Lei Seca
  • Revisão; e
  • Questões comentadas da FGV.

Assim, encerramos os aspectos principais, quanto à forma de estudar ética.

Caso alguma dúvida ainda paire sobre a forma de estudar e de se preparar adequadamente em Ética Profissional, fique à vontade para nos contatar através das redes sociais.

@profpriscilaferreira

@profrosenval

Bons estudos e muito sucesso a todos!

Prof.ª Priscila Ferreira e Prof. Rosenval Júnior

Quer saber tudo sobre o Exame de Ordem? Acesse:

Prova OAB

Assinatura OAB

Conteúdo completo para a 1ª e 2ª fase da OAB.

Conteúdo completo e atualizado até você obter a aprovação na OAB. Conheça o LDI – 💻Livro Digital Interativo: exclusividade da Assinatura OAB!

Nossas redes sociais

Instagram Estratégia OAB

YouTube Estratégia OAB

Inscreva-se no Telegram

Veja com mais detalhes como funciona a prova da OAB 1ª fase!

Assinatura OAB

Conteúdo completo para a 1ª e 2ª fase da OAB.

Conteúdo completo e atualizado até você obter a aprovação na OAB. Conheça o LDI – 💻Livro Digital Interativo: exclusividade da Assinatura OAB!

Nossas redes sociais

Instagram Estratégia OAB

YouTube Estratégia OAB

Inscreva-se no Telegram

Veja com mais detalhes como funciona a prova da OAB 1ª fase!

Leia também:

0 Shares:
Você pode gostar também
1ª fase oab exame de ordem
Leia Mais

Ordem das questões na OAB

A 1ª fase do Exame de Ordem consiste em uma prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha com quatro alternativas.…
Leia Mais