Notícia

Edital TCE PR: conheça TODOS os detalhes do certame

edital tce pr 1Recentemente vimos que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE PR) escolheu o CESPE para organização do seu próximo concurso. Isso é muito bom, pois sinaliza a brevidade em que deve ser lançado o edital TCE PR.

Você que segue estudando com foco em tribunais de contas certamente está de olho nesse edital, não é?

Caso ainda não tenha iniciado os estudos, desculpe-me o jargão, mas sinto te dizer que o tempo está passando! Quem já é concurseiro da área de contas sabe muito bem que o caminho é longo, mas extremamente recompensador. Se você está pensando em iniciar os estudos e quer saber se vale a pena, continue a leitura!!

Neste artigo analisaremos o último edital TCE PR, organizado pela Fundação Carlos Chagas – FCC. Houve a mudança da banca para o próximo, mas as linhas gerais do certame devem ser parecidas.

Ah! A mudança impactará principalmente no estilo de prova. No CESPE temos o tão temido modelo “uma questão errada anula uma certa”, o que exige do candidato a certeza na resposta, sob pena de perder um ponto.

Para o próximo concurso, segundo o próprio TCE PR, serão 12 vagas mais cadastro de reserva para o cargo de Analista de Controle, com vagas para as seguintes áreas:

  • Jurídica
  • Administrativa
  • Contábil
  • Engenharia
  • Comunicação Social
  • Atuarial
  • Arquitetura
  • Informática

Para cada uma das áreas acima é exigida uma formação equivalente. No edital passado foram ofertadas 29 vagas, além de cadastro de reserva. As nomeações totalizaram mais de 250, quase dez vezes mais que o número previsto no edital.

O TCE PR é considerado um dos melhores tribunais de contas pra se trabalhar no país, com uma estrutura de valorização do servidor e treinamento constante. Segundo o órgão, há investimentos permanentes em atualização tecnológica e políticas de valorização dos servidores, o que reflete no ambiente de trabalho.

Essa é a tônica de boa parte dos tribunais de contas do país, embora alguns se destaquem mais que outros, como o do Paraná. Aliás, esse é um dos motivos de ser um concurso tão concorrido.

Você sabe o que faz um TCE? Ele é responsável por auxiliar o Poder Legislativo na fiscalização das contas públicas do Estado. Em outras palavras: ele fiscaliza o uso do dinheiro público em todas as esferas de poder do Estado (estadual e municipal).

O Analista de Controle atua na atividade-fim do TCE. Segundo o edital TCE PR passado, as atribuições legais do cargo são:

Desenvolver atividades de planejamento, coordenação e execução relativas à fiscalização e ao controle externo da arrecadação e aplicação de recursos do Estado e dos Municípios, bem como da administração desses recursos, examinando a legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e efetividade, em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, dos atos daqueles jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Estado, abrangendo, ainda, o desempenho de atividades de suporte técnico e administrativo de nível superior.

O EDITAL TCE PR – 2011

Como já dito, o edital de 2011 ofereceu 29 vagas, além de cadastro de reserva. Os cargos foram semelhantes aos que estão por vir. Vejamos abaixo:

edital tce pr

As provas foram objetivas e discursivas.

A objetiva teve 100 questões, sendo 50 de conhecimentos gerais com peso 1 e 50 de específicos com peso 2. Veremos logo mais as matérias de cada cargo.

A discursiva foi composta de duas avaliações, podendo ser uma das seguintes opções, combinadas ou sozinhas: questão dissertativa, resolução de problema e caso prático.

A aplicação da prova foi em dois turnos, em um mesmo dia.

Conheça o nosso Pacote completo para área de Administração e para Área de contabilidade. Baixe uma aula demonstrativa.

edital tce pr quadro de provas

Veremos agora que a quantidade de conteúdo programático do edital TCE PR variou muito de acordo com o cargo nos conhecimentos específicos. No entanto, os conhecimentos gerais tiveram um destaque, sendo até maior que os específicos em alguns cargos.

edital tce pr provas 1

edital tce pr provas 2

Naquele concurso também houve um limite para correção das provas discursivas, variando de acordo com cada cargo. Vejamos:

edital tce pr quadro de provas disc

DICAS DE ESTUDO

E agora, professor, como estudar?

Vou te dar algumas dicas gerais para sua preparação nesse momento.

Nesta fase pré-edital, o interessante seria focar nas disciplinas de conhecimentos gerais, especialmente Direito Administrativo, Direito Constitucional, Controle Externo, Auditoria, AFO e Português.

Como base para estudar essas matérias, dê uma olhada nos editais dos últimos concursos para Tribunais de Contas organizados pelo CESPE, principalmente TCE-SC 2016, TCE-PA 2016, TCE-RN 2015 e TCU 2015. O concurso para Auditor (Conselheiro-Substituto) do TCE PR 2016 também é uma boa base, embora seja de nível mais elevado.

Depois de estar craque nas matérias básicas, aí sim passe para as específicas da sua área de formação.

Assim que o edital sair, será hora de sentar, respirar fundo, ajustar o planejamento, fazer um cronograma de estudos até a prova e meter as caras! Não se esqueça de incluir nesse planejamento a prática de discursivas, tanto questões dissertativas como peças técnicas.

No mais, é foco e disciplina. Lembre-se do lema: treinamento difícil, combate fácil!

Um grande abraço!

Você sabia que o Estratégia Concursos é referência em certames de tribunais de contas? Veja abaixo nossos resultados:

  • Auditor do Controle Externo do TCU 2013 das 56 vagas, 39 foram nossos alunos
  • Técnico Federal de Controle Externo do TCU 2015 dos 44 aprovados, 27 foram nossos alunos
  • Auditor do Controle Externo do TCU 2015 dos 76 aprovados, 56 foram nossos alunos
  • Auditor de Controle Externo do TCDF 2014 das 16 vagas para ampla concorrência, 11 foram nossos alunos

Para aprovação em concurso, devemos nos espelhar nos bons. Por isso, gostaria de te indicar a entrevista abaixo com o André Gerab, aluno do Estratégia Concursos que foi primeiro colocado no concurso do TCE-RN.

Conheça o nosso Pacote completo para área de Direito. Baixe uma aula demonstrativa.

http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/depoimento/entrevista-andre-gerab-aprovado-tce-rn/

Veja aqui o edital anterior:

Se gostou do que leu, compartilhe com seus amigos que estão estudando para este concurso, deixe seu comentário, curta o link. O feedback é muito importante pra nós!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • No concurso para o TCE-SC o artigo do estrategia concursos apresentou quantos servidores foram nomeados em cada cargo-especialidade, seria possível conseguir disponibilizar para o TCE-PR também? Obrigado e parabéns por mais esse excelente artigo.
    leonardo em 15/06/16 às 22:45
  • Professor, o pacote do TCE-PR terá atualização automática para os alunos que o adquirirem antes do edital?
    Renata em 15/06/16 às 17:26
  • Sou formado em Gestão Pública. Posso concorrer às vagas para a área administrativa? Parabéns pelo artigo, Erick
    Arthur Paolin em 15/06/16 às 17:00
  • Excelente artigo, mas professor se tu fosse chutar tu acha que o edital sairia mais ou menos que mês? e como sou da área da administração as vagas são muito poucas hahaha, tenho que ser muito bom! comecei a estudar pelo estrategia recentemente e estou amando o material! excelente professores e excelente acompanhamento do mundo de concursos! a frente de toda concorrência!! ;D
    Alaor em 15/06/16 às 16:38
  • Prezado prof. Erick, parabéns por mais um excelente artigo. Sou cada dia mais fã do Estratégia Concursos. Indo ao ponto: volta e meia, tento coletar informações sobre os concursos dos tribunais de contas que não exigem formação específica. Geralmente me decepciono hehe. No momento, só consegui lembrar do TCU e do TCDF. O senhor saberia de mais algum outro concurso dessa área que não exige formação específica? ps: essa pergunta também serve de sugestão para um próximo artigo =p . Abraço, Fernando
    Fernando em 15/06/16 às 16:31